Jump to content

Varig é excluída da clearing house da Iata


Guest Herson

Recommended Posts

Guest Herson

Varig é excluída da clearing house da Iata

 

A assessoria de imprensa da Varig confirmou que a empresa foi excluída, por falta de pagamento, da câmara de compensação de bilhetes da Iata, a clearing house, o que dificultará que outras companhias aéreas aceitem passageiros da empresa. A Iata Brasil ainda não confirmou a punição, pois essas decisões se dão na sede, em Genebra, e são comunicadas diretamente à matriz da companhia penalisada.

 

A clearing house funciona como uma câmara de compensação para liquidação dos créditos e débitos das empresas aéreas e, normalmente, as companhias não costumam aceitar passageiros das empresas excluídas desse sistema por que ficam sem saber se irão receber seus pagamentos.

 

O sistema funciona da seguinte forma: uma empresa aérea vende uma passagem para certo destino para o qual não voa diretamente. Esta companhia faz o trecho inicial até um ponto de escala e outra companhia opera o restante. O pagamento a essa segunda empresa aérea pelo trecho é feito via câmara de compensação, e vice-versa, o que garante que as dívidas serão honradas por todas as partes. Outros contratos, como de manutenção, também podem ser fechados via clearing e podem ser prejudicados quando companhias são excluídas.

 

Fonte: PANROTAS

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade