Jump to content

Jobim anunciará plano para o Galeão


C010T3

Recommended Posts

Jobim anunciará plano para o Galeão

 

Ministro quer reduzir taxas para atrair empresas e passageiros ao aeroporto

Geralda Doca

 

BRASÍLIA e RECIFE. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, prometeu ontem anunciar no próximo dia 24 um plano para revitalizar o Aeroporto Tom Jobim/Galeão.

A idéia é fixar metas para atrair passageiros para o aeroporto do Rio até dezembro de 2008. Para isso, o governo pretende reduzir o preços das tarifas aeroportuárias, cobradas das empresas, e as de embarque, pagas pelos passageiros, além do compromisso do estado em manter a alíquota do ICMS em 4%, uma das mais baixas do país. Os detalhes dependem de estudos das secretarias estaduais de Transporte e de Fazenda.

 

Jobim também admitiu autorizar vôos charters em Congonhas nos fins de semana, inclusive para destinos que ultrapassam o raio de mil quilômetros determinado pelo Conselho da Aviação Civil. O assunto foi discutido entre o ministro e representantes do setor hoteleiro. Em Recife, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, disse ter pedido a Jobim que abra uma exceção nos fins de semana, quando Congonhas fica ocioso, e apenas para vôos fretados, muito utilizados por operadoras de turismo.

 

— Vamos aumentar o número de passageiros no Galeão, estabelecer uma meta que será anunciada em pouco tempo e fazer com que o Galeão volte ser um grande aeroporto do Brasil — disse Jobim, após reunião com os secretários estaduais de Transporte, Júlio Lopes, e da Fazenda, Joaquim Levy.

 

— A gente quer aumentar a eficiência do Galeão e reduzir custos para melhorar o aeroporto.

 

O esforço é fazer com que isso seja bom para o passageiro e para as empresas — disse Levy.

 

Segundo Lopes, o Galeão recebe dez milhões de passageiros por ano e está com 60% da capacidade ociosa: — Vamos estabelecer metas factíveis. Se conseguirmos mais um milhão em um ano, será um ganho enorme.

 

O ministro reafirmou a disposição de alterar o modelo tarifário, hoje com valores unificados para todos os aeroportos. A medida, no entanto, depende da recomposição da diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil.

 

O assunto precisa ser submetido à aprovação da diretoria.

 

Fonte: O Globo de 04/10/2007

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem o email do Jobim aí!? Queria me arriscar a dar sugestões pra esse camarada... tô cansado de ver a água mole bater na pedra dura do Galeão e não furar!

 

Bom, existe o "Fale Conosco" no site, mas eu já mandei e-mails para:

ministro (at) defesa.gov.br

defesa (at) defesa.gov.br

faleconosco (at) defesa.gov.br

nelson.jobim (at) defesa.gov.br

 

Nunca recebi mensagem de erro, mas também nunca vi uma resposta. Se bem que os meus e-mails não pediam respostas.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade