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TAM perde mercado para a Gol em vôos domésticos no mês de setembro


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TAM perde mercado para a Gol em vôos domésticos no mês de setembro

 

Plantão | Publicada em 08/10/2007 às 20h10m

Valor Online

 

SÃO PAULO -A TAM perdeu espaço nos vôos domésticos no mês de setembro. Conforme dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a fatia da companhia no mercado doméstico encolheu de 51,19% em setembro de 2006, para 48,15% neste ano. O número de passageiros transportados pela empresa ficou praticamente estável, em 1,665 milhão, mas a taxa de ocupação caiu de 73% para 66% no período.

 

A concorrente Gol, por sua vez, viu aumento da participação de 36,55%, para 39,05% entre os meses de setembro. A taxa de ocupação também diminuiu no mês, de 76% para 64%, mas o transporte de passageiros aumentou 14% no intervalo analisado.

 

Ganhou terreno a Ocean Air, que tinha 1,83% de mercado há um ano e indicou2,61% agora. No caso da BRA, a participação elevou-se de 3,41%, para 4,60% no mesmo período.

 

Nos vôos internacionais, entretanto, a TAM ganhou mercado, elevando sua participação de 59,96%, para 69,78% em setembro último. O transporte de passageiros cresceu 62,7% nesse período e a taxa de ocupação ficou em 71%, contra os 77% observados um ano antes.

 

Já a posição da Gol ficou praticamente estável, em 12,70% no último mês, contra 12,74% em setembro de 2006. A empresa transportou 167.264 passageiros, com aumento de 39,4%frente a setembro de 2006. Já a taxa de ocupação caiu de 72% para 59%. A maior queda de participação em vôos internacionais no mês foi registrada pela BRA, que passou de 7,59% para 3,82%.

 

No acumulado do ano, o mercado de vôos locais tem a TAM na liderança, com 49,13%, acima dos 46,93% verificado entre janeiro e setembro do ano passado. A companhia continua dominando também os destinos internacionais, onde elevou a participação de 32,43% no primeiros nove meses de 2006, para 66,03% no mesmo período de 2007.

 

A Gol elevou sua fatia de 33,25% para 38,78% no mercado doméstico no acumulado deste ano. Para os trechos internacionais a empresa aumentou a participação de 6,04% para 15,08% neste ano. Também vale registro o desempenho da BRA, cuja participação em vôos internacionais passou de 3,62%, para 6,33% no período. Já em trechos domésticos, a empresa diminuiu a fatia para 3,54%, contra 4,30% nos primeiros nove meses de 2006.

 

(Valor Online)

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A aviação doméstica cresceu no transporte de passageiros/km 6,7% e em assentos/km oferecidos 20,2% em setembro de 2007 em comparação com o mesmo período do ano passado. As linhas internacionais registraram um crescimento de 39,8% no transporte de passageiros/km e 55,7% em assentos/km oferecidos no período.

Quanto à participação no mercado doméstico, a TAM mantém a liderança com 48,15% do transporte de passageiros/quilômetros. Em segundo lugar está a GOL com 39,05%.Varig 3% No mercado internacional, o primeiro lugar é da TAM com 69,78%, seguida pela VRG com 13,3% e a GOL com 12,7%.

 

Espera-se a perda da liderança no mercado domestico da TAM pela Varig/Gol nos próximos meses. No mercado internacional para o primeiro semestre de 2008!

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...Espera-se a perda da liderança no mercado domestico da TAM pela Varig/Gol nos próximos meses. No mercado internacional para o primeiro semestre de 2008!

 

 

 

Também espero pelo retorno da VARIG com toda a força tanto no mercado doméstico como no internacional e no que depender de mim, como pax, esse retorno já está assegurado.

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Eitaa..

E aos poucos a Gol vai crescendo rumo a liderança do mercado doméstico. :lala:

Me parece que a TAM está mais preocupada com o mercado internacional.

A TAM que se cuide viu..

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Eu quero que todas cresçam para pagarmos menos!!!!!!!!

 

Abraços

Melhor opção :ohyes:

 

Que haja uma boa competição, assim todos ganham, mais empregos para os aviadores e boas promoções para nós consumidores.

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Aliás perder a lidrança no internacional em seis meses é querer muito né?!

 

Mas enfim...torçamos sim para uma ou outra empresa mas torçamos mais por nós usuários que precismaos de tarifas menores, mais competição, segurança e confiabilidade.

 

Sds.

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Toda vez que falam que a Varig/Gol vai passar a TAM no doméstico em X meses eu acho planos muito ambiciosos,assim como no internacional.Até parece que a TAM é uma empresa sem pessoas capazes de correr atrás disso para que não aconteça

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Pessoal,

 

Deveriamos olhar para a ocupação.. a GOL está crescendo mas a ocupação segue baixa, da VARIG melhor nem comentar, continua abaixo de 50%. A TAM como sabemos optou por reduzir um pouco a oferta durante o mês passado, e pagou com menor participação de mercado, mas segue como a cia doméstica com maior ocupação, em torno de 65%.

 

Será que vale a pena crescer 3% no market share e ter uma lucratividade menor ?

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Aliás perder a lidrança no internacional em seis meses é querer muito né?!

 

Mas enfim...torçamos sim para uma ou outra empresa mas torçamos mais por nós usuários que precismaos de tarifas menores, mais competição, segurança e confiabilidade.

 

Sds.

 

Ainda mais com o lixo de serviços que estão oferecendo... Sandálias da humildade para a Varig e alguns de seus funcionários...

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Pessoal,

 

Deveriamos olhar para a ocupação.. a GOL está crescendo mas a ocupação segue baixa, da VARIG melhor nem comentar, continua abaixo de 50%. A TAM como sabemos optou por reduzir um pouco a oferta durante o mês passado, e pagou com menor participação de mercado, mas segue como a cia doméstica com maior ocupação, em torno de 65%.

 

Será que vale a pena crescer 3% no market share e ter uma lucratividade menor ?

 

A taxa de ocupação da Gol foi de 64% para pouco mais de 65% da TAM, nao vejo mta diferença..

Concerteza pra Gol vale a pena sim crescer 3% no market share por uma diferença minima de ocupação.

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Apesar de ser louvável ver tanta gente saudosa defendendo uma RG que não existe mais, tem horas que fico imaginando que se colocassem lado a lado um A330 com cauda vermelha e uma kombi pintada de azul escuro, com estrela dourada na lataria, ambos na rota GRU - CDG, a kombi (pelo que percebo) teria overbooking..... não deixa de ser irônico....

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De fato, melhor tomar cuidado mesmo onde isso vai parar.

 

De qualquer jeito tenho pra mim que quanta mais concorrencia, preços menores melhor para nós passageiros.

É de se saber que a preferencia de um ou dois aqui não irá alterar o market share de ninguem. Também acho ironico esse fato citado pelo colega Dreamliner.

 

Vamos esperar o desenrolar das coisas para ver quem sai na frente. A TAM mantem uma taxa de ocupação boa, a GOL está crescendo, mas para alguns, parece acreditar na estagnação da empresa que ainda oferece um produto internacional melhor do que a concorrente.

Eu penso que a GOL tende a ficar mais proxima a TAM em mercado nacional, as outras cias devem dar um salto no internacional, mas não á ponto de alcançar a TAM.

 

Ressalto que são meus pontos de vista.

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