Jump to content

TAM perde mercado para a Gol em vôos domésticos no mês de setembro

C010T3

Recommended Posts

TAM perde mercado para a Gol em vôos domésticos no mês de setembro

Plantão | Publicada em 08/10/2007 às 20h10m

Valor Online

SÃO PAULO -A TAM perdeu espaço nos vôos domésticos no mês de setembro. Conforme dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a fatia da companhia no mercado doméstico encolheu de 51,19% em setembro de 2006, para 48,15% neste ano. O número de passageiros transportados pela empresa ficou praticamente estável, em 1,665 milhão, mas a taxa de ocupação caiu de 73% para 66% no período.

A concorrente Gol, por sua vez, viu aumento da participação de 36,55%, para 39,05% entre os meses de setembro. A taxa de ocupação também diminuiu no mês, de 76% para 64%, mas o transporte de passageiros aumentou 14% no intervalo analisado.

Ganhou terreno a Ocean Air, que tinha 1,83% de mercado há um ano e indicou2,61% agora. No caso da BRA, a participação elevou-se de 3,41%, para 4,60% no mesmo período.

Nos vôos internacionais, entretanto, a TAM ganhou mercado, elevando sua participação de 59,96%, para 69,78% em setembro último. O transporte de passageiros cresceu 62,7% nesse período e a taxa de ocupação ficou em 71%, contra os 77% observados um ano antes.

Já a posição da Gol ficou praticamente estável, em 12,70% no último mês, contra 12,74% em setembro de 2006. A empresa transportou 167.264 passageiros, com aumento de 39,4%frente a setembro de 2006. Já a taxa de ocupação caiu de 72% para 59%. A maior queda de participação em vôos internacionais no mês foi registrada pela BRA, que passou de 7,59% para 3,82%.

No acumulado do ano, o mercado de vôos locais tem a TAM na liderança, com 49,13%, acima dos 46,93% verificado entre janeiro e setembro do ano passado. A companhia continua dominando também os destinos internacionais, onde elevou a participação de 32,43% no primeiros nove meses de 2006, para 66,03% no mesmo período de 2007.

A Gol elevou sua fatia de 33,25% para 38,78% no mercado doméstico no acumulado deste ano. Para os trechos internacionais a empresa aumentou a participação de 6,04% para 15,08% neste ano. Também vale registro o desempenho da BRA, cuja participação em vôos internacionais passou de 3,62%, para 6,33% no período. Já em trechos domésticos, a empresa diminuiu a fatia para 3,54%, contra 4,30% nos primeiros nove meses de 2006.

(Valor Online)

A aviação doméstica cresceu no transporte de passageiros/km 6,7% e em assentos/km oferecidos 20,2% em setembro de 2007 em comparação com o mesmo período do ano passado. As linhas internacionais registraram um crescimento de 39,8% no transporte de passageiros/km e 55,7% em assentos/km oferecidos no período.

Quanto à participação no mercado doméstico, a TAM mantém a liderança com 48,15% do transporte de passageiros/quilômetros. Em segundo lugar está a GOL com 39,05%.Varig 3% No mercado internacional, o primeiro lugar é da TAM com 69,78%, seguida pela VRG com 13,3% e a GOL com 12,7%.

Espera-se a perda da liderança no mercado domestico da TAM pela Varig/Gol nos próximos meses. No mercado internacional para o primeiro semestre de 2008!

...Espera-se a perda da liderança no mercado domestico da TAM pela Varig/Gol nos próximos meses. No mercado internacional para o primeiro semestre de 2008!

Também espero pelo retorno da VARIG com toda a força tanto no mercado doméstico como no internacional e no que depender de mim, como pax, esse retorno já está assegurado.

Eitaa..

E aos poucos a Gol vai crescendo rumo a liderança do mercado doméstico. :lala:

Me parece que a TAM está mais preocupada com o mercado internacional.

A TAM que se cuide viu..

Eu quero que todas cresçam para pagarmos menos!!!!!!!!

Abraços

Melhor opção :ohyes:

Que haja uma boa competição, assim todos ganham, mais empregos para os aviadores e boas promoções para nós consumidores.

Aliás perder a lidrança no internacional em seis meses é querer muito né?!

Mas enfim...torçamos sim para uma ou outra empresa mas torçamos mais por nós usuários que precismaos de tarifas menores, mais competição, segurança e confiabilidade.

Sds.

Toda vez que falam que a Varig/Gol vai passar a TAM no doméstico em X meses eu acho planos muito ambiciosos,assim como no internacional.Até parece que a TAM é uma empresa sem pessoas capazes de correr atrás disso para que não aconteça

Pessoal,

Deveriamos olhar para a ocupação.. a GOL está crescendo mas a ocupação segue baixa, da VARIG melhor nem comentar, continua abaixo de 50%. A TAM como sabemos optou por reduzir um pouco a oferta durante o mês passado, e pagou com menor participação de mercado, mas segue como a cia doméstica com maior ocupação, em torno de 65%.

Será que vale a pena crescer 3% no market share e ter uma lucratividade menor ?

Aliás perder a lidrança no internacional em seis meses é querer muito né?!

Mas enfim...torçamos sim para uma ou outra empresa mas torçamos mais por nós usuários que precismaos de tarifas menores, mais competição, segurança e confiabilidade.

Sds.

Ainda mais com o lixo de serviços que estão oferecendo... Sandálias da humildade para a Varig e alguns de seus funcionários...

Pessoal,

Deveriamos olhar para a ocupação.. a GOL está crescendo mas a ocupação segue baixa, da VARIG melhor nem comentar, continua abaixo de 50%. A TAM como sabemos optou por reduzir um pouco a oferta durante o mês passado, e pagou com menor participação de mercado, mas segue como a cia doméstica com maior ocupação, em torno de 65%.

Será que vale a pena crescer 3% no market share e ter uma lucratividade menor ?

A taxa de ocupação da Gol foi de 64% para pouco mais de 65% da TAM, nao vejo mta diferença..

Concerteza pra Gol vale a pena sim crescer 3% no market share por uma diferença minima de ocupação.

Apesar de ser louvável ver tanta gente saudosa defendendo uma RG que não existe mais, tem horas que fico imaginando que se colocassem lado a lado um A330 com cauda vermelha e uma kombi pintada de azul escuro, com estrela dourada na lataria, ambos na rota GRU - CDG, a kombi (pelo que percebo) teria overbooking..... não deixa de ser irônico....

De fato, melhor tomar cuidado mesmo onde isso vai parar.

De qualquer jeito tenho pra mim que quanta mais concorrencia, preços menores melhor para nós passageiros.

É de se saber que a preferencia de um ou dois aqui não irá alterar o market share de ninguem. Também acho ironico esse fato citado pelo colega Dreamliner.

Vamos esperar o desenrolar das coisas para ver quem sai na frente. A TAM mantem uma taxa de ocupação boa, a GOL está crescendo, mas para alguns, parece acreditar na estagnação da empresa que ainda oferece um produto internacional melhor do que a concorrente.

Eu penso que a GOL tende a ficar mais proxima a TAM em mercado nacional, as outras cias devem dar um salto no internacional, mas não á ponto de alcançar a TAM.

Ressalto que são meus pontos de vista.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade