Tabbex Posted October 9, 2007 Share Posted October 9, 2007 Airbus migra A350 para a fibra de carbono por: Marcelo Ambrosio Na indústria aeronáutica, quando a concorrência tem uma solução técnica melhor, não há escrúpulo nenhum em acompanhá-la. A Airbus fez isso ao desistir de usar a liga de alumínio que desenvolveu (um sistema chamado Glare) em favor dos materiais compostos para o A350XWB. Essa tecnologia é a mesma adotada pela Boeing no B787. A mudança ocorreu depois que clientes importantes como a Emirayes e a IFLC terem expressado algumas dúvidas e preocupações quanto à manutenção da estrutura à base de alumínio. Em junho, executivos da IFLC já haviam afirmado no Salão de Le Bourget que iriam tentar convencer o fabricante à fazer a mudança. Na época, a Airbus afirmou que não mudaria o projeto. Mas tanto o argumento pesou que oficialmente a Airbus informa que a mudança para o material composto se deve à simplificação de manutenção. A companhia espera terminar o desenho final até o fim do ano e fazer a primeira entrega em 2013. Como parte do programa de reestruturação Power8, o conglomerado europeu procura parceiros dispostos a um investimento de risco para dividir a transformação da unidade industrial voltada para o Glare para a adequada aos materiais compostos, que usam tipos diferentes de plásticos e fibras de carbono. A jogada da Airbus acende o alerta na Boeing, já que um A350 mais leve e com custos de manutenção menores seria uma ameaça aos 787 e aos 777-200ER. [12:00] fonte: JB Online http://www.jblog.com.br/slot.php?itemid=4955 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.