Jump to content

No Expresso Aeroporto, linha e terminal exclusivos


boulosandre

Recommended Posts

Trecho SP-Cumbica não terá estações nem dividirá via com trem da CPTM para Guarulhos

 

 

 

Daniel Gonzales (Estadao 26/10)O trem Expresso Aeroporto, que deverá começar a operar em 2010 e ligará a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, antes mesmo de sair do papel já deve sofrer três mudanças em relação ao projeto original. Primeiramente, vai partir de São Paulo em um terminal exclusivo (e não da Estação Luz, como se imaginava), que será construído onde hoje fica a Oficina de Trens da Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Também a forma de concessão e construção estão sob análise.

 

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) mudará o formato de compartilhamento de trilhos, em relação ao projeto inicial. O Expresso não vai mais dividir parte do percurso com os trilhos da futura Linha G, o chamado Trem de Guarulhos (Brás-Parque Cecap). Contará com via única e exclusiva, sem estações ao longo dos 28 quilômetros entre o centro paulistano e Cumbica. A velocidade padrão será de 100 quilômetros por hora.

 

Do Brás até Engenheiro Goulart (zona leste), os trilhos do Expresso seguirão paralelamente aos da atual Linha F (Brás-Calmon Viana). Haverá quatro bypass, equipamentos que permitem a ultrapassagem das composições. Pelo leito atual da Linha F, há espaço suficiente, de acordo com a STM, para a instalação dos novos trilhos - o que também vai exigir poucas desapropriações.

 

Já a Linha G, em seu trecho inicial (do Brás até Engenheiro Goulart), terá compartilhamento, mas com a Linha F, funcionando como um ramal (extensão) desta. No trecho de Engenheiro Goultart até o ponto final, no Parque Cecap, a Linha G vai usar trilhos separados e paralelos aos do Expresso, dividindo apenas a estrutura de elevados que será construída para o trem do aeroporto.

 

Nessa região, em um trecho de 6 quilômetros, Expresso Aeroporto e Linha G deverão atravessar o Parque Ecológico do Tietê em viadutos. No total, a Linha G terá 20,5 quilômetros e cinco estações: Brás, Tatuapé, Penha, Engenheiro Goulart e Parque Cecap.

 

A terceira e última mudança no projeto do trem do aeroporto ainda depende de aprovação, mas será levada à análise do governador José Serra. Por razões econômicas, a STM pretende modificar o método de licitação do Expresso de uma parceria público-privada (PPP), como sugerido até agora, para concessão simples.

 

Nesse modelo, o investidor constrói e opera a via, sendo depois reembolsado com o pagamento das tarifas. A PPP é uma concessão patrocinada, onde o Estado entra com parte dos recursos para a construção. As informações foram dadas pelo diretor de Planejamento e Gestão da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (STM), Renato Viegas, ontem, durante palestra na feira Negócios nos Trilhos, na capital.

 

Segundo o cronograma das obras, que devem consumir cerca de R$ 2 bilhões, há uma consulta pública aberta até dezembro. O edital será lançado no primeiro trimestre de 2008 e as contratações devem ocorrer no segundo semestre. A meta da secretaria é iniciar os testes com os trens no começo de 2010.

Link to comment
Share on other sites

vai partir de São Paulo em um terminal exclusivo (e não da Estação Luz, como se imaginava), que será construído onde hoje fica a Oficina de Trens da Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

 

Se não me engano, isso fica no Brás.

Link to comment
Share on other sites

Se não me engano, isso fica no Brás.

 

Confesso que nao tenho certeza onde fica, mas sem, duvida que é bem mais interessante ja que q Estacao da Luz ja tem um grande movimento que ficara ainda maior com a inauguracao da Linha 4 em 2010. Este terminal exclusivo, alem de revitalizar uma area que hoje é completamente subutilizada no inicio da zona leste, dara mais conforto aos pax ja que o plano é que se possa fqzer o checkin no proprio terminal.

Faz muito bem o governo Estadual em entregar a obra para iniciativa privada. Quem sabe em 2010 tenhamos esta obra pronta interligando todas as 5 pincipais regioes comerciais de SP (alem do ABC e cidades da regiao oeste como Osasco) por via ferrea a GRU.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente parece que o trem expresso para GRU vai sair do papel. Depois de anos de negligencia e falta de investimentos aos poucos o principal hub nacional recebe a atencao que merece.

 

Nao hah a menor duvida que a construcao do trem expresso e a concomitante construcao do GRU T3 abriarao uma nova era em GRU.

 

Abs,

Link to comment
Share on other sites

Como dizem por ai, só 'credito' vendo o trem na plataforma e ouvindo aos anuncio das partidas... mas ja é uma intenção boa, apesar de tudo.

Link to comment
Share on other sites

Trem interligando SP até o GRU e Construção do T3 = Aumento no fluxo de tráfego e pax

 

Aeroporto com duas pistas e aumento de fluxo de tráfego e pax = caos

 

Então, de nada adiantará isso tudo se não construírem mais uma pista em GRU.

Link to comment
Share on other sites

só me tirem 1 duvida

 

vai adiantar eles construirem a 3a pista aonde estao querendo construir???

 

ja li que a dita vai ter somente 1800m ....

 

 

adianta alguma coisa 1800m????

Link to comment
Share on other sites

só me tirem 1 duvida

 

vai adiantar eles construirem a 3a pista aonde estao querendo construir???

 

ja li que a dita vai ter somente 1800m ....

adianta alguma coisa 1800m????

Bom, não sou um especialista e também acho que deveriam construir uma pista de no mínimo uns 2300 mts, mas acredito que uma pista de 1800mts já ajudaria nas operações domésticas, recebendo grande parte dos vôos da Gol, Varig, Tam, One e BRA, que representam um número bastante significante, deixando as duas outras para operações de aeronaves de maior porte.

Link to comment
Share on other sites

penso q se for 1800 realmente .... chega a ser engracado ....

porque chingam a pista de congonhas com seus 1800 metros no meio da selva de pedras ....

e vao construir outa pista de 1800 .... com provavelmente pouca area de escape! ....

no meio da selva de casas em guarulhos .....

 

ou seja, continua o pensamento minimalista ...

 

só confirmem.... eh 1800m mesmo?

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade