Jump to content

Especialistas prevêem novo caos aéreo no fim do ano


Stratocruiser

Recommended Posts

Especialistas prevêem novo caos aéreo no fim do ano

Domingo, 28 de outubro de 2007, 02h54

 

Em vez de "prazo, dia e hora para acabar", como exigido há sete meses pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a crise aérea tem data prevista para voltar aos aeroportos. Especialistas e profissionais que convivem no dia-a-dia dos terminais aeroportuários prevêem para o próximo período de festas de fim de ano e férias escolares o retorno do caos instalado no setor aéreo desde outubro do ano passado.

 

Os atrasos em cascata do início da semana causados por mau tempo, aumento de passageiros por causa do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Interlagos (SP) e uma pane no sistema de comunicação entre pilotos e torre de controle no Aeroporto de Congonhas voltaram a expor a fragilidade da infra-estrutura aeroportuária e o desamparo dos usuários de transporte aéreo. Deixaram clara a iminência de um novo apagão aéreo.

 

"É consenso entre os controladores de vôo: do jeito que a coisa está, vai parar tudo quando chegarem as festas de fim de ano e as férias escolares", alerta o controlador de vôo do Aeroporto de Jacarepaguá (RJ), Jorge Nunes. "A redistribuição da malha foi pouco eficaz em evitar novos congestionamentos, e os aeroportos continuam sucateados. O novo ministro, até agora, só falou grosso. Não fez nada".

 

A categoria entretanto, não ameaça realizar novas greves para tentar convencer o governo de que o setor precisa de reparos. "Nem seria necessário. O próprio aumento no número de passageiros vai se encarregar de trazer toda a crise de volta", prevê Nunes.

 

Para a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, o governo ainda não começou a solucionar os "problemas essenciais para pacificar o setor". Um deles é a situação dos controladores de vôo. A categoria é dividida entre civis e militares. Estes, depois de paralisarem os aeroportos do país em março, foram enquadrados pelo governo. Os líderes do movimento foram presos ou afastados.

"O assunto está sob uma cortina de fumaça", observa Graziela, que chama atenção para a falta de investimentos em infra-estrutura e para a precariedade dos equipamentos usados pelos controladores do tráfego aéreo.

 

O fechamento do Aeroporto de Congonhas na última segunda-feira provocou atrasos em 425 vôos. Evidenciou o fracasso do governo na tentativa de acabar com o caos dos aeroportos, três meses depois de o ministro Nelson Jobim tomar posse da pasta da Defesa com carta branca do presidente Lula para colocar ordem no setor. Para o relator da CPI do Apagão Aéreo instalada no Senado, Demóstenes Torres (Democratas-GO), o sistema está saturado devido ao aumento do número de passageiros e por causa da falta de investimentos em infra-estrutura e no sistema de controle de vôos.

 

Pelas contas do senador, o setor deveria receber R$ 10 bilhões até 2010 para voltar à normalidade. O Executivo, no entanto, só pretende investir cerca de R$ 3 bilhões no período por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo prevê desembolsar para a área R$ 572 milhões neste ano. Segundo a Associação Contas Abertas, só R$ 302,54 milhões tinham sido executados até o dia 18 de setembro.

 

"O crescimento da demanda não pode virar caos e estrangulamento", alerta o relator da CPI.

 

À perspectiva da repetição dos congestionamentos nos aeroportos no fim do ano, soma-se o medo de novos acidentes ocorrerem.

 

"Estamos rezando para não acontecer mais nenhuma desgraça", disse o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), Cláudio Candiota. "Não fizeram nada para resolver o problema. A situação é a mesma que antes do acidente com o Boeing da Gol. Agora, há uma aparente calmaria. Quando os passageiros voltarem a voar, se dará o caos, como na segunda-feira".

 

JB Online

 

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/crisea...EI10060,00.html

Link to comment
Share on other sites

vai ser um mini caos.

direto está assim, então, não tem muita coisa a ser feita para evitar o de sempre. Para hoje, não.

daqui a uns 2, 3 anos...

Link to comment
Share on other sites

Realmente isso é inevitável, pois parece que a situação de caos que tínhamos a pouco tempo, era uma briga politica, pois nada foi feito para melhorar e dizem que está tudo resolvido e se anilisarmos nada foi feito e o Sr. Jobim acha que ele é o Rei.

Link to comment
Share on other sites

Outra vez não!!!! Bastaram as quase 20 horas que levei para chegar de Recife a Buenos Aires via GRU no ano passado! :(

 

Porquê que não aprendo a ficar quietinho em Pernambuco, em vez de andar a pular pelo Brasil todo! :angry:

Link to comment
Share on other sites

A aviação comercial continua como antes...

Não houve nenhuma mudança significativa além da retirada de alguns vôos de CGH.

 

Vejam o que aconteceu quando choveu um pouquinho mais forte e houve uma demanda maior pelo GP do Brazil de F1. Caos!!!

 

Não duvido que em Dezembro, com o aumento da demanda devido as ferias e festas de final de ano e com o aumento de pancadas de chuva forte ao final da tarde, teremos horas de espera.

 

Espero que eu esteja errado...

 

Mas infelizmente teremos mais um relaxa e goza de final de ano!

Link to comment
Share on other sites

Não precisa ser especialista para imaginar que 30% mais gente no mesmo espaço e na mesma estrutura que já está no limite não dá certo

 

Digo o mesmo. E é por isso que há anos que não programo viagens aéreas em feriados prolongados e férias em alta estação. Já basta o tormento que enfrento no dia-a-dia, de aeroporto em aeroporto, ao longo do ano, por conta de compromissos profissionais.

Link to comment
Share on other sites

E já tem até vidente falando isso...

 

chaves-quico1.jpg

Que coisa não...

rsrs nao precisa ser vidente....tenho certeza que vai ter confusao no fim do ano...deve ser um pouco menor mais vai ter....devagarinho,devagarinho ja esta comecando!Quem ta voando sabe do que estou falndo.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade