Jump to content

Natal lança foguete com GPS projetado na UFRN


Saulo Ubarana

Recommended Posts

O Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CBLI) lançará às 6h da próxima quarta-feira (12), como parte da Operação Angicos, o foguete VS-30, equipado com um GPS (Sistema de Posicionamento Global) desenvolvido pela UFRN. O projeto foi adaptado por pesquisadores do Departamento de Física Teórica e Experimental da universidade, para funcionar em veículos de alta dinâmica.

 

O lançamento estava previsto para esta terça-feira, mas testes realizados pela CBLI para avaliações técnicas e climáticas levaram ao adiamento da Operação. O GPS foi projetado por pesquisadores dos Departamentos de Computação e Automação (DCA) e de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN, com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

A atual tecnologia do GPS foi desenvolvida graças à idéia do professor Enivaldo Bonelli, do Grupo de Pesquisa Ionosféricas da UFRN. Há alguns anos, ele sugeriu a mudança do sistema que operava em DOS para o Linux, a fim de diminuir lentidão que o GPS apresentava para fornecer os dados da sua localização. A sugestão foi levada para a Universidade de Cornell pelo professor Francisco Motta, membro do mesmo grupo de pesquisa, sendo acatada e implementada no programa espacial norte-americano e em centros de pesquisa da Alemanha.

 

Até então, somente a Universidade de Cornell (USA) e a Alemanha dominavam a tecnologia. Agora, a tecnologia já é dominada por dois países da América Latina: o Brasil e a Argentina, que se prepara para lançar um protótipo do mesmo foguete.

 

O novo sistema não interfere nos sinais de satélite e já desperta o interesse de empresas e centros de pesquisas do sul do país. Estão envolvidos na operação de lançamento 99 técnicos, entre pessoal militar e civil, incluindo argentinos da Comissão Nacional de Atividades Especiais da Argentina.

 

 

 

Fonte : Dn Online

 

Abraço

Saulo Ubarana

Natal-RN

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade