Jump to content

Tragédia no Campo de Marte


Recommended Posts

Fonte : Jornal "O Globo"

 

 

SÃO PAULO - Além do desespero dos pilotos durante a queda do jatinho que caiu e matou oito pessoas na Casa Verde, zona norte, em novembro, as gravações de voz recuperadas dos escombros da aeronave revelam um possível problema com o combustível do avião. A frase final do piloto Paulo Montezuma Firmino, 39 anos, sugere ainda que o co-piloto Alberto Soares Júnior, 24 anos, teria cometido um erro na decolagem. O jornal 'Diário de S.Paulo' teve acesso aos 20 últimos segundos dos registros de voz antes da explosão da aeronave.

 

As conversas foram recuperadas dos destroços do avião por oficiais da Aeronáutica. Ao todo são 32 minutos e 13 segundos de gravação. Logo no início da gravação, Firmino determina que o co-piloto Soares Júnior assuma a decolagem. Diz estar cansado. Ele já havia feito um vôo trazendo passageiros de Angra dos Reis para o Campo de Marte naquele dia.

 

Em seguida, a gravação registra as conversas rotineiras que antecedem as decolagens, com informações sobre condições da pista, do vento e da aeronave. Enquanto aguardam autorização da torre de controle para decolar, Firmino e Soares Júnior observam e criticam pousos de outros pilotos no Campo de Marte.

 

Um deles chega a dizer: "Essa foi uma porrada (do trem de pouso no solo), mas não posso falar nada porque fiz a mesma coisa." É um momento descontraído: os dois chegam a zombar e rir dos colegas. Em seguida, recebem autorização para decolar e percebem que o avião está virando para a direita:

 

Paulo Montezuma Firmino (piloto): "V-1 Rotation (significa que o avião decolou, em termos técnicos)

 

Alberto Soares Junior (co-piloto): "A roda estava torta. Acho que... Vixe!!! Compensador!"

 

Firmino: "C...! Tá desbalanceado!"

 

Firmino: C....

 

Gravação capta o som do equipamento seletor de altitude (possivelmente um alerta de que o avião está perdendo sustentação)

 

Firmino: "Arruma este combustível para mim!"

 

Soares Junior: "Tô colocando!"

 

Torre de controle: "Vire à esquerda após a decolagem (o avião estava na rota errada, seguida para a direita e corria o risco de interferir no tráfego aéreo de Cumbica)

 

Soares Junior: "Tô jogando!"

 

Firmino: "C...! Vou morrer!"

 

Soares Junior: "Ai, não"

 

Soares Junior (chorando)

 

"Nãããão, Nãããão! Nãããão, velho!!!!"

 

Soares Junior: "Não!"

 

Firmino: "C..., o que você fez, v....!?"

 

Soares Junior: "Ai, ai, ai"

 

A conversa estava registrada no equipamento conhecido como Cockpit Voice Recorder (CVR), instalado na parte traseira do avião. O CVR foi levado para um laboratório nos Estados Unidos e analisado por peritos. O resultado agora é analisado por oficiais do Serviço Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Senipa) da Força Aérea brasileira.

 

A Aeronáutica e o Instituto de Criminalística da polícia investigam qual foi o problema ao qual os dois se referiram. O coronel Carlos Minelli de Sá, do Serviço Regional de Proteção ao Vôo, disse que as gravações estão sendo analisadas.

 

Manobra tentou equilibrar aeronave

 

Especialistas em investigação de acidentes aéreos levantaram pelo menos duas hipóteses sobre a queda do Learjet com base na conversação dos pilotos. Em ambas, houve transferência de combustível dos tanques das asas para alterar o equilíbrio do avião.

 

O piloto Marcus Reis, especialista em Ciências Aeronáuticas, acredita que o avião decolou com o peso concentrado em uma das asas. Todo avião tem um limite de desbalanceamento determinado pelo fabricante.

 

- O piloto em comando percebeu que esse limite foi ultrapassado ao ponto de não conseguir controlar a aeronave - explica.

 

Quando diz "arruma esse combustível para mim", o piloto estaria pedindo que o co-piloto transferisse o combustível através de um sistema de bombas.

 

- Mas, pelo visto, o tempo não foi suficiente. Agora, resta descobrir o que contribuiu para esse desbalanceamento - diz.

 

Outra hipótese é a de que o Learjet estava com o aparelho compensador em pane, ou a aeronave decolou com ele desregulado - por suposta falta de atenção dos pilotos. Essa é opinião de um piloto que integra equipes da Aeronáutica na investigação de acidentes aéreos e pediu para não ter o nome revelado.

 

Segundo ele, primeiro os pilotos acharam que o avião estava indo para a direita por uma falha na roda. Depois, perceberam que havia algum problema no compensador. Esse equipamento sincroniza e comanda o leme, os profusores e os ailerons, que corrigem a rota do avião. Ao verem que o compensador estava travado à direita, tentaram bombear combustível para o tanque esquerdo, para fazer um balanceamento improvisado. Contudo, as bombas não foram rápidas o suficiente.

 

A gravação termina quando o avião colide com quatro casas e mata seis pessoas, além dos dois pilotos. No dia 4 de novembro, segundos após decolar do Campo de Marte, o avião Learjet caiu sobre a casa da família Fernandes, localizada na Rua Bernardino de Sena, na Casa Verde, zona norte, onde moravam 14 pessoas.

 

Além do piloto Paulo Roberto Montezuma Firmino e do co-piloto Alberto Soares Júnior, seis pessoas morreram na casa atingida. Entre as vítimas estavam a matriarca da família, Lina Oliveira Fernandes, de 74 anos; Aires Fernandes, de 53 anos, e sua mulher, Rosa Lacerda de Lima Fernandes, de 55; o casal Ana Maria Lima Fernandes, de 21 anos, e Lucas de Souza Sá Júnior, de 20, e o filho deles, Luan Vitor de Lima Sá, de 10 meses. As estudantes Cláudia de Lima Fernandes, de 16 anos, e Laís Gonçalves da Silva Coutinho Mello, de 11, sobreviveram. Laís ficou no hospital um dia e Cláudia recebeu alta após 40

Link to comment
Share on other sites

Lamentável o drama. E lamentável q a Aeronáutica permita q o conteúdo dessa gravação, q só interessa as pessoal da investigação, vaze para o público. Será q ninguém pensa nos familiares dos envolvidos?

Realmente é pra ficar indignado.

Link to comment
Share on other sites

Semana passada, conversando com um oficial do SERIPA, o mesmo já havia me informado das apurações preliminares a respeito desse acidente. Fez a ação inicial logo após a queda do jato, e encontrou aquele cenário lamentável. Entretanto, notem que, mesmo numa conversa entre amigos, da qual existe uma ética pessoal e profissional, não houve sequer citação de detalhes, nem a descrição ipsis literis do CVR. Apenas tinha me confessado que, dos CVRs que analisou até hoje ( o mesmo é Cel-Av) foi um dos mais angustiantes. Mas ficamos nessa esfera.

Agora, a coisa vaza de novo.....DE NOVO!!!! DE NOVO, DE NOVO DE NOVO!!!!

Alguma coisa necessita ser feita....

 

Estou junto com o Filipe: indignação.

 

Nessa, a CULPA ( palavra que detesto, mas pertinente no caso) é de algum verme que faz parte do Cenipa, e culpa da imprensa que tem essa sanha sensacionalista. Porque não aproveitaram e foram entrevistar também, a mae do Junior, a esposa do montezuma....

 

Ta fo.da.....

Link to comment
Share on other sites

Não há nenhuma Lei que puna a publicação de dados sigilosos de investigações de acidentes aeronáuticos? Não é possível que não se possa punir tais veículos de informação que estão fazendo a festa com dados protegidos, sigilosos. Alguém que conheça a legislação pode informar?

Link to comment
Share on other sites

Não há nenhuma Lei que puna a publicação de dados sigilosos de investigações de acidentes aeronáuticos? Não é possível que não se possa punir tais veículos de informação que estão fazendo a festa com dados protegidos, sigilosos. Alguém que conheça a legislação pode informar?

 

Olha existem ai 2 problemas.

O primeiro é a lei de imprensa.

O segundo é que os proprios politicos foram responsaveis ja por uma das divulgações, logo eu duvido que algum deles vá criar ou votar afavor de uma lei dessas.

Link to comment
Share on other sites

Fonte : Jornal "O Globo"

 

 

 

 

Um deles chega a dizer: "Essa foi uma porrada (do trem de pouso no solo), mas não posso falar nada porque fiz a mesma coisa." É um momento descontraído: os dois chegam a zombar e rir dos colegas. Em seguida, recebem autorização para decolar e percebem que o avião está virando para a direita:

 

 

Nossa, nem depois da fatalidade a imprensa deixa d elado o sensacionalismo. Qual a necessidade de divulgar isso?

 

Não há nenhuma Lei que puna a publicação de dados sigilosos de investigações de acidentes aeronáuticos? Não é possível que não se possa punir tais veículos de informação que estão fazendo a festa com dados protegidos, sigilosos. Alguém que conheça a legislação pode informar?

 

Flytronix, esse país já tem lei demais. O que está faltando é cumprir o mínimo possível. Falta educação, princípios e ética.

Link to comment
Share on other sites

Ta virando moda agora a divulgação dos CVR

Não é de agora não, isso sempre aconteceu, vide kk402 e muitos outros de anos atrás.

 

Sem falar nas imagens que divulgam por aí, me lembro do acidente dos Mamonas quando dias depois um conhecido já circulava com 2 albuns com as fotos tiradas pelo IC e pela FAB, e olha que naquela época não tinhamos a velocidade da informação proporcionada pela internet.

 

Infelizmente isso é uma coisa que não acabará assim tão cedo, ainda mais num país onde as pessoas se vendem com a maior facilidade. :thumbsdown_still:

Link to comment
Share on other sites

No começo de 2006 tive a oportunidade de fazer o ground do Lear 35 na Lider, mas não cheguei a voar o avião. Me lembro de uma questão crítica do desbalanceamente de combustivel desse avião no solo. Não me recordo do sistema em detalhes, mas era um caso bem tipico, as tripulações retornarem do pernoite e se depararem o avião torto e o tip tank de uma das asas encostado no chão. O erro ocorria no shutdown qdo algum dos pilotos esquecia acidentalmente a crossfeed aberta e o desbalanceamento ocorria a ponto de acontecer essa bagunça ai.

Link to comment
Share on other sites

Olha existem ai 2 problemas.

O primeiro é a lei de imprensa.

O segundo é que os proprios politicos foram responsaveis ja por uma das divulgações, logo eu duvido que algum deles vá criar ou votar afavor de uma lei dessas.

 

 

Tocou no assunto que eu ia comentar... De uma forma geral a razão do maior sentimento de impunidade que existe por aqui é por causa dos políticos... Eles leram em rede nacional o CVR do TAM, então agora todo mundo acha que deve saber o de todos os acidentes...

 

Pessoal anda olhando muito só pro próprio umbigo...

 

:thumbsdown_still:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso o povo acha que o F-50 tem "ALICES" que e um aviao perigoso. Todos sabem tudo sobre aviacao o que e um spoiler, flap, reverso, grooving. A mulher da globo fala ERBUZ. Aviao GIGANTE..

 

##### ta ##### a imprensa brasileira quando o assunto e aviacao heim...

 

Sinceramente e falta de senso mostrar ao publico o drama da cabine, agora a vida de qualquer um virou um BBB.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

1º - Horrivel a transcrição, é de enojar qq um.

 

2º - Isso vazou do cenipa certo ? Ou o IC de são paulo teve acesso a isso ?

 

3º - No meu entender, o problema não é a imprensa divulgar (isso é papel da imprensa) o problema é alguem vazar isso. Claro que a imprensa poderia dar uma suafizada, não precisava colocar palavra por palavra.

 

No meu entende, tem que é prender o imbecil que vazou isso.

 

[]´s

Link to comment
Share on other sites

Gravação capta o som do equipamento seletor de altitude (possivelmente um alerta de que o avião está perdendo sustentação)

 

Peraí, lendo com mais calma a gente vê essas pérolas.

A função do altitude selector é essa, ou esse equipamento que eu uso pra escravizar o FL/altitude a ser voado( a ) ganhou uma nova função e eu nao sei?

 

A Aeronáutica e o Instituto de Criminalística da polícia investigam qual foi o problema ao qual os dois se referiram.

 

Já dá pra concluir que essa palhaçada de vazar o CVR já tem mais um suspeito: o IC. Então o Cenipa já não aparece como único suspeito....

Isso que dá meter a polícia no meio de um negócio do qual ela nao tem NENHUM entendimento.

 

Depois, perceberam que havia algum problema no compensador. Esse equipamento sincroniza e comanda o leme, os profusores e os ailerons, que corrigem a rota do avião. Ao verem que o compensador estava travado à direita

 

O compensador sincroniza leme/profusor(sic)/ailerons??????? Tudo ao mesmo tempo????

Eh brabo.....mas ta muito muito brabo mesmo de ler essas coisas...

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso o povo acha que o F-50 tem "ALICES" que e um aviao perigoso. Todos sabem tudo sobre aviacao o que e um spoiler, flap, reverso, grooving. A mulher da globo fala ERBUZ. Aviao GIGANTE..

 

Tem q o avião é só mais "gordo" que os outros tb...Referindo-se ao A380...

É rir pra não chorar...

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade