Jump to content

Aumento nas freqüências é maior para os destinos europeus, afirma a Anac


Regis

Recommended Posts

Aumento nas freqüências é maior para os destinos europeus, afirma a Anac

 

DA REPORTAGEM LOCAL

 

Os vôos do Brasil para destinos na Europa, para onde é mais difícil conseguir autorização de vôo, estão entre os que mais aumentaram na comparação do que é esperado para este mês e dezembro do ano passado, segundo o levantamento feito pela Anac.

No caso das freqüências para a França, por exemplo, o aumento deve ser de 69%. No caso da Itália, o crescimento deve ser de 242%, e, para a Alemanha, houve alta de 65%, mesmo percentual do aumento dos vôos semanais para a Espanha.

De acordo com especialistas, o aumento evidencia a pressa das companhias aéreas em ocupar o buraco da Varig nos vôos para a Europa, para onde há menos autorizações de vôo.

Na comparação com dezembro de 2005, quando a Varig ainda operava uma quantidade maior de destinos internacionais, os aumentos não são tão expressivos (veja quadro).

Os vôos internacionais para outros países são limitados por acordos bilaterais, e há menos freqüências para países da Europa. "Para os Estados Unidos, ninguém tem pressa. Como o acordo bilateral garante 105 freqüências e a TAM só tem 35 atualmente, há folga de 70 freqüências. Só a partir de fevereiro de 2008 a Varig passará a ofertar vôos para os Estados Unidos", analisa o consultor Paulo Bittencourt Sampaio.

Os vôos semanais oferecidos para os Estados Unidos tiveram aumento, segundo o levantamento da agência reguladora, de 11%. Na comparação com 2005, houve queda de 6%.

No caso da oferta de vôos para a América Latina, houve aumento principalmente em relação a 2005: de 148 vôos semanais feitos para a Argentina no final do ano retrasado, este mês deve fechar com 210 -mais 41,8%. Ante dezembro de 2006, a alta foi de 2,4%. (MP)

 

Fonte: Folha de S. Paulo- 23/12/07.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade