Jump to content

Lula garante obras do novo aeroporto no RN


Tabbex

Recommended Posts

24/12/2007 11:06:00

 

Lula garante obras do novo aeroporto no RN

 

 

Segundo nota do governo do Rio Grande do Norte, as obras de construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante não serão atingidas pelo corte de gastos que o governo federal pretende promover com a derrubada da prorrogação da CPMF. A garantia foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante audiência na quinta-feira (dia 20) com a governadora Wilma de Faria, em Brasília.

 

Mais uma vez, o presidente Lula reafirmou o compromisso de concluir o aeroporto e garantiu que, mesmo que haja redução nos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as obras do novo terminal de cargas e passageiros não serão prejudicadas. Wilma de Faria também recebeu do presidente e da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, que participou da audiência, a garantia de que vai agilizar a abertura do processo de concessão pública da obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, cujo processo licitatório deve ser concluído ainda em 2008.

 

Atualmente, cerca de 500 operários trabalham na implantação das pistas de pouso e táxi. Após a conclusão das pistas e da infra-estrutura de segurança de vôo (iluminação, sinalização, entre outros), o passo seguinte será a construção do terminal de passageiros que, quando estiver totalmente concluído, terá capacidade para receber até 40 milhões de pessoas por ano. Até o momento, cerca de R$ 60 milhões foram gastos pelo governo federal na obra, número que deve chegar a R$ 100 milhões até o ano que vem.

 

 

Claudio Schapochnik

http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/...p?cod_not=34514

Link to comment
Share on other sites

Atualmente, cerca de 500 operários trabalham na implantação das pistas de pouso e táxi. Após a conclusão das pistas e da infra-estrutura de segurança de vôo (iluminação, sinalização, entre outros), o passo seguinte será a construção do terminal de passageiros que, quando estiver totalmente concluído, terá capacidade para receber até 40 milhões de pessoas por ano. Até o momento, cerca de R$ 60 milhões foram gastos pelo governo federal na obra, número que deve chegar a R$ 100 milhões até o ano que vem.

 

Espero que isso seja dividido em pelo menos umas 8 fases né. Ano passado NAT movimentou 1.391.956 de pax e esse ano até novembro 1.425.553 pax passaram pelo terminal. Imagino que existam outras prioridades, até mesmo no próprio nordeste.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Guest SkyMember
Espero que isso seja dividido em pelo menos umas 8 fases né. Ano passado NAT movimentou 1.391.956 de pax e esse ano até novembro 1.425.553 pax passaram pelo terminal. Imagino que existam outras prioridades, até mesmo no próprio nordeste.

 

Deve ter sido erro de digitação. 40 milhões nem GRU/GIG/BSB juntos recebem anualmente, deve ser 4 milhões. Mas esse novo aeroporto de NAT parece mais daqueles que fazem um projeto enorme e acaba saindo só a metade, mas bem que poderiam antes terminar o de REC que está com 4 fingers jogados ao vento.

Link to comment
Share on other sites

Deve ter sido erro de digitação. 40 milhões nem GRU/GIG/BSB juntos recebem anualmente, deve ser 4 milhões. Mas esse novo aeroporto de NAT parece mais daqueles que fazem um projeto enorme e acaba saindo só a metade.

 

O projeto eu acho que é bem grande mesmo, lembro de ter lido mais detalhadamente numa outra ocasião. Se for 4 milhões deve ser uma fase de um projeto maior. Dos projetos eu sou a favor pois já regula as áreas próximas e assim mesmo demorando décadas o aeroporto já fica mais resguardado. Agora, construir uma obra gigante pra esperar que o modelo brasileiro mude é loucura. Já tivemos muitas obras da época militar que ficaram jogadas e repetir isso agora é absurdo.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Deve ter sido erro de digitação. 40 milhões nem GRU/GIG/BSB juntos recebem anualmente, deve ser 4 milhões. Mas esse novo aeroporto de NAT parece mais daqueles que fazem um projeto enorme e acaba saindo só a metade, mas bem que poderiam antes terminar o de REC que está com 4 fingers jogados ao vento.

 

 

Voce esta brincando que ainda nao terminaram os 4 fingers em REC ?!?!

Quer dizer que por enquanto so 7 estao operantes?

 

Sem comentarios!!!

 

Qto a esta enfase toda do Lula no aeroporto de Natal (que recebera mais(!) recursos que o GIG em 2008), como dizia minha sabia bisavo: "tem pimenta neste angu".

Link to comment
Share on other sites

Guest SkyMember
Voce esta brincando que ainda nao terminaram os 4 fingers em REC ?!?!

Quer dizer que por enquanto so 7 estao operantes?

 

Sem comentarios!!!

 

Pois é... Estão lah sem uso... Terminaram a primeira fase do aeroporto mas nao deram início à segunda, extensão do tubo de passagem aos outros conectores, reforma e ligação do antigo TPS com o novo (que passará a ser ala sul e ala norte ao invés das atuais asa sul e asa norte), isso porque oprojeto ainda prevê mais 4 fingers adicionais completando 15 fingers, mas está aí a obra pela metade... O aeroporto pra 5 milhoes de pax e esse ano deve chegar aos 4 milhões. Com o termino do aeroporto aumenta a capacidade, mas daí que terminem, já é a 2a temporada dessa novela.

Link to comment
Share on other sites

Qto a esta enfase toda do Lula no aeroporto de Natal (que recebera mais(!) recursos que o GIG em 2008), como dizia minha sabia bisavo: "tem pimenta neste angu".

 

Já está apimentado faz muito tempo,todo mundo sabe que não há necessidade desse aeroporto e uma reforma no Augusto severo já estaria bom, mas o caso de wilma farias com lula é antigo! :hypocrite:

Link to comment
Share on other sites

A maracutaia é muito clara nesse país, veja que nós em MG recebemos no PAC somente verba para ampliar o estacionamento de CNF um único piso. O aeroporto indústria é só má vontade e o terminal vai fechar 2007 saturado. Nem vou dizer que tem a ver com partido político nem com os futuros interesses do Nelson Jobim. Com o PT também não tem nada a ver, aliás alguém notou que esse já é o 3º ou 4º aeroporto no nordeste que receberá grandes melhorias? Pelo menos agora é numa capital com maior representatividade.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Já cansei de falar sobre este aeroporto mas vou repetir ... o augusto severo só tem capacidade de 1,2 Milhões de passageiros (já está em capacidade maxima), existe um eterno conflito entre BANT X SBNT , existe o centro de lançamento barreira do inferno (as aeronaves tem que curvar no máximo em 2nm do vor depois da decolagem) , existe diversas áreas restritas ao redor do augusto severo , segundo jornais locais a Aena e outra empresa fancesa já entraram em contato com o governo demostrando a intenção investir no novo aeroporto e é evidente o interesse da FAB em fortalecer a BANT (comentam que o esquadrão rumba será baseado em Natal em 2009). O projeto é de um aeroporto gigante , mas o mesmo será construido em etapas de acordo com a demanda ...

 

 

Abraço

Saulo Ubarana

Natal-RN

Link to comment
Share on other sites

Já cansei de falar sobre este aeroporto mas vou repetir ... o augusto severo só tem capacidade de 1,2 Milhões de passageiros (já está em capacidade maxima), existe um eterno conflito entre BANT X SBNT , existe o centro de lançamento barreira do inferno (as aeronaves tem que curvar no máximo em 2nm do vor depois da decolagem) , existe diversas áreas restritas ao redor do augusto severo , segundo jornais locais a Aena e outra empresa fancesa já entraram em contato com o governo demostrando a intenção investir no novo aeroporto e é evidente o interesse da FAB em fortalecer a BANT (comentam que o esquadrão rumba será baseado em Natal em 2009). O projeto é de um aeroporto gigante , mas o mesmo será construido em etapas de acordo com a demanda ...

 

 

Abraço

Saulo Ubarana

Natal-RN

 

Saulo,

 

Acredito que aqui ninguém é contra que se invista em aeroportos no NE, mas só achamos estranho que o Lula e o PT trabalhem somente por alguns projetos e nem sequer citem outros que acho que sáo até mais urgentes e prioritarios que o de NAT.

 

Desde o acidente da TAM, o Lula nao fez sequer um pronunciamento em uma de suas muitas visitas a SP mostrando interesse em realmente melhorar a infraestrutura aeroportuaria de SP...NADA!!!

Link to comment
Share on other sites

Acredito que aqui ninguém é contra que se invista em aeroportos no NE, mas só achamos estranho que o Lula e o PT trabalhem somente por alguns projetos e nem sequer citem outros que acho que sáo até mais urgentes e prioritarios que o de NAT.

 

Pois é. Feliz vai ser o dia em que todos os aeroportos do Brasil receberem seus devidos investimentos e se tornarem seguros e confortáveis.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

O GIG está em um processo forte de revitalizacao e ja funciona como um forte hub domestico e falta pouco para ser tambem internacional e, depois de muita briga, conseguiram R$30 milhoes para 2008....o que é nada tambem frente aos problemas que o TP1 enfrenta (hoje no Ancelmo falou-se que todos os elevadores do mesmo estao parados!??!?!).

 

Quando se tem o cobertor curto como é o caso da Infraero, tem que se priorizar....acontece que só se ve o Lula falar dos invtos em NAT e mais um ou outro aeroporto, enquanto que estados que contribuem com a gde parte do PIB e carecem de obras urgentes nao há sequer uma palavra seja dele, da Dilma, do Mantega, do Jobim que sao quem no fundo controlam e liberam os recursos. Ha claramente uma forte conotacao politica aí...me desculpe mas duvido que algum deles saiba metade desta bela explicacao que voce nos deu. O interesse deles é puramente eleitoral ou para prejudicar estados "nao-alinhados".

Link to comment
Share on other sites

Este novo aeroporto vai ficar longe da cidade?

Agora quanto ao ser que teve responsabilidade ainda que indireta pela morte de 353 pessoas nos dois piores acidentes aéreos da história do país qualquer comentário vindo dele não deve ser levado a sério. :thumbsdown_still:

Link to comment
Share on other sites

Já cansei de falar sobre este aeroporto mas vou repetir ... o augusto severo só tem capacidade de 1,2 Milhões de passageiros (já está em capacidade maxima),

 

O TPS tem capacidade para 1,2 mi pax/ano.

Teoricamente um novo tps, ou um plano diretor com mais tps poderia ser criado e não disperdiçar toda a estrutura do aeroporto.

 

existe um eterno conflito entre BANT X SBNT existe o centro de lançamento barreira do inferno (as aeronaves tem que curvar no máximo em 2nm do vor depois da decolagem) , existe diversas áreas restritas ao redor do augusto severo

 

Mas ai fica a pergunta.

E o novo aeroporto?

Ele não teria nenhuma restrição?

Ele é razoavelmente proximo ao SBNT.

 

O projeto é de um aeroporto gigante , mas o mesmo será construido em etapas de acordo com a demanda

 

Claro! Todo aeroporto hj tem seu plano diretor desta forma.

Link to comment
Share on other sites

O TPS tem capacidade para 1,2 mi pax/ano.

Teoricamente um novo tps, ou um plano diretor com mais tps poderia ser criado e não disperdiçar toda a estrutura do aeroporto.

 

 

 

Mas ai fica a pergunta.

E o novo aeroporto?

Ele não teria nenhuma restrição?

Ele é razoavelmente proximo ao SBNT.

 

 

 

Claro! Todo aeroporto hj tem seu plano diretor desta forma.

 

 

A principal área de restição é a barreira do inferno que fica quase alinhada com a pista 16L de SBNT a aproximadamente 3 nm . recentemente ocorreu o lançamendo do VS-30 lá. Alem das áreas de treinamento dos tucanos que ficam no setor norte , sul e leste proximo ao litoral. (o aeroporto de são gonçalo ficará mais "dentro" do continete ,mais distante de litoral) .

Eu falei sobre o plano diretor que prever a construção de acordo com a demanda pois muita gente pensa que ele ira ser 100% de uma vez só. Pelo que se comenta o Aena da espanha tá bastante interesado em investir.

 

 

Abraço

Saulo Ubarana

Natal-RN

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade