Jump to content

Policia Federal vai terceirizar Imigração em GIG e GRU

LipeGIG

Recommended Posts

Reprodução resumida do Correio Braziliense ao qual não tenho acesso (via Jornal do Commercio, Rio de Janeiro)

"Mais conforto para turistas"

Cerca de 400 funcionários terceirizados vão assumir, a partir de 08 de janeiro, o serviço de imigração da Polícia Federal (PF) nos principais aeroportos do país. Os primeiros serão justamente o Tom Jobim e Guarulhos.

No GIG, o quadro pulará de 30 para 100 agentes enquanto em GRU pulará de 60 para 170.

Parece que um dos gargalos dos nossos aeroportos vai se desfazer !

:banana: :banana: :banana: :banana: !!!! Gente, não é possível! É um milagre!!! Nunca fui grande fã de terceirização, mas, neste caso, fico muito feliz! Mas como vai ficar isso? A imigração vai ser toda civil? Aliás, como vai ficar a emigração?

Só tenho uma coisa a dizer:

Que bom que resolveram trabalhar um pouco. Vamos ver se esse pouco aumenta ou se é apenas faixada de governo (nada mais natural no Brasil, nao é mesmo??).

Deixa queto, é mellhor comemorar, porque tenho cewrteza que vai durar pouco! :6: :drinks:

Reprodução resumida do Correio Braziliense ao qual não tenho acesso (via Jornal do Commercio, Rio de Janeiro)

"Mais conforto para turistas"

Cerca de 400 funcionários terceirizados vão assumir, a partir de 08 de janeiro, o serviço de imigração da Polícia Federal (PF) nos principais aeroportos do país. Os primeiros serão justamente o Tom Jobim e Guarulhos.

No GIG, o quadro pulará de 30 para 100 agentes enquanto em GRU pulará de 60 para 170.

Parece que um dos gargalos dos nossos aeroportos vai se desfazer !

Realmente fará uma grande diferenca em GRU. No embarque, construiram mais 4 cabines no TPS1 totalizando 16 e no TP2 ha cerca de 12....por mais cheio que esteja, só estao ocupadas metade...Nos desembarques entao, ampliaram bem o numero de cabines, mas poucas operam ao mesmo tempo, portanto há espaco para mais agentes trabalharem nas 4 pontas.

Até que ponto o controle de fronteiras é seguro nas mãos da iniciativa privada?!

Não entra na minha cabeça!

:blink:

Pra isso tem lá o Agente Campos .. Carlos Campos :lol:

Abraço

Até que ponto o controle de fronteiras é seguro nas mãos da iniciativa privada?!

Não entra na minha cabeça!

:blink:

Eu também não entendo!

Um Policial deve ter feito um juramento e admite-se que é honesto e incorruptível.

Quem garante de onde virão estes terceirizados? Quem garante que são idôneos?

Aumento de funcionários, sem dúvida! Segurança Nacional número 1!

:banana: :banana: :banana: :banana: !!!! Gente, não é possível! É um milagre!!! Nunca fui grande fã de terceirização, mas, neste caso, fico muito feliz! Mas como vai ficar isso? A imigração vai ser toda civil? Aliás, como vai ficar a emigração?

É, eu também fico muitíssimo feliz em saber que todo o controle de imigração e de segurança das fronteiras nacionais vai ser executado por funcionários terceirizados de uma empresa privada (muito provavelmente, uma horda de sobrinhos de alguém) e não por agentes do governo. Sensacional.

Afinal de contas, se até os (muito) bem-pagos agentes da PF são os bastiões incorruptíveis da honestidade que todos nós conhecemos, imaginem os funcionários de uma prestadora de serviços. É por essas e outras que a terceirização funciona tão bem nos órgãos públicos brasileiros -- se existissem quaisquer indícios de problemas, garanto que os nossos governantes iriam ter o bom-senso de não entregar as nossas fronteiras na mão dessas pessoas.

Esse país é uma zona, mesmo. :suicide_anim:

Eu também não entendo!

Um Policial deve ter feito um juramento e admite-se que é honesto e incorruptível.

Quem garante de onde virão estes terceirizados? Quem garante que são idôneos?

Aumento de funcionários, sem dúvida! Segurança Nacional número 1!

Concordo...

Se forem colocar funcionarios do mesmo nivel (bem ruinzinho por sinal) que colocam nos RX e detectores de metal,ate o Bin Laden vem morar aqui...vai ser uma festa!

Mais um (de muitos) pontos negativos para o molusco! Quem nao deve estar muito feliz e a categoria da PF.

Até que ponto o controle de fonteiras é seguro hj?

Não me propus entrar no mérito das características dele atuais. O que suponho é a deterioração do que já existe, pois um funcionário da iniciativa privada não vai em prática zelar pelos princípios da administração pública como faria um funcionário público, sujeito a sanções peculiares.

A meu ver, terceirizar esse serviço significa abrir brechas pra corrupção e contrabando internacional. Não concordo mesmo!!! Imagina um delegado do seu bairro sendo pago pela iniciativa privada que beleza!!!!

Vejo ainda que há um gargalo maior no controle de carga dos portos marítimos brasileiros do que no trânsito de civis nos aeroportos e nada é feito.

Aliás... meio off-topic, mas ainda sobre o tema, queria que alguém me tirasse uma dúvida...

Na entrada de brasileiros no país por GRU, basta mostrar o passaporte aberto na página e passar direto. Em Brasília, a PF obriga todos os brasileiros vindo do exterior, de um por um, a dar baixa no sistema que estão entrando no país... Por que essa diferença?

O que suponho é a deterioração do que já existe, pois um funcionário da iniciativa privada não vai em prática zelar pelos princípios da administração pública como faria um funcionário público, sujeito a sanções peculiares.

A meu ver, terceirizar esse serviço significa abrir brechas pra corrupção e contrabando internacional. Não concordo mesmo!!! Imagina um delegado do seu bairro sendo pago pela iniciativa privada que beleza!!!!

Vejo ainda que há um gargalo maior no controle de carga dos portos marítimos brasileiros do que no trânsito de civis nos aeroportos e nada é feito.

Assino embaixo.

Não costumo entrar nestes assuntos aqui no fórum, mas já que alguem falou algo que, diga-se de passagem, está bem distante do senso comum, faço questão de apoiar.

zelar pelos princípios da administração pública como faria um funcionário público

Fala Brasuca.

Acho que vc chegou justamente no ponto que eu queria chegar.

A má fama de funcionario publico aqui no Brasil não existe a toa.

Todos nós brasileiros temos muitas historias frustrante quando precisamos de algum serviço publico.

Na entrada de brasileiros no país por GRU, basta mostrar o passaporte aberto na página e passar direto. Em Brasília, a PF obriga todos os brasileiros vindo do exterior, de um por um, a dar baixa no sistema que estão entrando no país... Por que essa diferença?

Diferenças também existem na receita federal.

Infelizmente ta tudo uma zona!

Tem algo meio errado nessa história. O policiamento da fronteira é responsabilidade da PF. Está na Constituição (art 144, par 1, inc III), e embora a Constituição não mencione exclusividade na função, não dá para colocar funcionário privado para isso, ainda que sob supervisão da PF. A PF não pode virar órgão regulador apenas. O Ministério Público vai chiar, e com razão.

Tem que privatizar os aeroportos, mas privatizar a polícia está meio estranho (não que eu discorde inteiramente, mas tem algo que não "cola" nisso).

Polícia Federal vai terceirizar serviços de imigração nos aeroportos

Agentes federais do serviço de imigração serão substituídos por servidores terceirizados da PF nos aeroportos internacionais.

Brasília - Cerca de 400 funcionários tercerizados vão assumir, a partir de 8 de janeiro, o serviço de imigração da Polícia Federal nos principais aeroportos do país, noticia nesta quinta-feira (27) o Correio Braziliense.

De acordo com o jornal, os primeiros serão destacados para Cumbica (Guarulhos) e Congonhas, em São Paulo, e Tom Jobim ( Galeão), no Rio de Janeiro. A direção da PF pretende substituir os agentes que hoje fazem este tipo de trabalho e dar mais celeridade ao atendimento, considerado precário, principalmente nos feriados prolongados e durante o período de férias.

“Vamos ver quais serão os aeroportos onde a demanda é maior para fazermos as alterações”, anunciou o diretor da PF, Luiz Fernando Corrêa. A medida também atenderá os principais pontos da fronteira brasileira.

Segundo Corrêa, a tercerização do setor de imigração é uma das medidas mais urgentes que a Polícia Federal está tomando. O caos no sistema aéreo brasileiro ajudou a mostrar as deficiências na área. Além disso, conforme o diretor da PF, cerca de 400 policiais deixarão o serviço burocrático para atuar na verdadeira função do órgão, que é a investigação. “Os novos funcionários são bilíngües e treinados para atuar nesse tipo de trabalho. Queremos evitar filas”, explicou o diretor da PF, ressaltando que hoje as filas que se formam nos aeroportos em conseqüência da verificação de documentos de estrangeiros deverão terminar com os servidores tercerizados.

O Aeroporto Tom Jobim terá cerca de 100 funcionários, enquanto em São Paulo, que hoje tem 60 agentes para fazer esse tipo de trabalho, terá em torno de 170 servidores. Os contingentes para outras regiões ainda não estão definidos, mas será de acordo com o volume de atendimento e a quantidade de vôos internacionais. As informações são do Correio Braziliense.

Fonte: http://www.portugaldigital.com.br/sis/noti...17&indice=0

Até agora a única fonte dessa informação é o Correio Braziliense (obrigado ao LipeGIG por postar). Vamos esperar pra ver se isso se confirma...

Fala Brasuca.

Todos nós brasileiros temos muitas historias frustrante quando precisamos de algum serviço publico.

Não me leve a mal, mas seus argumentos foram puramente lugar-comum do tipo "governo não presta" e afins.

O buraco é mais embaixo. Por trás disso há princípios, preceitos, fundamentos, base, doutrina e uma legislação estruturada. Como o stratocruiser convenientemente citou, a princípio isso seria uma inconstitucionalidade e iria de encontro com a função estatal.

Repito minha comparação, é como se o delegado do seu bairro fosse privatizado. Portanto é tão ridículo quanto privatizar a função de polícia. Segurança de fronteira é uma questão de soberania a ser exercida pelo Estado.

Ponto.

O Estado brasileiro, cada vez mais, não está presente onde deveria estar, e está presente aonde não deveria estar... É uma bagunça generalizada! Querem privatizar a imigração (que deve ser estatal), e manter o controle sobre comércios como aeroportos... Tá tudo de cabeça para baixo. Quem ganha com isso são aqueles que mamam nas tetas de nós, contribuintes...

Fala Brasuca.

Diferenças também existem na receita federal.

Infelizmente ta tudo uma zona!

Só para ilustrar o que o Marcato disse:

Mês passado fui renovar meu passaporte e me dirigi a PF no Shopping Alphaville, aqui em SP. Fui destratado pelo federal que lá estava e após esperar um baita tempo, disse que eu teria que remarcar o agendamento pela internet. Foi o que eu fiz, ainda meio fulo da vida. Decidi tentar agendar para outro lugar, já que Alphaville só tinha disponibilidade para Janeiro/08 e encontrei uma janela de atendimento para nov/07 na PF dentro de um shopping em Santo Andre ( Acho que ABC Shopping ).

Qual não foi minha surpresa ao ir até lá e ser muito bem atendido pelos 3 funcionários TERCEIRIZADOS que estavam lá. Resolvi tudo muito rápido e só voltei 10 dias depois para buscar o dito passaporte ( Aliás, feinho pra caramba ).

Apoio a terceirização daquilo que não é estratégico ( tudo o que for operacional ) e o controle deve ser feito pela PF.

Rafael

E hoje pelo menos no GIG eu vi como isso é necessário. Sem brincadeira mais de 150 metros de FILA no TPS1 para embarcar internacional do GIG por volta das 20h.

Que venham os terceirizados, pelo AMOR de DEUS !

Qualquer pessoa medianamente inteligente que ja tenha realizado controle de fronteiras entrando ou saindo do Brasil em qualquer ponto (GIG, GRU, fronteiras secas...) sabe que não ha controle algum. Não faz diferença se é policial federal ou qualquer outro tipo de profissional.

Melhor descontrole de fronteiras sem fila quilometrica do que com fila quilometrica.

E por falar em demora, alguem ja tentou tirar passaporte recentemente? Eu sim. Demora meses e custa uma fortuna. Viva o Brasil! O pais do faz de conta!

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade