Jump to content

Natal e Porto Seguro lideraram charters à partida de Lisboa em Novembro


Guest SkyMember

Recommended Posts

Guest SkyMember

Natal e Porto Seguro lideraram charters à partida de Lisboa em Novembro

 

Presstur 28-12-2007 (12h42) Os destinos turísticos brasileiros de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Porto Seguro, no Sul da Bahia, foram os líderes em número de passageiros de voos charter no Aeroporto de Lisboa, o que já não acontecia desde Abril de 2006.

A liderança de Natal e Porto Seguro reflecte sobretudo alterações na contabilização do tráfego, designadamente o facto de a terraBrasil, marca do operador Sonhando para os programas Brasil, ter passado a ter os seus charters em avião da euroAtlantic, sendo considerados voos “não regulares”, quando antes usava avião da BRA, que operava com voos regulares.

Os charters de Natal tiveram em Novembro 2.392 passageiros (embarques e desembarques) e os de Porto Seguro somaram 2.282.

Face a Novembro de 2006, Natal cresce 10,5% e Porto Seguro cresce 295,5%, mas estas variações não têm significado, uma vez que em Novembro de 2006 os charters da terraBrasil não eram classificados como charters, mas como regulares.

No entanto, o passado mês de Novembro é o primeiro mês desde Outubro de 2006 em que as operações charters para o nordeste brasileiro são integralmente contabilizadas como tráfego “não regular” no Aeroporto de Lisboa, e o efeito é uma subida do nordeste brasileiro no ranking dos 30 principais destinos em voos “não regulares” à partida de Lisboa.

Natal já este ano tinha sido o destino charter líder em Lisboa, em Abril, com 3.361 passageiros, mas neste mês as posições seguintes eram de Toronto, com 3.275, Varadero, com 2.671, e só depois Recife, com 2.269.

Porto Seguro surgia em Abril passado na 12ª posição, com 1.082 passageiros.

Além de Natal e Porto Seguro, a lista do Aeroporto de Lisboa relativa a Novembro inclui Recife, com 650 passageiros, Salvador, com 594, e Fortaleza, com 584.

Quanto a Recife e Salvador, o Aeroporto de Lisboa indica quedas, face ao mês homólogo de 2006, em 60,9% e 33,3%, respectivamente.

No caso de Recife a queda reflecte o facto de os operadores Club 1840, Entremares, Iberojet, Mundovip e Travelplán terem optado, na época baixa do mercado português, por conjugar no mesmo voo com Natal (em 2006 tinha um voo directo exclusivo).

No caso de Salvador também se verificou uma alteração, nos voos da terraBrasil, que passaram a conjugar Porto Seguro com Recife em lugar de Salvador, mas sem impacto na contabilização dos passageiros, uma vez que no ano passado as suas operações eram classificadas como “regulares”.

Quanto a Fortaleza, o Aeroporto não indica variação, já que este ano a capital cearense tem apenas o charter da terraBrasil (conjugado com Natal) e em 2006 este voo era da BRA e classificado como “regular”.

No mês de Novembro, os operadores Club 1840, Entremares, Iberojet, Mundovip e Travelplán tinham dois voos charter por semana, contratados à SATA, para Porto Seguro e Salvador, e à White, para Recife e Natal, e a terraBrasil operava em euroAtlantic para Porto Seguro e Recife e para Natal e Fortaleza.

Desde o início do ano, Natal está com 24.790 passageiros charter à partida de Lisboa, Porto Seguro está com 11.641, Recife soma 13.028, Salvador tem 7.825 e Fortaleza tem 1.753.

Natal está com uma queda de 33,8%, Porto Seguro com menos 19,5%, Recife tem um aumento em 234,6%, Salvador cresce 116,8% e Fortaleza cai 17,2%.

Estas variações, além do efeito mudança da contabilização dos voos da terraBrasil, de “não regulares” para “regulares”, também reflectem uma alteração, em sentido contrário, quanto aos voos dos operadores Club 1840, Entremares, Iberojet, Mundovip e Travelplán, que contratavam os aviões ao consórcio euroAtlantic/Varig, os quais operavam com código da brasileira e eram contabilizados no tráfego “regular”.

Link to comment
Share on other sites

Realmente neste perfil de voos charters Natal esta detonando, mas nos voos da TAP ela esta em queda, Salvador também não esta muito bem, mas em relação a todos os passageiros vindos em Charters e pela TAP a coisa muda totalmente os dados mensais mostram um verdadeiro massacre e FOR apesar de estar em queda supera Natal, confiram os dados mensais deste tópico.

http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=23386

Link to comment
Share on other sites

Os vôos de Natal tiveram um crescimento de 2,5% ou seja : não está em queda .

 

Abraço

Saulo Ubarana

Natal-RN

 

 

Correto eu coloquei de forma erra vc esta certo, na realidade Natal em relação aos charters esta disparada no NE mas nos numeros mensais da TAP em relação aos voos de Lisboa ela ainda não disponta apesar da queda de FOR, talvez pela quantidade de oferta nos voo q são feitos ainda pelos A310 e pelo numero de frequencias, em FOR os voo se não me engano são diarios e com A330.

Pelo q acompanho, Natal esta com um numero muito superior de charters do q qualquer cidade no NE, isso ajuda muito e no futuro os refexos serão ótimos para a cidade!

Se vc puder relacionar os voos semanais seria muito bom, pois tenho curiosidade no numero das operações valeu.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade