Jump to content

Credores dos EUA vão pressionar juiz de NY hoje


LipeGIG

Recommended Posts

O Globo - 28.06.2006

Credores dos EUA vão pressionar juiz de NY hoje

Helena Celestino

Correspondente

 

NOVA YORK e BRASÍLIA. Curiosas para saber os detalhes da nova proposta de compra da Varig mas decididas a retomar seus aviões, as empresas de leasing americanas vão pressionar hoje o juiz Robert Drain, do Tribunal de Falências de Manhattan, para manter a autorização para o início do plano de contingência, pelo qual a companhia aérea teria de devolver as aeronaves.

 

— A Varig não está cumprindo a decisão do tribunal, porque o juiz disse que ela teria de devolver os aviões se o depósito de US$ 75 milhões da NV Participações não fosse feito até sexta-feira — disse o advogado de um dos credores, referindo-se à proposta de um grupo de funcionários para a compra da Varig recusada pela Justiça.

 

É mais um dia “D” para a Varig. Há um ano, Drain vem protegendo a empresa, apostando nos planos de salvação. Semana passada, ele deu sinais de não acreditar mais nisso, mas o consultor Marcelo Bastos, da Cinzel Partners, acha que basta Drain “sentir firmeza” na proposta da Volo (que tem como acionista o fundo americano Matlin Patterson) para dar mais proteção à Varig.

 

Ontem, o Aeroporto de Los Angeles entrou com pedido de confisco das receitas da Varig para pagar dívidas atrasadas. E no Brasil os cancelamentos de vôos continuam. Segundo a Infraero, ontem, até as 11h, foram cancelados 95 de 191 vôos (49,7%) — 16 internacionais e 79 nacionais.

 

As concorrentes ocupam os espaços da Varig. No dia 17 a TAM começa a operar vôos diários do Rio para Boa Vista (RR) — rota abandonada pela Varig e atendida hoje pela Gol, que vai ampliar suas operações no país e na América do Sul. Na sexta-feira, a Varig terá de pagar à Infraero R$ 525 mil para que seus aviões utilizem os aeroportos no fim de semana e segunda-feira.

 

O presidente do BNDES, Demian Fiocca, disse que até a manhã de ontem não havia recebido pedido formal de financiamento para a compra da Varig, mas há conversas em nível técnico com várias empresas.

 

COLABORARAM Henrique Gomes Batista e Geralda Doca

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade