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Dilma quer conceder VCP à iniciativa privada


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Negócios em terra

A família Amaro, dona da TAM, incumbiu o ex-presidente da companhia Marco Antonio Bologna de analisar a possibilidade de investir na administração de aeroportos. A exploração do setor é reservada à Infraero, mas Dilma Rousseff, da Casa Civil, gostaria de fazer uma experiência de gestão com o setor privado por meio de uma concessão do Aeroporto de Viracopos. Como era de esperar, o presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, é contra.

Fonte: Radar - Veja de 09/01/2008

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Apesar de ser não-neoliberalista , acho que a privatização dos aeroportos brasileiros seja uma alternativa extremamente positiva no quadro em que a aviação brasileira se encontra no atual momento. Creio que nós não veremos privatização no governo lula , no máximo, veremos as PPP´s (participação público privada)

 

Abraço

Saulo Ubarana

Natal-RN

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Apesar de ser não-neoliberalista

 

:rofl: :rofl: :rofl:

 

Apesar do, digamos, ato falho, gostaria de criticar sua posição polarizadora. O mundo não é tão simples de forma que tudo pode ser separado em cestos com plaquinhas de identificação.

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Não escuta o maluco do Gaudenzi, Dilma! Por favor, PRIVATIZA!

 

Mas lembre-se que aqui no Rio, pedimos primeiro heim!

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a Infraero nunca vai aceitar, claro

afinal, a experiência provavelmente vai ser boa e aí..................

 

que tipo de burocracia, neste caso, é preciso para tirar um aeroporto da administração atual e passar para alguma empresa privada?

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alô,aviadores!!!

 

na verdade, vejo isso com um pouco de ceticismo.

isso será político, e meu grande temor é uma continuação do vemos hj, com a priorização dos shoppings, em detrimento da infra-estrutura em si.

e vejo tbm como uma forma do governo arranjar um novo culpado para as desventuras do setor aéreo.

é minha opinião.

sds,

 

velhinhoam

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Acho a idéia muito boa, não custa tentar, pode fazer uma espécie de contrato com concessão por 5 ou 10 anos, se der certo continua, e aos poucos a idéia com seus erros e acertos vão se espalhar a outros aeroportos, já se der errado, basta voltar o comando de VCP para infraero ao final do contrato.

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Agora, essa questão da privatização precisaria levar em conta que nem todos os aeroportos do Brasil são lucrativos.

 

É muito fácil achar um interessado em assumir GRU, agora achar um interessado em assumir um aeroporto no interior é mais complicado.

 

Existem vários aeroportos que são importantes do ponto de vista social (transporte) mas não têm tanto potencial de lucro. No caso da Infrazero, teoricamente ela pode pegar o lucro de GRU e investir em aeroportos distantes que visam o bem estar da população local, mas e se todos os aeroportos que geram $$$ forem para a iniciativa privada, de onde virá o dinheiro para colocar nos aeroportos "menos favorecidos" ?

 

Acredito em 2 opções:

 

1) Cobrar uma taxa alta das empresas privadas, essa taxa deveria ser usada nos outros aeroportos. O problema como sempre é deixar dinheiro na mão desse governo, que é no mínimo incompetente.

 

2) Montar pacotes, um aeroporto "bom" e alguns ruins... se quiser levar o bom vai ter que cuidar dos ruins tbm!

 

[ ]s!

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É só fazer como o esquema das privatizações de estradas em são paulo. Vincula uma estrada lucrativa com uma menor.

Tipo, o cara que ganha a concessão de Guarulhos fica obrigado a cuidar de outros dois aeroportos regionais menores e menos lucrativos. Taí põe um sistema de metas e tal....

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Apesar de ser não-neoliberalista , acho que a privatização dos aeroportos brasileiros seja uma alternativa extremamente positiva no quadro em que a aviação brasileira se encontra no atual momento. Creio que nós não veremos privatização no governo lula , no máximo, veremos as PPP´s (participação público privada)

 

Abraço

Saulo Ubarana

Natal-RN

 

Até hoje no Brasil não existe nenhuma PPP em funcionamento. A que está mais perto de se concretizar é da Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo. Devido a isso, nós e a população em geral ainda não conhecem ou desfrutaram dos benefícios possíveis de uma Participação Público Privada. Como todos nós sabemos, no Brasil as coisas são outras.........

Como Silvio Santos diz: Eu só acredito..... Vendo!

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A notícia só reforça os rumores de uma profunda ligação e de convergências de interesses entra a TAM e o PT. Se a notícia divulgada pelo jornalista Lauro Jardim se concretizarem tereremos uma prova cabal das relações no mínimo "curiosas entre TAM e PT.

 

Porque VCP ? Por que VCP tem pouquissimo fluxo de passageiros, e na grande maioria corporativos em vôos que raramente se atrasam, o maior fluxo é para BSB, GIG e CWB. Se der errado, ninguém vai perceber que deu errado.

 

Quem ganha? FedEx (a maior operadora de VCP), Absa e VarigLog e as demais cargueiras que operam alé, pois ceramente teram custos reduzidos e ainda por cima vão aumentar suas receitas co o futuro aeroporto-industria.

 

Quem perde? Infrazero - Receita federal e a máquina arrecadatória do governo.

 

O problema! Os custos de investimento de uma PP num aeroporto como VCP são muito altos para um período de apenas 10 anos. Precisaria de pelo menso 20 anos no mínimo.

 

Já consigo até antever a adminitração de VCP nas mãos da TAM.

 

Madrugada 02:00 LT a previsão do tempo indica névoa em GRU, que não se dissipará antes das 06:30/07:30, um verdadeiro comboi de ônibus se desloca para VCP. Um acordo entre a Receita Federal e a TAM coloca à disposição de VCP agentes extras para o funcionamento da empresa. Começam a chegar a partir da 04:00 AZ, BA, LH, AA, JJ, RG etc; todos sem excessão pousam em VCP e desembarcam seus pax alí com transporte providenciado pela TAM.

 

As Aeronaves ficam ali onde recebem manutenção e limpeza até a próxima etapa a partir de GRU. E assim vai, até que a TAM convença um pool de empresas a construir um trem ligando VCP X GRU via estação barra funda.

 

Não acho que havará um debandada de empresas de GRU para VCP, mas certamente aquelas que não tem vôos diários, certamente vão migrar para VCP pois será bem mais barato.

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Guest Gnomo 727
Quem ganha? FedEx (a maior operadora de VCP), Absa e VarigLog e as demais cargueiras que operam alé, pois ceramente teram custos reduzidos e ainda por cima vão aumentar suas receitas co o futuro aeroporto-industria.

 

AUAHUAHAUHAUAHUA

Me desculpa rir, mas a hora que o aeroporto começar a fazer dinheiro pode ter certeza que vão arrastar a aviação de carga para algum outro aeroporto "abandonado" pois na visão de muitos carga não presta...

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