Jump to content

TAM inicia hoje novo serviço de bordo para vôos internacionais


Joseph

Recommended Posts

10/01/08 - 17:55

TAM inicia hoje novo serviço de bordo para vôos internacionais

 

Companhia resgata a história e as tradições do azeite em seu cardápio 2008

 

São Paulo, 10 de janeiro de 2008 – A TAM inicia hoje (10/01) o novo serviço de bordo dos vôos de longa distância da companhia. O tema escolhido para o cardápio deste ano foi o azeite, uma tendência mundial que remete à culinária mediterrânea, considerada uma gastronomia saudável, adequada para ser servida em vôo.

 

Os pratos do cardápio são harmonizados com os azeites oferecidos a bordo, selecionados pelo consultor Isaac Azar, primeiro brasileiro diplomado “assaggiatore” na Itália pela Organização Italiana de Degustadores de Azeite.

 

Para oferecer opções diferenciadas aos passageiros em todas as suas viagens, a TAM elaborou quatro ciclos de serviço com duração de um mês cada. Mais de 500 tipos de pratos serão servidos durante todo o ano, com entradas, pratos principais e sobremesas.

 

Os azeites

 

O cardápio para os vôos da TAM resgata a história e as tradições da olivicultura. Os passageiros da Primeira Classe terão disponíveis azeites elaborados pela Olitalia com Denominação de Origem Controlada, oriundos de cinco regiões da Itália: Ligúria, Toscana, Úmbria, Sicília e Terra di Bari (Púglia).

 

O azeite da Ligúria produz, a partir da azeitona taggiasca, azeites suaves, delicados, levemente frutados de grande cremosidade na boca, com pouco amargor e picância. Acompanha bem peixes e frutos do mar. É ideal também para sobremesas. Na Toscana, onde é grande a variedade de azeitonas, o azeite tem toques suaves e se caracteriza por um frutado mais intenso do que os azeites mais ao Norte. É mais picante e amargo e acompanha bem aves e caças de carne branca. Na Úmbria a azeitona típica é a moraiolo, colhida ainda jovem. O azeite é elaborado com azeitonas verdes, o que resulta em amargor e picância intensos, harmonizando com carnes vermelhas. Na Sicília a azeitona é a noccelara, que produz um azeite com aromas intensos e sabores de características adocicadas, com interessante equilíbrio. Trata-se de um azeite muito eclético, ideal para pratos gratinados, massas e tábuas de queijos finos. Já a Terra de Bari (Púglia) produz um azeite forte, marcante, tipicamente mediterrâneo, com amargor acentuado, ideal para temperar saladas.

 

Para a Classe Executiva, dois diferentes “blends” de azeites italianos, exclusivamente desenvolvidos para a TAM: o frutado intenso de olivas com características verdes e o suave, de olivas maduras das regiões do norte do Mediterrâneo. O azeite da Classe Econômica, escolhido pelo seu critério de pureza extra virgem italiano.

 

Carta de vinhos

 

A carta de vinhos de 2008 conta, mais uma vez, com a consultoria de Arthur Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Someliers – São Paulo. Desenvolvida com o conceito de vinhos modernos europeus, as cartas da Primeira Classe e Executiva oferecem bebidas de origem alemã, francesa, italiana e espanhola.

 

Entre as estrelas da Primeira Classe, destaque para o Champagne Drappier La Grande Sendrée, que tem em sua composição uvas Chardonnay e Pinot Noir. Elaborado somente nos anos de melhores safras, o Grande Sendrée repousa por longos anos nas caves do século XII e sua garrafa, feita à mão, é uma reprodução da garrafa usada no século XVIII. Também fazem parte da carta da Primeira Classe o vinho branco alemão Selbach Oster Wehlener Sonnenhur Selbach Riesling Kabinett, o tinto francês Ségla, o tinto espanhol Villacreces e o tinto italiano I Balzini Black.

 

A Classe Executiva também oferece o notável Champagne Drappier Carte d’Or composto a partir das clássicas uvas Pinot Noir, Chardonay e Pinot Meunier, assim como o vinho branco alemão Selbach Oster Bereisch Bernkastel Selbach Riesling QbA, companhia perfeita para peixes e saladas. Este vinho reflete a personalidade da uva Riesling em sua plenitude, com delicados aromas florais e de frutas brancas (maçã e pêra). Ainda há opção de três vinhos tintos de origem francesa, espanhola e italiana, que acompanham carnes e queijos.

 

Entretenimento de bordo

 

O entretenimento de bordo também foi incrementado e modernizado, com um sistema totalmente interativo. Dentre as novidades, já é possível enviar e receber SMS e e-mails por meio do monitor individual de todas as poltronas, além de jogos multiplayer (xadrez, flight poker, jogo de quiz etc.) que permitem a interação entre os passageiros. Outra opção de entretenimento é o sistema de áudio: cada cliente poderá fazer sua própria seleção de músicas favoritas e ouvi-las durante a viagem. Para as crianças, a seção KIDS nos monitores também oferece opções de jogos, filmes e desenhos animados.

 

Tanto o catálogo do DutyFree quanto o cardápio e a carta de vinhos estão disponíveis nos monitores de vídeo individuais.

 

Exemplo de pratos da Primeira Classe do vôo Guarulhos/Nova York

 

 

Entradas

 

Filet de Atum servido com Relish de Manga, Abobrinha e Tomate. Servido com Olio Di Oliva Extra Vergine Dop Ligure

 

Fricassée de Cogumelos Selvagens salpicado com Gergelim. Servido com Olio Di Oliva Extra Vergine Dop Toscano

 

 

 

Salada

 

Folhas Verdes da Estação

 

 

 

Sorbet

 

Sorbet de Frutas do Bosque

 

 

 

Pratos Principais

 

Caldo Verde

 

Filet Mignon em Crosta de Cogumelos e Bacon apresentado com Molho de Damasco, Arroz com Amêndoas e Cenouras Grelhadas. Servido com Olio Di Oliva Extra Vergine Dop Umbria

 

Filet de Salmão Grelhado servido com Manteiga com Coentro e Nozes, Purê de Batata com Tomilho, Ervilha Torta e Tomate Cereja. Servido com Olio Di Oliva Extra Vergine Dop Ligure

 

Codorna recheada ao Jus de Malbec acompanhada de Ragout de Batata e Brócolis ao Vapor. Servido com Olio Di Oliva Extra Vergine Dop Toscano

 

Agnolotti recheado com Ricota, Nozes e Passas ao Molho de Tomate Assado e/ou Molho Mornay. Servido com Olio Di Oliva Extra Vergine Dop Terra Di Bari

 

 

 

Queijos

 

Seleção de Queijos

 

 

 

Sobremesas

 

Tartelette de Coco com Creme de Limão ao Molho de Framboesa

 

Sorvete “Premium”

 

Variedade de Frutas Frescas

 

 

 

Snack

 

Variedade de Frios e Pães Quentes

 

Sanduíche Aberto de Salmão Defumado. Servido com

 

Olio Di Oliva Extra Vergine Dop Ligure

 

 

 

Frittata de Vegetais apresentada com Shiitake Sauté e Tomate Concassé.

 

Servido com Olio Di Oliva Extra Vergine Dop Umbria

 

Torta Prestígio

 

Frutas Frescas da Estação

 

Fonte: Tam

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade