Jump to content

Anac considera inconsistente laudo da Ocean Air sobre problema em avião


Tabbex

Recommended Posts

Anac considera inconsistente laudo da Ocean Air sobre problema em avião

 

Plantão | Publicada em 10/01/2008 às 11h30m

O Globo

 

BRASÍLIA - Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que considerou inconsistentes as informações de relatório preliminar da Ocean Air sobre o incidente com um Fokker 100 da companhia que seguia de Brasília para Cuiabá na noite de terça-feira. O laudo da companhia diz que o problema foi causado pelo vazamento de fluido hidráulico para o duto de ar-condicionado da aeronave, chegando à cabine do avião. De acordo com a nota, a Anac ainda aguarda o relatório final da empresa, especificando as causas do excesso de fluido hidráulico e os procedimentos que a companhia vai adotar para impedir que o problema se repita em suas aeronaves.

 

Operado por um Fokker MK 100 prefixo PR-OAI, o vôo 6185 foi interrompido por volta de 22h50m de terça-feira durante escala no aeroporto de Goiânia. Os fiscais da Anac foram acionados logo após o desembarque por passageiros reclamando de forte cheiro de gás dentro da aeronave, que teria causado desconforto e indisposição em várias pessoas a bordo. A nota informa que os fiscais da Anac tentaram a reacomodação dos passageiros em aviões de outras companhias, mas naquele horário não havia vôos disponíveis.

 

Na manhã de ontem, o centro de manutenção da Ocean Air terminou de reparar o aparelho, que seguiu vôo para Brasília, sem passageiros. De acordo com relato do piloto da Ocean Air, ao pousar em Goiânia, com o avião já em solo taxiando para dirigir-se ao pátio de desembarque, sentiu-se um cheiro muito forte de gás a bordo. O piloto decidiu levar a aeronave até o pátio para proceder ao desembarque normal dos passageiros.

 

"A fiscalização da Anac foi informada, pelo centro de manutenção da Ocean Air, que o problema foi o excesso de fluido hidráulico na unidade auxiliar de força, conhecida pela sigla em inglês APU (Auxiliary Power Unit). Esta unidade é uma pequena turbina auxiliar, que, entre outras coisas, fornece energia para o funcionamento do ar-condicionado após o pouso. Ainda de acordo com o relatório preliminar da Ocean Air, o fluido em excesso vazou e seu cheiro penetrou no duto do ar-condicionado do aparelho, chegando à cabine do avião. A fiscalização da Anac, entretanto, considerou as informações desse relatório preliminar da Ocean Air inconsistentes", diz a nota.

 

Na manhã de quarta-feira, os fiscais da Anac no aeroporto de Goiânia conseguiram recolocar 10 dos 66 passageiros do vôo 6185 em outro vôo, da Gol, rumo a Cuiabá. Os demais passageiros foram informados pela empresa de que seguiriam viagem em avião da própria Ocean Air às 19h de ontem até seus destinos finais.

 

fonte>http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/01/10/anac_considera_inconsistente_laudo_da_ocean_air_sobre_problema_em_aviao-327954061.asp

Link to comment
Share on other sites

Anac considera inconsistente laudo da Ocean Air sobre problema em avião

 

"A fiscalização da Anac foi informada, pelo centro de manutenção da Ocean Air, que o problema foi o excesso de fluido hidráulico na unidade auxiliar de força, conhecida pela sigla em inglês APU (Auxiliary Power Unit). Esta unidade é uma pequena turbina auxiliar, que, entre outras coisas, fornece energia para o funcionamento do ar-condicionado após o pouso. Ainda de acordo com o relatório preliminar da Ocean Air, o fluido em excesso vazou e seu cheiro penetrou no duto do ar-condicionado do aparelho, chegando à cabine do avião. A fiscalização da Anac, entretanto, considerou as informações desse relatório preliminar da Ocean Air inconsistentes", diz a nota.

 

 

Desde quando fluindo hidráulico passa sequer perto do APU??????

 

Me parece mais vazamento de óleo lubrificante do próprio APU diretamente na saída de bleed air do apu, levando a contaminação do sistema de ar condicionado...

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade