Jump to content

Air France experimenta chip para localizar malas


LipeGIG

Recommended Posts

Air France experimenta chip para localizar malas

 

PARIS - A Air France iniciou hoje a experimentar um chip que, colocado junto ao código de barras das malas, deve servir para sua localização nos aeroportos graças à emissão de radiofreqüências, diminuindo assim os problemas de extravios e perdas de bagagens.

 

O teste será feito durante um período de cerca de seis meses, inicialmente no aeroporto de Roissy Charles de Gaulle, de Paris, e a partir da próxima semana também no de Amsterdã com a companhia holandesa irmã KLM, explicou uma porta-voz da Air France.

 

 

Isso permitirá avaliar o dispositivo do chip RFID (Radiofreqüência de Identificação) nos 15 vôos diários entre Amsterdã e Paris da Air France e da KLM. O teste poderia ser ampliado também para o aeroporto de Tóquio, indicou a porta-voz.

 

 

O chip emite sinais que, nos aeroportos equipados com o sistema de radiofreqüências, permitem localizar de forma permanente uma mala com uma precisão de "vários metros" e, portanto, informar ao cliente sobre o tempo que terá que esperar, assinalou a porta-voz.

 

 

O que se pretende é generalizar o dispositivo entre as companhias aéreas para que o maior número possível de aeroportos adquiram os equipamentos necessários para a detecção e a gestão dos sinais das radiofreqüências utilizadas, de modo que se possa informar em tempo real aos viajantes.

 

 

O teste custará à Air France cerca de 300 mil euros. Apesar do preço do chip, caso o sistema seja disseminado, os custos de indenizações por extravios e perdas de bagagens podem ser diminuídos.

 

 

A companhia aérea francesa assegura ser a mais confiável com as malas de seus passageiros. Onze de cada 1.000 não chegam ao destino ao mesmo tempo em que seus proprietários, o que inclui atrasos e desaparições.

 

 

EFE

 

Fonte: Jornal do Brasil OnLine

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade