Jump to content

Participação em vôos internacionais caiu de 72% em janeiro para 54% agora


LipeGIG

Recommended Posts

Folha de São Paulo - 07.07.2006

Participação em vôos internacionais caiu de 72% em janeiro para 54% agora

MAELI PRADO

DA REPORTAGEM LOCAL

 

A agonia financeira da Varig, que colocou no chão boa parte dos seus aviões de longa distância, reduziu a companhia a pouco mais da metade do mercado entre as aéreas brasileiras nos vôos internacionais.

 

A participação de mercado da empresa, que era de 66,45% em maio e de 72,13% em janeiro deste ano, despencou para 53,78% no mês passado.

 

Ganhou principalmente a TAM, que de 28,55% de "market share" em maio saltou para 37,9%. Mas ganharam também a Gol (que de 4,47% dos vôos internacionais entre as brasileiras passou a possuir 5,61%), e BRA (de 0,31% para 2,40%), segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Do ano passado para cá, a Varig deixou de voar para 15 cidades no exterior. Sem poder realizar a manutenção mais dispendiosa em aviões de sua frota -também comprometida por decisões judiciais favoráveis a empresas de leasing-, a companhia chegou a anunciar em junho a suspensão temporária de todos os vôos para os Estados Unidos e boa parte das rotas para a Europa.

 

A aérea voltou a realizar parte dos vôos e hoje atende 11 destinos internacionais.

 

Vôos domésticos

 

Os dados da Anac mostram os efeitos dos cancelamentos também na participação da Varig no mercado doméstico, que encolheu de 14,4% em maio para 10,51% em junho. A TAM cresceu e já chega a quase 50% do mercado: seu "market share" aumentou de 45,64% para 47,64% entre maio e junho. Já a Gol passou a ter uma participação de mercado de 35,05% no mês passado (ante 33,64% que registrou em maio).

 

sobe

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade