Jump to content

Gol e Tam ganham mais espaços nos aeroportos


LipeGIG

Recommended Posts

O Globo - 07.07.2006

Gol e TAM ganham mais espaços nos aeroportos

Erica Ribeiro e Geralda Doca

 

BRASÍLIA e RIO. As novas regras da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) de distribuição de espaços ( slots ) e horários de vôo (hotrans) nos aeroportos mais movimentados do país (Congonhas, Guarulhos e Brasília) favorecem TAM e Gol e podem levar a uma concentração no mercado brasileiro, alerta especialista. Pelas diretrizes, quatro em cada cinco slots /hotrans disponíveis serão reservados às companhias que já operam nessas unidades com alta densidade de vôos e freqüências. Com isso, cerca de 80% dos espaços serão das duas maiores.

 

O que não ficar sob administração de TAM e Gol será destinado às novas ou pequenas companhias, que ainda não operam nesses aeroportos ou têm menos de 21 slots por semana. Só em Congonhas existem 41 slots a serem distribuídos. Desse total, 23 foram devolvidos pela Varig à Anac.

 

Para a economista Lucia Helena Salgado, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as novas regras vão dificultar ainda mais a entrada de novas empresas em aeroportos importantes, o que vai ajudar a consolidar o duopólio, com prejuízos para a concorrência. Segundo ela, são as operações nos aeroportos que permitem às empresas crescerem:

 

— O que decepciona é que a cultura reguladora do extinto DAC permanece intocável na Anac, que não se preocupa em estimular a concorrência.

 

Pelas novas regras, para conceder os espaços, a Anac fará sorteios entre dois grupos. No primeiro, concorrem apenas as grandes e no segundo, as pequenas. Com base nisso, os técnicos da Anac contestam a manutenção de privilégios.

 

Em junho, a TAM continuou liderando no mercado doméstico com 47,64% dos passageiros transportados, seguida da Gol, com 35,05%, divulgou a Anac. A Varig teve 10,51%. Nos vôos internacionais, TAM e Gol cresceram para 37,91% e 5,61%, respectivamente. A Varig, que tinha 78,06% há um ano, ficou com 53,78%.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade