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Iberia lança comunicado sobre greve na Espanha


Guest Herson

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Iberia lança comunicado sobre greve na Espanha

 

Confira abaixo, na íntegra, o comunicado que a Iberia enviou ao mercado para minimizar os efeitos da provável greve convocada pelo sindicato dos pilotos da empresa.

 

“Diante da greve convocada pelo sindicato dos pilotos da Iberia (SEPLA) para a semana de 10 a 16 de julho, a companhia lamenta os inconvenientes que seus clientes poderão sofrer e fará tudo o que estiver em seu alcance para minimizar as conseqüências desta greve.

 

Os serviços mínimos ditados pelo Ministério de Fomento espanhol garantem a operação de todos os vôos nacionais com as Ilhas Canárias e Baleares; todos os vôos para África e Oriente Médio; a maioria dos vôos intercontinentais, sem que nenhum destino fique sem operar; e aproximadamente a metade dos europeus e peninsulares. Garantem também a operação de mais de 77% dos vôos de ponte aérea entre Madri e Barcelona. Os vôos operados pela Iberia Regional Air Nostrum (compreendidos entre IB8000 e IB8999) não serão afetados pela greve, bem como os de code share compreendidos entre IB7000 e IB7999.

 

Entretanto, a Iberia mantém negociações com seus pilotos a fim de alcançar um acordo que permita o cancelamento da greve.

Inicialmente, os vôos não afetados pelos serviços mínimos para os dias 09, 10, 11 e 12 de julho, apareceram como cancelados nos sistemas.

 

A Iberia está tomando uma série de mediadas para minimizar os inconvenientes que seus clientes possam sofrer.

 

A Iberia lamenta os inconvenientes que possam surgir e agradece a todos a colaboração e compreensão que nos será prestada.

As medidas que se estendem serão aplicadas tanto para passageiros individuais como para os de grupos, sempre que tenham bilhetes emitidos no formulário da Iberia.

 

GUIA A SER SEGUIDO PELAS AGÊNCIAS DE VIAGENS DO BRASIL

Passageiros com reserva efetuada e sem bilhete emitido.

No caso de vôo não afetados pela greve, através de um SSR se informará a necessidade de emissão imediata de bilhete.

No caso de algum vôo de PNR afetado pelo cancelamento, a Iberia anulará por completo o PNR para impedir emissão e informará a agencia através de um SSR.

Passageiros com bilhete emitido mas que ainda não iniciaram viajem.

 

Se o passageiro não iniciou sua viagem, a Iberia não arcará com as despesas extraordinárias de acomodação, alimentação, e outras.

Durante as próximas horas, os proprietários de PNR´s que contenha algum vôo cancelado dos dias 09,10,11 e 12 de julho, receberão a habitual mensagem de aviso, em que se visualizará a condição de UN do segmento afetado. Quando for possível a re-acomodação em outro vôo, será geradas uma mensagem com a oferta de viagem alternativa.

 

Reembolsos

A Iberia devolverá o valor dos bilhetes aos clientes que, afetados ou não pela greve, o solicitem dentro do mês de julho, desde que o bilhete seja IB 075 e possua algum vôo cancelado entre os dias 9 a 16 de julho.

No caso de que a reacomodação não tenha sido possível, ou ainda caso o passageiro não aceite a modificação, recomenda-se o reembolso do bilhete.

Os reembolsos estarão isentos de restrições e deverão ser realizados pela Iberia.

 

Reacomodação e Trocas de bilhetes

Antes de realizar uma re-acomodação e particularmente se o trajeto do passageiro ocorre através dos Estados Unidos, terá que se considerar os requerimentos especiais de documentação exigidos pelas autoridades norte americanas (Ver GGAIRIBUSPASSPORT). Deve ser levado em consideração também o requerimento de outros paises em relação à documentação ( Ver Reiber TIM:FV).

 

A Subdireção de Gestão de Espaço da Iberia realizará a re-acomodação dos passageiros dos vôos cancelados para os vôos que operam nas melhores condições possíveis, não garantindo a re-acomodação de todos os passageiros de vôos cancelados em outro vôo da Ibéria.

 

Diante da possibilidade de não conseguirmos reacomodar todos os passageiros, estamos realizando acordos com outras companhias.

Reacomodação em vôos da Iberia.

Quando realizar uma reacomodação se notificará automaticamente os responsáveis pelos PNR´S pelo sistema habitual de “filas”. Enquanto isso e simultaneamente, as agências de viagnsm podem entrar em contato com o escritório da Iberia para realizar reservas alternativas em vôos Iberia que operem nos dias de greve.

Uma vez conseguida a reacomodação dos vôos Iberia, a Iberia realizará a remissão por involuntary rerouting ou a revalidação manual nos casos em que proceda.

 

Reacomodação em vôos de outras companhias

Esgotadas as possibilidades de reorganizar a viagem de nosso cliente em outros vôos da Iberia, a agência de viagem se colocará em contato com os escritórios de Ibéria onde buscaremos alternativas de viagem por outras companhias aéreas , com as quais a Iberia esta estabelecendo acordos especiais para esta situação.

Se o cliente aprovar a proposta, os escritórios da Iberia realizarão a reserva e emissão do rerouting involuntary ou a revalidação manual quando proceda.

Oferta de adiar a viagem.

Se ao cliente não for interessante qualquer uma das soluções expostas acima, a Iberia coloca a sua disposição à possibilidade de

 

ADIAR SUA VIAGEM

Se o cliente optar por esta alternativa, a solicitação de nova viagem deverá realizar-se antes do dia 31 de julho e para iniciar a viagem até 31 de dezembro de 2006. A nova reserva estará sujeita a disponibilidade de lugar na mesma classe da reserva original e com as mesmas condições. Nesta primeira troca de bilhete não se aplicará penalização alguma, não sendo assim nas trocas realizadas a partir de uma emissão posterior.

Passageiros com bilhetes emitidos e que se encontram com a viagem iniciada.

 

Se o cliente esta nessa situação, a agência deverá contatar com a Iberia e realizar o mesmo procedimento dos passageiros que não iniciaram viagem.

O passageiro poderá contatar diretamente com os escritórios Iberia no seu destino para que se realizem os tramites de regularização de reserva e bilhetes segundo os procedimentos de cada Gerência Comercial.

Passageiros nessa situação podem também optar pelas alternativas de reembolso da parte não voada em caso de que proceda e que terá que realizar Iberia ou de adiar sua viagem com as mesmas condições expostas anteriormente.

Generalidades

 

O tratamento dos bilhetes confirmados para trajetos de Iberia afetados pelos cancelamentos, e que estejam emitidos em formulários de outras companhias, deverá ser feito pelas mesmas, seus agentes gerais ou um escritório da Iberia. Em qualquer caso Iberia realizará a re-acomodação desses passageiros.

 

Os passageiros com bilhetes de outras companhias em vôos com código compartido operado pela Iberia, que se vêem afetados por essa greve, serão tratados como passageiros próprios de Iberia.

 

VER PROCEDIMENTOS:

Amadeus: GG AIR IB IBHUELGA / GG AIR IB STRIKE

Galileo: GC*IB/STRIKE / GC*IB/AG STRIKE PR

Sabre: STRIKE / AG STRIKE PROCEDURES

Worldspan: G/AIR/IB0 P/32 P/59”

 

Fonte: PANROTAS

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