Jump to content

Pilotos da Iberia iniciaram greve as 0h00


LipeGIG

Recommended Posts

Pilotos da Iberia iniciaram greve às 00h00

Mais de 240 voos cancelados diariamente

 

Presstur 10-07-2006 (07h00) Os pilotos da Iberia iniciaram às 00h00 de hoje a greve convocada para prolongar-se até ao próximo domingo, depois de fracassadas as negociações que ontem se desenrolaram em Madrid sob a mediação do governo espanhol.

A criação de uma companhia low cost pela Iberia está alegadamente na origem desta greve que segundo estimativas publicadas na imprensa espanhola provocará diariamente o cancelamento de mais de 240 voos, penalizará cerca de 200 mil passageiros e provocará perdas à companhia na ordem dos 35 milhões de euros.

A companhia espanhola já informou quais os voos cancelados para os primeiros três dias de greve, entre os quais três ligações diárias entre Madrid e Lisboa.

Para ver a lista de voos cancelados clique aqui: Iberia: voos cancelados a 10, 11 e 12 Julho

A concretização da greve evidencia o insucesso das negociações que decorreram nos últimos três dias sob mediação do governo espanhol, no final das quais companhia e sindicato dos pilotos (SEPLA) apresentaram versões diferentes e trocaram acusações.

Ontem, no final de mais uma sessão negocial no Ministério do Fomento, em Madrid, o director geral da Iberia, Enrique Donaire, afirmou que os pilotos “passaram de pedir o universo para pedirem o sol, a Lua e Marte”.

Em comunicado divulgado pouco depois, a Iberia afirmava que deu garantias de manutenção dos postos de trabalho dos pilotos, mas que o sindicato apenas evoluiu de “uma aberração para outra”, exigindo avales bancários multimilionários, garantias de indemnizações milionárias e outras “exigências insólitas” e sem precedentes no ordenamento jurídico espanhol ou de outros países.

O SEPLA, que num primeiro momento após a reunião se escusou a confirmar a manutenção da greve, já veio desmentir estas acusações e responsabilizar a companhia pelo fracasso das negociações, acusando-a de ansiar pela concretização da paralisação para desencadear um processo de suspensão do direito constitucional à greve e assim “manietar os pilotos”.

“É mentira” que o SEPLA esteja a reivindicar avales milionários como garantia de manutenção dos postos de trabalho — acusa o comunicado do SEPLA, no qual o sindicato se afirma disposto a voltar à mesa das negociações.

 

VOOS CANCELADOS PARA O BRASIL:

 

IB6821 12/JUL MAD-GRU ETD 13:15

IB6820 12/JUL GRU-MAD ETD 20:30

 

Fonte: Presstur

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade