Jump to content

Varig se posiciona sobre caso com Snea


Guest Herson

Recommended Posts

Guest Herson

Varig se posiciona sobre caso com Snea

 

A Varig soltou um comunicado se posicionando em relação às ações do Snea. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, do qual fazem parte as companhias do Grupo Varig (Varig, Rio Sul e Nordeste), contesta judicialmente a aprovação da Anac em relação à transferência das ações da Varig Log para a Volo do Brasil, por considerar que se trata de transferência de capital de uma empresa brasileira para uma estrangeira.

 

Diretores do sindicato manifestaram recentemente sentirem-se ameaçados a serem processados por sua atuação neste caso.

 

 

Veja o comunicado da Varig:

 

 

“Em razão de informações divulgadas freqüentemente pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), a Varig, a Rio Sul e a Nordeste tornam pública sua posição na discussão aberta pelo referido Sindicato sobre o processo e conseqüente homologação, pela Anac, da venda da Varig Logística (Varig Log).

 

A Varig, a Rio Sul e a Nordeste são associadas fundadoras do Snea tendo, ao longo de muitos anos, contribuído para o desenvolvimento daquela entidade e para a defesa dos interesses da categoria patronal, em face do enorme desafio que representa a prestação de serviços públicos de transporte aéreo de passageiros, carga e mala postal.

 

Em junho de 2005, Varig, a Rio Sul e a Nordeste ingressaram com pedido de Recuperação Judicial, com o firme propósito de reestruturar sua situação financeira, sem solução de continuidade de suas operações e, conseqüentemente, mantendo os contratos com seus empregados, fornecedores e demais parceiros, em total sintonia com o espírito da nova Lei de Falências e Recuperação Judicial, que representa enorme avanço no ordenamento jurídico brasileiro. Um dos negócios realizados dentro deste processo foi a alienação de parte da participação da Varig no capital da Varig Engenharia e Manutenção (Vem) e no da Varig Logística (Varig Log).

 

Surpreendentemente, o Snea, entidade que, necessariamente, tem que lutar por mudanças que possibilitem às suas associadas garantias de sobrevivência no contexto altamente agressivo e competitivo do mundo globalizado, decidiu questionar a venda da Varig Log e o fez apoiado por determinadas associadas e diretores, à revelia de outros.

 

Vale lembrar que o Snea ataca processo em que não é parte – e que já foi criteriosamente avaliado e aprovado pelo Poder Judiciário, pelo Ministério Publico e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), autoridades legalmente competentes para deliberar sobre o assunto – causando com isto enormes prejuízos às empresas envolvidas.

 

Desta forma, a Varig, a Rio Sul e a Nordeste não podem aceitar passivamente que o Sindicato de sua categoria, cuja atribuição é zelar pelo interesse e sobrevivência das empresas aéreas, atue de forma predatória e parcial, defendendo interesses de parte de suas associadas.

 

Essa é a razão de a Varig, a Rio Sul e a Nordeste terem exigido ao Snea que realizasse a Assembléia Geral Extraordinária, de forma a que todas as associadas possam conhecer e discutir o assunto no fórum que lhes compete.

 

Importante ressaltar que, em agindo assim, o Snea põe também em risco todo o esforço que vem sendo feito por suas associadas Varig, a Rio Sul e a Nordeste diante das atuais dificuldades, uma vez que interfere na solução apresentada para a recuperação das empresas, o que beneficiará milhares de empregados, clientes e a sociedade em geral”.

 

Fonte: PANROTAS

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade