Jump to content

SBTF interditado


Cmte. Lira

Recommended Posts

115924.jpg

Moradores dos municípios de Tefé, Juruá, Japurá, São Gabriel da Cachoeira, Maraã, Alvarães, Jutaí, Tonantins, São Paulo de Olivença, Amaturá, Tabatinga, Eirunepé, Envira, Itamarati e Carauari poderão ser prejudicados no recebimento de encomendas via Correios até o mês de outubro deste ano. Motivo: desde ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) interditou totalmente o aeroporto de Tefé até essa data por conta da grande quantidade de urubus que circulam próximo do local.

Por meio de denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) - alegando que dois lixões existentes próximos do aeroporto estariam atraindo muitos urubus, o que poderia causar sérios acidentes durante o pouso ou decolagem de aeronaves - a Anac havia interditado parcialmente a pista no último dia 8.

 

Por isso, os vôos para a cidade estavam proibidos durante o dia, mas permitidos à noite. O sócio-gerente da AmazonNaves Táxi Aéreo, Antônio Picão, que tem a responsabilidade de transportar as encomendas dos Correios para as cidade do Oeste do Amazonas, diz que o MPF voltou a pressionar a Anac, resultando nessa medida que considera drástica.

 

"Nunca ouvi falar que urubu voe à noite. Interditar o aeroporto durante o dia faz sentido, mas no período noturno é um exagero", declara Antônio, que informa transportar 80 quilos de encomendas diariamente, como sedex, cartas, remédios, documentos do Poder Judiciário, provas de universidades e até animais.

 

Ele explica que a interdição em Tefé prejudica o vôo para outros locais porque é a única cidade, além de Manaus, que comercializa gasolina de aviação e uma das poucas que possui querosene para esse tipo de transporte.

 

Desde ontem, os vôos da empresa para as 15 cidades do interior estão paralisadas. Como conseqüência, as encomendas vindas pelos Correios ficarão estocadas no angar S do Aeroclube de Manaus, no Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul. "Até os bichos se hospedarão por aqui. Teremos que dar comida para eles sobreviverem esse tempo", ressalta Antônio.

 

fonte: www.acritica.com.br 13/07/06

Link to comment
Share on other sites

Vôos suspensos para Tefé ampliam busca por barco

 

MANAUS - A suspensão dos vôos para Tefé aquece a procura pelas viagens de barco. Sem condições de seguir pelas rotas aéreas, uma das alternativas dos passageiros é o deslocamento de avião até Coari e de lá por barco até o município situado a 520 quilômetros a oeste de Manaus.

 

A interdição foi determinada pelo juiz federal substituto da 2ª Vara, Ricardo Augusto de Sales, no dia 6 de julho, para evitar acidentes com aves de rapina e outros animais que estão sendo atraídos à área de segurança aeroportuária. O problema é ocasionado pelo depósito de lixo próximo ao aeroporto.

 

As empresas Rico e a Trip Linhas Aéreas eram as companhias que faziam vôos, quase diários, com escala no município. Saindo da capital, o vôo direto tem duração de 1 hora e 20 minutos. Saíndo de Manaus de barco são 48 horas de viagem, de acordo com informações obtidas na agência do Porto de Manaus. Os barcos saem terças, quartas, sextas-feiras e sábados, às 8h da manhã.

 

A decisão da Justiça, em caráter liminar, atendeu à solicitação do Ministério Público Federal, que requereu a interdição do aeroporto até que a área de segurança aeroportuária não esteja mais afetada pelo depósito de lixo. A decisão atinge vôos comerciais e não se aplica a casos de urgência médica e atividades militares.

 

Fonte: Portal Amazônia

Link to comment
Share on other sites

Espero que pelo menos se minimize o problema dos urubus naquela área. Agora, posso estar errado, mas para os vôos naquela região esse aeroporto era alternativa, e agora, como fica? não foram afetados os vôos pra tabatinga?

e, olha, tomara que volte logo a operar, porque a visão daquele lago, na decolagem ou na aterrisagem, é maravilhosa. :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Espero que pelo menos se minimize o problema dos urubus naquela área. Agora, posso estar errado, mas para os vôos naquela região esse aeroporto era alternativa, e agora, como fica? não foram afetados os vôos pra tabatinga?

e, olha, tomara que volte logo a operar, porque a visão daquele lago, na decolagem ou na aterrisagem, é maravilhosa. :(

SBTT até onde sei continua operando....

principal alternativo de SBEG eh Santarém (ILS, comprimento da pista maior e td mais). O prefeito de Tefé já disse que o municipio não tem recurso para solucionar a curto prazo o problema do aterro sanitário próximo ao aeroporto.

Suponho que Rico e Trip passem a operar na noite praquelas bandas

Link to comment
Share on other sites

Pra uma região como a nossa que depende tanto do transporte aereo, é uma medida dificil de ser tomada, porem necessaria.

 

Agora, o Aeroclube mal suporta as aeronaves, imagina as cargas que deveriam ir pra SBTF....

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade