Jump to content

"Vale do Paraíba ergue centro aeroespacial"


boulosandre

Recommended Posts

Gazeta Mercantil

 

São José dos Campos (SP), 26 de Junho de 2008 - O primeiro Centro Empresarial Aeroespacial do Brasil surge em Caçapava, cidade da região do Vale do Paraíba e na vizinhança do pólo aeronáutico de São José dos Campos (SP). O empreendimento abrigará 474 empresas, entre prestadores de serviços e fabricantes de pequenos aviões de linha esportiva, executiva e agrícola e deve começar a operar em setembro de 2009.

O empreendimento, de capital privado, é uma iniciativa da Penido Construtora e Pavimentadora, de São José dos Campos. Com investimento de R$ 10 milhões e área de 100 alqueires, o núcleo terá pista de pouso, área de controladoria de vôo e espaço para instalação de escolas técnicas e cursos universitários ligados ao setor aeronáutico. Os terrenos variam entre 1,5 mil metros quadrados até 35 mil metros quadrados e serão financiados pela empreendedora em até 150 vezes. Segundo o idealizador e diretor da Penido Construtora, Rogério Penido, o projeto poderá comportar até 10 mil postos de trabalho e está arquitetado para ser referência na aviação executiva, como uma alternativa natural aos empresários que necessitam se deslocar para São Paulo, Rio de Janeiro, Campos do Jordão (SP), Ilhabela (SP) e Angra dos Reis (RJ).

Apenas dois dias após o lançamento, 70 terrenos foram reservados no centro. Entre os potenciais compradores está uma empresa espanhola interessada em se instalar no pólo aeronáutico formado em torno da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

O empreendimento comportará ainda hotel, restaurante, lanchonetes, bancos, espaço destinado a lojas e infra-estrutura de segurança patrimonial e de vôo. Fazem parte do projeto também sistemas de alerta sobre descargas elétricas atmosféricas e de monitoramento ambiental remoto. Os sistemas atuam por meio de satélites.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade