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Operadores portugueses cancelam charter Porto-Maceió-Natal


Diego Airways

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Operadores cancelam charter Porto-Maceió-Natal e voo suplementar para Cancun

 

 

Os operadores que contratam em conjunto os charters para Brasil e Caraíbas decidiram uma nova redução da oferta de voos neste Verão, tendo optado por não realizar o Porto – Maceió – Natal, que era uma das novidades deste Verão, e não fazer um voo suplementar para Cancun — confirmou ao PressTUR fonte da operação.

Estes dois voos estavam programados para serem realizados em avião da euroAtlantic, mediante contrato com o broker Jetway.

Além destes dois cancelamentos, o grupo de operadores, de que fazem parte Club 1840, Entremares, Iberojet, Mundovip e Travelplan no caso dos voos para nordeste brasileiro, decidiu prolongar por mais duas semanas a oferta actual para estes destinos, reduzida a um voo por semana para Porto Seguro e Natal, em lugar de dois.

Inicialmente os operadores tinham indicado que essa redução seria entre 18 de Maio e 29 de Junho, mas as promoções que já têm no mercado evidenciam que a situação se mantém a 6 e 13 de Julho.

O “desdobramento” ocorre, assim, só a partir de 19 e 20 de Julho, quando voltarão a ter dois voos por semana, um aos sábados, para Porto Seguro e Salvador, e o outro aos domingos, para Natal e Recife.

Esta será toda a sua oferta para nordeste brasileiro no Verão, época alta da actividade, o que significa que será idêntica à da época baixa.

Um dos operadores que participou na reunião, na terça-feira, em que foi decidido reduzir a oferta de charters, e fazê-lo suprimindo os voos contratados ao broker Jetway, fez questão de frisar ao PressTUR que esta opção não traduz qualquer desagrado ou falta de confiança neste “parceiro”.

Os operadores concluíram que tinham que “enxugar” a oferta, face à “situação do mercado” e este “era o elo mais fraco, não pela Jetway, mas pelo parceiro que encontrou para esta operação”, disse, referindo-se à euroAtlantic, companhia a que o broker recorreu para assegurar um avião quando falhou a hipótese anunciada inicialmente de o fazer com a brasileira Oceanair.

O operador ouvido pelo PressTUR disse que a maioria dos participantes na reunião considerou “inaceitáveis” as “pressões para que a terraBrasil também participasse nos voos” a realizar no avião da euroAtlantic e acrescentou que ficou “assumido o compromisso” de voltarem a trabalhar com a Jeway “num futuro breve”.

“A Jetway teve sempre um comportamento muito correcto”, disse o mesmo operador, que elogiou designadamente a forma e rapidez como o broker reagiu a um problema com um avião da Oceanair quando da operação de reforço da Páscoa passada.

Este operador referiu-se explicitamente às declarações de Tomaz Metello, presidente da euroAtlantic, que é o maior accionista do operador Sonhando, sobre as condições do contrato com a Jetway.

“Ok, eu dou o avião, mas se a terraBrasil também entrar”, disse Tomaz Metello, no final da conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2007, em finais de Maio (Clique para ler: “euroAtlantic diz que só há avião para charters se terraBrasil também participar”).

 

- Fonte - PressTur

 

 

terraBrasil também reduz para dois voos e “começa o Verão” mais tarde

 

 

A terraBrasil, marca do operador Sonhando, que no Verão passado teve o maior volume de oferta charter para o nordeste brasileiro também este ano tem no mercado apenas dois voos, em lugar de três inicialmente anunciados, e vai começar mais tarde do que indicara.

A terraBrasil foi, aliás, a primeira a reduzir a oferta em Maio, quando parou o único voo que tinha para o nordeste brasileiro e passou a ter apenas programação em voos da TAP.

Inicialmente, a terraBrasil indicou que interrompia o voo entre 18 de Maio e 29 de Junho, mas os seus charters para o Verão só vão começar a 20 Julho, com a ligação a Porto Seguro e Salvador, e a 24 de Julho, no caso do charter para Natal.

A oferta que a terraBrasil tem no mercado, por outro lado, não inclui o destino São Luís do Maranhão, que chegou a ser anunciado também este ano, numa operação idêntica à que a fez em 2007, isto é, com um voo conjugado com Fortaleza.

O operador teve disponível no seu site um folheto em que anunciava “A cidade dos azulejos e lendas”, com voos entre 25 de Julho e 12 de Setembro, mas há algumas semanas que São Luiz não consta da programação anunciada em terrabrasil.pt.

São Luís do Maranhão era um dos destinos bandeira da terraBrasil, que foi o primeiro operador a avançar com o seu lançamento em Portugal, há dois anos, quando o grupo Pestana, um dos accionistas da Sonhando, comprou o actual Pestana São Luís.

Nesse primeiro ano, a terraBrasil teve um charter para São Luís, com Mundovip e Abreu, e no ano passado, em que já não fazia parte do grupo de operadores que contrata os charters em conjunto, manteve o destino, conjugado com Fortaleza.

 

- Fonte - PressTur

 

 

Bom, então resumindo, os charters Portugal-Nordeste para a próxima temporada ficam da seguinte forma:

 

- a partir de 19/07/2008 (sábados) - Lisboa - Porto Seguro - Salvador - Lisboa (operadoras Club 1840, Entremares, Iberojet, Mundovip e Travelplan) - voando Sata Internacional

 

- a partir de 20/07/2008 (domingos) - Lisboa - Recife - Natal - Lisboa (operadoras Club 1840, Entremares, Iberojet, Mundovip e Travelplan) - voando White Airways

 

- a partir de 20/07/2008 (domingos) - Lisboa - Porto Seguro - Salvador - Lisboa (operadora terraBrasil) - voando Sata Internacional

 

- a partir de 24/07/2008 (quintas-feiras) - Lisboa - Natal - Lisboa (operadora terraBrasil) - voando White Airways

 

 

- Sata Internacional - CS-TGU, CS-TGV, CS-TKM, CS-TKN - 18C/204Y - 222 assentos

- White Airways - CS-TKI - 12C/225Y - 237 assentos, CS-TDI - 18C/184Y - 202 assentos

 

1363618.jpg 1213139.jpg

 

>> http://www.airliners.net/photo/SATA-Intern...-304/1363618/L/

>> http://www.airliners.net/photo/White-Airwa...-304/1213139/L/

 

Abraço!

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Guest SkyMember

É realmente uma pena esta crise... Mostra como o Nordeste já ficou "defasado" perante ao mercado português! Mas insisto em dizer, porque não usam os vôos da TAP?! Creio ser mais rentável do que ficar nessa "dança do caboclo doido" mudando sempre a programação dos charters! Ao menos que usassem o LIS-NAT-LIS da TAP que tem tido baixa ocupação, assim uniria o útil ao agradável!

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Bom dia.

Antes demais digo que sou português.

Esta noticia vem contradizer a vontade das pessoas que costumam ir de férias, e isto porquê ?

Porque os preços têm aumentado bastante para o nordeste brasileiro, e com certeza que este cancelamento de voos não ajuda. O voo charter é sempre mais barato do que contratar em companhias regulares como a TAP.

Por outro lado o nordeste brasileiro não consegue oferecer a mesma qualidade que as caraíbas oferecem , falo por experiência própria, e em termos de preços nao há uma grande diferença.

A causa principal da redução é também a crise que a europa atravessa em termos económicos , e em tempos de crise só os melhores sobrevivem ...

Penso que o nordeste brasileiro tem que melhorar a qualidade da sua oferta e subir um nível mais acima se quer atrair turismo de qualidade e não turismo sexual.

Quero deixar bem claro que não falo de hoteis, falo da rua, da segurança, das pessoas em geral, das lojas ...

Para terminar digo que gostei bastante da minha estadia no brasil enquanto turista ( Natal + Pipa).

 

Cumprimentos cordiais,

Pedro Rodrigues

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Operador cancela um voo e reprograma operação

 

terraBrasil retira escala em Salvador e coloca voo de Porto Seguro com Natal

 

Presstur 02-07-2008 (13h05) A terraBrasil, marca do operador Sonhando, cancelou um dos dois charter para nordeste brasileiro anunciados para o Verão deste ano e reprogramou a operação, passando a ter um voo de Lisboa para Porto Seguro e Natal — disse ao PressTUR o seu administrador, Eduardo Pinto Lopes.

O cancelamento leva a que o operador tenha deixado de ter oferta charter para Salvador.

Anteriormente o operador tinha programado dois voos, um deles para Porto Seguro e Salvador, em avião Airbus A310 da SATA, de 222 lugares, e o outro para Natal, também em Airbus A310, mas da White, de 237 lugares.

“Não podíamos manter a oferta para o Brasil quando o mercado não está a absorvê-la em temporada alta”, justificou Eduardo Pinto Lopes.

“Analisando a operação vimos que [as vendas para] Salvador não estava a evoluir e não valia pena contaminar Porto Seguro. A opção foi adequar a oferta à realidade do mercado”, acrescentou o administrador da Sonhando.

Eduardo Pinto Lopes referiu ao PressTUR que as reservas estão a evoluir a “ritmo muito lento” e que mesmo essa evolução tem sido ditada por ofertas de preço.

Nas últimas semanas, vários operadores têm feito promoções com preços muito abaixo não apenas dos que constam dos catálogos, como até das promoções que lançaram anteriormente.

Estas promoções, porém, não têm evitado cancelamentos de charters, em número superior ao que se verificou no ano passado, apesar de haver genericamente uma redução do número de lugares.

As operações de longo curso são as que têm sido mais afectadas, o que responsáveis do sector contactados pelo PressTUR dizem traduzir a tendência entre os clientes para não prescindirem de viajar nas férias, mas cortarem nos orçamentos de viagens.

Esta tendência leva a uma procura maior de destinos de proximidade, até porque são aqueles em que a escalada dos preços dos combustível tem tido um efeito menor em termos de subida das sobretaxas, embora se verifique em muitos casos que os preços finais este ano não traduzem, nomeadamente nos charters de longo curso, o agravamento por essa via, denotando que os operadores têm estado a baixar os chamados preços base (antes de taxas).

Fontes do mercado disseram ao PressTUR que o mercado das viagens de lazer está “claramente” a sofrer com a actual conjuntura económica, que penaliza principalmente os destinos de “volume”, que são aqueles cuja procura assenta em clientes com poder de compra mais limitado e que são os que estão a ser mais penalizados pela situação da economia portuguesa e internacional.

“Mas essa situação não pode mascarar que há um problema agravado com os destinos do nordeste brasileiro”, acrescentam, apontando como exemplo o facto de a TAP já admitir reduzir o número de voos para esses destinos (Clique para ler: TAP já admite reduzir voos nordeste Brasil. Volta a queixar-se de falta de promoção).

 

Sucessão de cancelamentos

A operação da terraBrasil este ano para o nordeste brasileiro, com mais esta redução, fica apenas com um voo por semana, a partir de 20 de Julho.

O operador tinha começado por indicar três voos por semana, um deles para Porto Seguro e Salvador, outro para Natal e o terceiro para Fortaleza e São Luís do Maranhão.

A terraBrasil, porém, tem aumentado a oferta de programas de viagens para o Brasil em voos da TAP, tanto para o nordeste (Fortaleza, Porto Galinhas) como outros destinos, designadamente Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, e ainda para a Argentina (Clique para ver: Promoções terraBrasil).

Com a redução de mais um voo pela terraBrasil, a oferta charter de Portugal para o nordeste brasileiro fica resumida no Verão deste ano a três voos charter, já que nas últimas semanas também os operadores Club 1840, Entremares, Iberojet, Mundovip e Travelplan, que contratam os voos em conjunto, cancelaram operações.

O último dos cancelamentos por parte destes operadores foi na última semana de Julho, quando decidiram suprimir aquele que seria o único voo à partida do Porto, servindo Maceió e Natal.

Esta operação já era uma reprogramação em função da decisão de não avançarem com a contratação de um avião ao broker Jetwat, que seria um Boeing 767 da euroAtlantic (Clique para ler: Operadores cancelam charter Porto-Maceió-Natal e voo suplementar para Cancun).

Inicialmente esse grupo de operadores tinha previsto manter a chamada operação base, com um voo Porto Seguro – Salvador, em A310 da SATA, e um voo Natal, em A310 da White, e contratar três voos à Jetway, dois deles de Lisboa, um dos quais para Recife e o outro para Porto Seguro e Maceió, e o terceiro à partida do Porto, para Recife e Natal (Clique para ler: Jetway contrata B767 à euroAtlantic para fazer charters para o nordeste brasileiro).

Os cancelamentos de charters para o nordeste brasileiro começaram a 18 de Maio, quando a terraBrasil suspendeu o único voo que mantinha, para Porto Seguro e Natal, e os operadores Club 1840, Entremares, Iberojet, Mundovip e Travelplan reduziram de dois para um (suprimindo as escalas em Salvador e Recife), que passou a fazer Porto Seguro e Natal.

Essas reduções foram anunciadas para o período de 18 de Maio a 29 de Junho em ambos os casos, mas desde então tanto a terraBrasil quanto Club 1840, Entremares, Iberojet, Mundovip e Travelplan adiaram o início da chamada operação de Verão.

 

http://www.presstur.com/site/news.asp?news=15641

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Guest SkyMember

A oferta charter ficou resumida a:

 

LIS-BPS-SSA-LIS operado por A310 da SATA nos sábados a partir do dia 19

LIS-REC-NAT-LIS operado por A310 da White nos domingos a partir do dia 20

LIS-BPS-NAT-LIS operado por A310 da SATA nos domingos a partir do dia 20 (vôo exclusivo TerraBrasil)

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Guest
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