Jump to content

Aeroporto Regional da Zona da Mata


Recommended Posts

Fonte: jornal PANORAMA, 02/07/2008

 

A abertura do Aeroporto Regional da Zona da Mata pode acontecer em outubro, mais de um ano após a homologação para vôos diurnos, conferida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A informação foi divulgada na coluna de Mônica

Bergamo, ontem, na “Folha de São Paulo”. Segundo a nota, a Aeronáutica espera a instalação de equipamentos de

navegabilidade e o corte de metade de um morro próximo da pista, que atrapalha a decolagem e o pouso de aviões.

 

Na Aeronáutica, no entanto, ninguém soube informar como está o processo de abertura do aeroporto. O PANORAMA apurou, contudo, que um plano específico de zona de proteção de aeródromo está em andamento no órgão. O documento é necessário para que a Anac publique portaria homologando a operação de vôos noturnos por instrumento e também receber pousos e decolagens de grandes aeronaves.

 

Na Infraero, a assessoria afirmou que o órgão não é responsável pela administração do terminal aeroviário e, sendo assim, não poderia dar informações sobre o cronograma de obras para a abertura da pista. No entanto, a reportagem do PANORAMA constatou, em matéria publicada no dia 12 de maio, que 11 funcionários da Infraero trabalhavam no local. Para que a homologação para vôos por instrumento aconteça, o Secretaria de Transporte e Obras Públicas do Estado (Setop), responsável pela construção do terminal, deve enviar o certificado do plano de proteção para a Anac. Segundo a Setop, a responsabilidade pela elaboração do documento é da Aeronáutica.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Fonte: jornal PANORAMA, 02/07/2008 (pág.2; Opinião)

 

Promessa de Goianá

 

Há certas coincidências que chamam atenção, embora não sejam novas nas práticas subliminares da política em tempo de campanha eleitoral. É quando afloram antigas promessas, essas que têm fôlego apenas o suficiente para atrair a população,

desaparecem logo depois de serem contados os votos, e só retornam na eleição seguinte. No código de enganação da política viciada figura a crença de que as pessoas esquecem facilmente o que ouviram, e ficam esperando a campanha seguinte.

 

Para confirmar que eleição enseja promessas, divulgou-se, ontem, que o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, marcou para outubro a inauguração do aeroporto de Goianá. Uma coincidência com o período eleitoral, permitindo desconfiar que no embalo da nova promessa o que se pretende é favorecer o candidato a prefeito simpático aos planos palacianos

de Minas. Aduziu o comandante que há empresas interessadas na utilização do aeroporto para terminal de cargas, o que autoriza indagar: se o aeroporto está pronto e se há interessados na exploração de seus serviços, por que tanta demora para colocá-lo em funcionamento? E por que acioná-lo em plena campanha eleitoral?

 

Esse aeroporto é assunto refogado há cinco anos, já alimentou duas campanhas eleitorais. Está condenado a ser assunto para a terceira.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade