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Credores da Varig rejeitam proposta e crise se agrava


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Valor Econômico - 18.07.2006

Credores da Varig rejeitam proposta e crise se agrava

Janaina Vilella e Ana Paula Grabois*

 

Os credores da Varig rejeitaram ontem, em assembléia, as alterações no plano de recuperação judicial da companhia feitas com base na proposta de compra apresentada pela VarigLog. A aprovação do documento era pré-condição para a realização do leilão da empresa, previsto inicialmente para amanhã. O resultado da votação será encaminhado à Justiça do Rio, que tomará uma decisão sobre os rumos da companhia. A rejeição do plano e da oferta da VarigLog poderá levar a Varig a falência, uma vez que a empresa tem sobrevivido graças ao aporte emergencial de recursos feito pela ex-subsidiária, no valor de até US$ 20 milhões.

 

O Sindicato dos Aeronautas e a VarigLog encaminham hoje à Justiça do Rio um pedido de impugnação da votação. O principal argumento é de que o credor GE Capital Aviation Services (GE CAS) teria utilizado um artifício para multiplicar os seus votos na assembléia. A GE tem voto com os credores das classes 2, fundo Aerus e empresas de leasing, e 3, estatais e empresas de leasing, entre outros. "Se a Varig falir a responsabilidade será da GE. Esperamos uma decisão final da Justiça", disse o presidente da Varig, Marcelo Bottini. O executivo disse ter informações de que a GE teria vendido seus créditos para o JP Morgan. A suposta transferência dos créditos, segundo Bottini, não foi comunicada à Varig.

 

Credores de peso da Varig, como o fundo de pensão Aerus e as estatais, votaram a favor das modificações do plano, mas como a contabilização dos votos é feita com base em dois critérios - o número de representantes de cada classe de credor e o volume da dívida que cada um a receber - o documento acabou sendo rejeitado.

 

Para a proposta da VarigLog ser aprovada, ela precisava ter a maioria dos votos nos dois parâmetros de contagem. A rejeição se deu pelos votos individuais. Na classe 2, por exemplo, 94,4% dos presentes votaram contra as modificações do plano. Mas se considerado o volume de créditos a receber, o voto contrário representou apenas 5,8% do total de créditos. Na classe 3, a proposta foi vetada por 57,1% dos presentes e por 18,8% do total dos créditos.

 

O advogado da Varig, Fabio Carvalho, explicou que a GE Capital tem cerca de 20 representantes entre os credores da aérea, por usar empresas com diferentes sedes em paraísos fiscais. Em sua avaliação, dependendo da decisão da Justiça, ainda é possível que o leilão aconteça amanhã. "Apesar de a GE não ter maioria no crédito a receber, eles ganharam (na votação) por cabeça", disse Carvalho.

 

O novo plano de recuperação da Varig prevê o pagamento aos credores em até 20 anos, a garantia de que Fundação Ruben Berta (FRB) permanecerá afastada do comando da Varig "velha" até que todas as dívidas sejam quitadas, e o pagamento das indenizações trabalhistas, estimadas em até US$ 90 milhões. A empresa antiga permanecerá em recuperação e herdará um passivo de cerca de R$ 7 bilhões.

 

Caso o leilão ocorra, a empresa que assumir a nova Varig, de acordo com o plano, terá o compromisso de fazer duas emissões de debêntures conversíveis em participação de até 10% do capital da nova empresa no valor de R$ 100 milhões às classes 1 (trabalhadores) e 2 (Aerus e empresas de leasing) de credores. O valor dos títulos para cada classe é de R$ 50 milhões com prazo de vencimento de dez anos. Infraero, BR Distribuidora e Banco do Brasil, que integram a classe 3 de credores, também poderão participar do rateio das debêntures das classes 1 e 2, uma vez que tiveram o direito equiparado à classe 2.

 

O potencial comprador ainda terá que garantir à Varig que permanece em recuperação judicial um fluxo operacional, estimado em 2007, em R$ 19,14 milhões. Esses recursos serão provenientes do aluguel dos imóveis, do Centro de Treinamento e de aeronaves, que permanecerão com a Varig "velha". A estimativa é de que em 2016 esse fluxo chegue a R$ 40,95 milhões. (* Do Valor Online)

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