Jump to content

Curso de piloto privado de aeronaves chega em Rio Branco


Recommended Posts

Curso de piloto privado de aeronaves chega em Rio Branco

 

O curso de PPA em implantação em Rio Branco é embasado em plano de disciplina, obedecendo criteriosamente às normas de segurança e da legislação aeronáutica, com instrutores com formação superior em ciências aeronáuticas e atuantes na atividade aérea.

 

Em virtude das atuais necessidades impostas pela globalização as opções de trabalho na área da aviação civil são vastas, há carência de mão-de-obra especializada em praticamente todos os setores da atividade aérea comercial. O aviador pode trabalhar em táxis aéreos, empresas aero-agrícolas, empresas privadas, companhias aéreas, entre outras. Para se qualificar como piloto de aeronaves a pessoa deve primeiro realizar o curso de formação de aviadores, aberto a pessoas de ambos os sexos, maiores de 16 anos e que tenham concluído ou que possam concluir o ensino fundamental até o final do módulo prático de vôo.

 

A abertura do mercado para aviadores deve-se, entre outros fatores, a criação do sistema tarifário, “Low Fare” (baixa tarifa) que disponibilizou, para o público geral, tarifas aéreas super-reduzidas, que por serem acessíveis a um número maior de pessoas, ampliaram substancialmente a demanda por vôos, abrindo o mercado para captação de mão de obra especializada na atividade aérea.

 

Para os interessados na carreira aeronáutica ou aerodesportiva, um convênio entre empresas de táxi aéreo e o Aeroclube de Rondônia – ACR viabilizou o Curso de Piloto Privado de Avião – PPA para os cidadãos acreanos.

 

O curso é realizado em duas etapas, a primeira constitui-se de aulas teóricas que abrangem inco matérias específicas da área, onde o aluno aprenderá os regulamentos de tráfego aéreo, as teorias de vôo e aerodinâmica (mecânica do vôo), a influência dos fatores meteorológicos na atividade aérea, o funcionamento e utilização das aeronaves e seus sistemas e os métodos de orientação e deslocamentos em vôo.

 

Após o término do curso os alunos prestarão exame junto a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e após aprovação poderá ingressar na segunda etapa do curso que compreende as aulas práticas de vôo. Esta nova fase de formação constitui um total de 40 horas/vôo no mínimo, que serão realizadas em horários obrigatoriamente diurnos a critério do aluno. Nessas aulas o aluno aprenderá a pilotar a aeronave mediante exercícios de coordenação, curvas, procedimentos de pouso, decolagem, emergências simuladas e comunicação com os órgãos de controle.

 

O módulo teórico do curso de PPA tem início previsto no dia 04 de agosto de 2008. Contudo, as inscrições para a primeira turma a ser formada em Rio Branco já se encontram abertas e estender-se-ão até o dia 11 de agosto, podendo ser realizadas na RIMA Aerotáxi – Aeroporto Internacional de Rio Branco Box 02 – ou pelos telefones: (68) 3211 – 1094 ou (68) 9984 – 6194, em horário comercial.

 

As aulas serão ministradas na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Acre (ao lado do CNA Cursos de Idiomas – Habitasa) com duração prevista de 17 semanas, das 19:30 as 22:40h, de segunda a sexta, sendo que após o segundo mês de curso haverá aulas também aos sábado das 14:00 as 17:00h.

 

A Coordenação de Cursos do Aeroclube de Rondônia informa ainda que os interessados em formar uma turma para o período vespertino devem contatar a organização, pois havendo quorum possivelmente haverá uma turma nesse período também.

 

Entre os dias 18 a 30 de julho será disponibilizado para o público geral palestras sobre o panorama da aviação comercial no Brasil e no mundo, as perspectivas da qualificação profissional na área da aviação assim como os objetivos do curso e da instituição Aeroclube de Rondônia. Os diretores de escolas, interessados em divulgar entre seus alunos os detalhes para o ingresso nessa fascinante carreira podem contatar o coordenador de cursos do Aeroclube pelo telefone (68) 9211–3103.

 

O curso de PPA em implantação em Rio Branco é embasado em plano de disciplina, obedecendo criteriosamente às normas de segurança e da legislação aeronáutica, com instrutores com formação superior em ciências aeronáuticas e atuantes na atividade aérea.

 

Maiores informações sobre o curso e as palestras podem ser obtidas no local das inscrições ou pelos telefones já mencionados.

 

Fonte: Noticias da hora.com

 

Link to comment
Share on other sites

Durante o programe do Jo, assisti a entrevista do Armando Nogueira ... nela, ele afirmou ter destruído toda a aviação do Acre na década de 40 ... num acidente em vôo de instrução.

 

Boa sorte desta vêz ao Aeroclube de Rio Branco. :thumbsup:

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade