Jump to content

Decola primeiro vôo de carga de Taiwan para a China em 57 anos


-GustavoK-

Recommended Posts

Fonte: Terra Notícias

 

 

O primeiro vôo direto de um avião de carga entre Taiwan e China nos últimos 57 anos decolou hoje do aeroporto Chiang Kai-shek de Taipé para Xangai, informou a imprensa local.

 

"É um momento histórico", disse o porta-voz da China Airlines, Johnson Sun, sobre o vôo de cerca de três horas que será completado por um Boieng 747 da companhia.

 

A ilha começou a reduzir as restrições de vôos para a China em 2001 e as primeiras viagens de passageiros diretos foram realizadas este ano, por causa do Ano Novo chinês, embora as aeronaves tenham tido que passar pelo espaço aéreo de Hong Kong para cumprir a formalidade de passar por um terceiro lugar.

 

A ilha só permite os vôos diretos - sem a mudança de avião, mas passando pelo espaço aéreo de outro território - nos principais feriados do calendário chinês.

 

Os empresários taiuaneses pressionam há muito tempo o Governo de Taipé para que autorize vôos diretos, já que há centenas de milhares de empresários taiuaneses na China, onde têm cerca de US$ 100 bilhões investidos. As viagens aéreas normais feitas entre Taiwan e China passam por Hong Kong ou Macau.

 

O Governo taiuanês considera que os vôos diretos entre China e Taiwan necessitam de um acordo prévio com Pequim, para garantir que a ilha não terá sua segurança ameaçada.

 

O governante Partido Democrata Progressista conseguiu, no mês passado, bloquear no Parlamento - onde a oposição conta com uma ligeira maioria - uma proposta para liberar os vôos diretos para a China.

 

Taiwan e China estão em conflito desde 1949, quando o Governo nacionalista do militar Chiang Kai-shek foi derrotado pelo Partido Comunista e se refugiou na ilha, chamada então de Formosa. A China não reconhece Taiwan como um país soberano e considera a ilha como parte de seu território.

 

EFE

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade