Jump to content

Varig Log arremata Varig, que passa a se chamar Aéreo


-GustavoK-

Recommended Posts

Fonte: INVERTIA

 

 

A Varig foi arrematada por R$ 52.324.800 pela Varig Log em leilão realizado nesta quinta-feira no hangar da aérea no aeroporto Santos Dumont, centro do Rio. A partir de agora, o nome jurídico da companhia será Aéreo Transportes Aéreos. O nome fantasia da empresa, Varig, será mantido.

 

O leilão apenas oficializou a proposta de compra que vinha sendo analisada desde o dia 23 de junho, já que nenhum outro investidor se apresentou como concorrente. A operação, porém, pode ser contestada na Justiça.

 

O juiz responsável pelo caso, Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), afirmou na terça-feira que há margem judicial para que o arremate seja questionado. Isso porque Ayoub reverteu o resultado da assembléia de credores da empresa que decidiu rejeitar a realização do leilão.

 

Ele anulou os votos contrários ao evento de cerca de 20 subsidiárias de leasing (aluguel de aeronaves) ligadas à multinacional norte-americana General Eletric. Porém, segundo Ayoub, ficou comprovado que as instituições já haviam repassado os créditos para um grupo financeiro e não tinham mais direito de voto.

 

Proposta

 

A Varig será dividida em duas empresas, conforme prevê a proposta de compra da Varig Log. A Varig "nova", ou Varig Operacional, deve ficar com no máximo 2 mil funcionários. Já a Varig "velha", Varig Comercial ou Varig Relacionamento herdará todas as dívidas da aérea, que passam de R$ 7 bilhões.

 

Além disso a empresa "antiga" deve contar com 50 trabalhadores, um avião que faz a linha São Paulo-Porto Seguro, o centro de treinamento de tripulantes e o fretamento de aeronaves. Ainda não está claro o que acontecerá com os outros 9 mil funcionários da empresa, pontos que colocou em risco a aprovação da oferta em assembléia.

 

Porém, segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, "não é a Varig Log que vai responder isso, nem a Varig 'nova'. Quem tem que responder isso é o departamento de recursos humanos da Varig 'velha', que vai demitir".

 

Outro ponto sensível era a possibilidade da manutenção da Fundação Ruben Berta no controle da Varig "velha", mas o juiz responsável pelo caso, Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), garantiu que a Fundação ficará afastada até o final do processo de recuperação jucial da empresa.

 

Smiles

 

O programa de milhagens da Varig, o Smiles, será mantido e todos os compromissos já assumidos serão cumpridos.

 

Segundo leilão

 

A operação de hoje foi a segunda tentativa de leiloar a Varig. O primeiro leilão da empresa aconteceu no dia 8 de junho, mas foi cancelado no dia 23 do mesmo mês por falta de fundos do arrematante, o consórcio NV Participações, liderado pela entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV).

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade