Jump to content

Varig suspenderá todos os vôos, exceto RJ e SP


Red Angry Bird

Recommended Posts

Fonte: Estadão.

http://www.estadao.com.br/ultimas/economia.../jul/20/286.htm

 

A suspensão vale para vôos nacionais e internacionais e vai até o dia 28 de julho

 

 

Renata Stuani

 

SÃO PAULO - A Varig informou no final da tarde de hoje que suspenderá de amanhã até o dia 28 de julho todos os seus vôos domésticos e internacionais, com exceção da Ponte Aérea Rio-São Paulo (Santos Dumont-Congonhas). No período, a freqüência diária da ponte será elevada de 10 para 36.

 

Segundo a empresa, este é o primeiro passo na estratégia de recuperação definida pela VarigLog, que hoje arrematou a Varig em leilão. Os passageiros que têm reservas e bilhetes emitidos para os demais vôos domésticos ou internacionais serão acomodados em outras companhias aéreas, de acordo com os procedimentos do Plano de Contingência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em vigor desde 21 de junho.

 

A partir do dia 28, as demais rotas, tanto domésticas quanto internacionais, serão retomadas gradativamente. "Com isso, a Varig poderá rapidamente retomar seu crescimento e aumentar sua rentabilidade", diz nota da empresa.

 

Negociações

 

Para manter o funcionamento da companhia aérea, a VarigLog terá de negociar com empresas de leasing para voltar a operar com aeronaves que hoje estão paradas, sob ameaça de arresto. Aliás, este será o principal desafio da VarigLog.

 

O juiz da 8ª Vara Empresarial do Rio, Luiz Roberto Ayoub, solicitará à Justiça americana a extensão do prazo que protege as aeronaves da Varig de arresto. Amanhã será realizada em Nova York uma audiência para discutir o assunto. O representante da VarigLog, João Luiz Souza, acredita que agora as negociações serão melhores porque a empresa já tem autoridade para fechar acordos em nome da Varig.

 

Atualmente uma consultoria, contratada pela VarigLog, trabalha para analisar quais os aviões que estão em melhores condições e seriam mais vantajosos para a Varig reaver, além de analisar também as aeronaves que estão paradas hoje sob ameaça de arresto. Segundo ele, será com base nessas informações que a nova companhia poderá definir sua malha e o número de funcionários que irá ter. "Acredito que em 10 a 15 dias já se possa responder a essas perguntas", disse.

 

O grupo está negociando parcerias com empresas aéreas, entre elas a Aeroplas canadense para dar fôlego à nova empresa. Entretanto, destacou que nada foi assinado oficialmente até o momento. Os executivos confirmaram o interesse de reaver todas as rotas da Varig que foram suspensas e hoje estão sendo atendidas por outras companhias aéreas dentro do plano de contingência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

Manutenção das linhas

 

A nova empresa formada a partir da venda da Varig para a VarigLog terá 30 dias após a homologação da operação para comprovar que tem condições de manter todas as suas linhas. Caso contrário os slots (horários e espaços para pouso e decolagem nos aeroportos) serão redistribuídos para outras companhias.

 

O presidente da Agência , Milton Zuanazzi, explicou que, nos últimos meses, a companhia aérea deixou de operar várias rotas, que foram atendidas por outras empresas em um plano de contingência preparado pela Anac. Disse ainda que a autorização do órgão para a nova companhia que será criada para incorporar os ativos da Varig dependerá do cumprimento dos pré-requisitos exigidos pela agência.

 

Hoje a Varig conta apenas com 16 aviões em atividade e opera somente 20% dos vôos de sua malha original. São apenas 14 cidades no Brasil, o que fez a participação de mercado da empresa despencar para 4,9% na primeira quinzena de julho. A malha internacional, que já incluiu todos os continentes, hoje se resume a Frankfurt, Londres, Miami e Nova York. Com tão poucos vôos - e com a falta de dinheiro para oferecer de castanhas a bebidas -, até a Sala VIP no aeroporto de Guarulhos foi desativada.

 

Hehe, fechem o tópico, perdi para o SF por um minuto...

Desculpem a falha!

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade