Jump to content

Itamaraty trará 200 brasileiros do Líbano em vôo da TAM


LipeGIG

Recommended Posts

Itamaraty trará 200 brasileiros do Líbano em vôo da TAM

 

Agência Estado

 

 

14:19 23/07

 

 

O Itamaraty informou que um avião da TAM irá resgatar na próxima quarta-feira parte dos brasileiros que estão no Líbano, alvo de bombardeios de Israel há mais de uma semana. O grupo, de 200 pessoas, entre turistas e brasileiros que moram no país, deve embarcar na cidade de Damasco, na Síria. O plano de resgate ainda não foi detalhado pelo Ministério das Relações Exteriores

 

A estratégia, segundo o Ministério, inclui ainda outros vôos para retirar os brasileiros que até agora não conseguiram sair do país. Na última sexta-feira, o governo brasileiro precisou adiar o plano de resgate por falta de segurança. O governo do Brasil negocia vôos com outras empresas aéreas do País para fazer os resgates.

 

O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim está em Genebra para participar das negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), mas interrompeu o encontro com outros ministros para falar com o chanceler da Síria, com o gabinete do chanceler de Israel e com o próprio presidente Luis Inácio Lula da Silva. O ministro fez um relato da situação atual dos brasileiros ao presidente

Link to comment
Share on other sites

Que outras empresas aéreas brasileiras poderiam atender o chamado do governo?!!

A GOL não tem aviões capazes, a BRA tem apenas um wide-body (767) e a Varig nem sabe qtos aviões tem em condições, portanto sobrou para a TAM.

SF

Link to comment
Share on other sites

Essa semana estava assistindo na TV a entrevista do pessoal do Itamaraty responsável por esse "resgate" e estava pensando exatamente isso. Um dos embaixadores estava falando que o governo brasileiro estava conversando com as cias aéreas pra conseguir ajuda e tal... mas simplesmente não há o que conversar! A única cia em condições de fazer algo é a TAM e ponto final. O que as outras cias podem fazer é oferecer apoio dentro do Brasil pra "repatriar" esse pessoal toda pros seus lugares de origem, mas ir buscá-los no oriente médio, só a TAM mesmo. Não há o que discutir.

Link to comment
Share on other sites

E pelo jeito a TAM irá aproveitar o retorno de um dos A330 que estava wet-leasado para a Etihad, ou seja, não gastará nada e ainda fará um ótimo marketing com isto:

 

 

Vôo com 150 brasileiros do Líbano chega amanhã

 

 

 

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo 150 brasileiros que estavam no Líbano saiu esta tarde de Adana, na Turquia, e deve chegar a São Paulo amanhã à tarde. Hoje, às 15h, horário do Líbano, também partiu um navio canadense com 73 brasileiros para a Turquia. Um avião da TAM também fará o transporte.

 

Na madrugada de hoje, chegou a Adana um comboio com 85 brasileiros e mais cinco libaneses casados com brasileiros e dois venezuelanos, a pedido da embaixada da Venezuela.

 

Alem disso, a TAM vai enviar a Damasco, na Síria, um Airbus que deve chegar na quarta-feira e pousará em São Paulo, à noite, com 225 passageiros. Deve haver um segundo vôo a Damasco. O avião estava arrendado para uma companhia dos Emirados Árabes.

 

No total, já foram retirados mais de 500 brasileiros do Líbano.

 

Amanhã sairá o primeiro comboio de ônibus do Vale do Beka, no Lìbano, com cerca de 500 pessoas pela manhã. O trajeto do comboio foi objeto de intensas negociações, de acordo com o embaixador Everton Vieira Vargas. As autoridades autorizaram apenas a utilização da fronteira norte.

 

http://noticias.terra.com.br/brasil/intern...6-EI306,00.html

SF

Link to comment
Share on other sites

TAM envia avião para resgatar brasileiros que deixam o Líbano

 

Por Natuza Nery

 

BRASÍLIA (Reuters) - A companhia área TAM entrou na operação de emergência do governo para resgatar brasileiros que desejam sair do Líbano. Uma aeronave partirá de Damasco, Síria, na próxima quarta-feira, trazendo 225 passageiros, informou o Ministério das Relações Exteriores neste domingo.

 

"Estamos muito confiantes com a parceria que está se fazendo entre o governo e as companhias aéreas para retirarmos, o mais rápido possível, todos os brasileiros que desejam sair do Líbano", afirmou nesta tarde o embaixador Everton Vargas, um dos coordenadores do grupo de apoio aos brasileiros no Líbano.

 

Ele afirmou que a operação não terá custo ao governo brasileiro e que a empresa privada de aviação está disposta a realizar, pelo menos, mais uma viagem de mesmo trajeto. A data, porém, ainda não está definida.

 

"As conversas com a TAM não envolveram ressarcimento", acrescentou, esclarecendo que a aeronave da TAM encontra-se na região dos Emirados Árabes e fará uma escala em Damasco para embarcar os brasileiros que deixaram o território libanês, fugindo dos ataques israelenses.

 

Até o final da próxima semana, a Força Aérea Brasileira fará, em dois aviões, quatro viagens à região do conflito para resgatar cerca de 440 passageiros que desejam retornar ao Brasil.

 

A missão de resgate trabalha também para retirar os brasileiros que ainda estão sob risco dos bombardeios. Mais um comboio de ônibus foi destacado para retirar, terça-feira, cerca de 500 pessoas do Vale do Bekaa, região montanhosa que ainda sofre ataques israelenses.

 

Um outro comboio já havia sido organizado para retirar, do mesmo local, 405 cidadãos. Diplomatas brasileiros negociam com autoridades israelenses o transporte em segurança dos veículos.

 

"Nós esperamos que todos os brasileiros saiam o mais rápido possível do Líbano", afirmou Vargas.

 

Pelos cálculos do Ministério, há cerca de mil brasileiros no Vale do Bekaa querendo retornar ao Brasil.

 

Os comboios sairão do Líbano pela fronteira Norte do país, após o governo de Israel informar que a saída, embora mais demorada, é mais segura.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou neste domingo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para se atualizar das novidades sobre a operação de resgate.

 

O governo ainda avalia a necessidade e as implicações de enviar navios para retirar brasileiros do Líbano.

 

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2006/07/...t1928u2263.jhtm

Link to comment
Share on other sites

Talvez a aeronave da TAM em questão seja o MVA que ao invés de voltar em traslado fará este vôo. Parabéns a TAM pela iniciativa.

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade.. como será que fazem a divisão entre Primeira Classe, Executiva e Econômica ? :thumbsup:

 

Felipe

 

Certamente na base da gentileza hehe .. idosos, gestantes, deficientes, etc.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Depoimento de um colega no orkut:

 

"

Adler 23/07/2006 21:24

eu estava de reserva hoje e por pouco nao fui acionado pra esse voo, pois estava faltando um cmro, eles foram de extra pra Paris, depois iriam ficar em Dubai e dai sim no outro dia vao fazer dubai-Damasco-guarulhos, acho bom ter uma aeronave disponivel pra fazer esses voo, pois todos os outros avioes estao na rota, dificil tirar um deles "

Link to comment
Share on other sites

Grace,

 

Quase certo que será o MVA voltando para o Brasil apos o wet-lease para a Etihad.

 

Ele já estava em pintura em Dubai, e devia estar com vôo de retorno marcado pois precisa ser reconfigurado para voar para Nova York (com Primeira Classe e as novas poltronas da Business da TAM)

 

Pode até ser que isso tenha sido feito em Dubai.

 

Felipe

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade.. como será que fazem a divisão entre Primeira Classe, Executiva e Econômica ? :ohyes:

 

Felipe

 

Hehehe, ontem pensei exatamente a mesma coisa. Sei lá, talvez eles não utilizem a Primeira Classe. =P =)

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade