Jump to content

Nota à imprensa sobre o Galeão

C010T3

Recommended Posts

NOTA À IMPRENSA SOBRE O GALEÃO

10/10/2008

Sobre os comentários que vêm sendo atribuídos ao Aeroporto Internacional do Galeão, cabe ressaltar que a nova Diretoria Executiva da Infraero tem, há um ano, ou seja, desde que assumiu a gestão da Empresa, envidado todos os esforços para alavancar as melhorias necessárias no Galeão.

O aeroporto, que, infelizmente, ficou anos sem investimentos, agora tem as duas pistas em excelente estado, uma delas, inclusive, foi reformada recentemente, em junho deste ano, reforçando a prioridade com a segurança de vôo.

Os passageiros que chegam ao Galeão hoje percebem o ritmo das obras em andamento. Independentemente das decisões políticas acerca da possível privatização do Galeão, a empresa divulga as melhorias que vêm sendo realizadas neste ano e também as previstas até 2010:

OBRAS EM ANDAMENTO:

a) Melhorias emergenciais no Terminal de Passageiros 1 (TPS-1) de tal forma a serem aproveitadas na grande modernização pela qual o terminal passará, tão logo termine a conclusão e reforma do Terminal de Passageiros 2. (TPS-2)

b) A força-tarefa em ação envolve a troca de todos os elevadores e escadas rolantes, reforma de sanitários e revitalização de todas as pontes de embarque do Terminal de Passageiros 1.

c) Começou, em 15 de setembro, a recuperação de 43 banheiros do Terminal de Passageiros 1. As obras serão divididas em seis fases e, em cada fase, sete banheiros serão contemplados.

d) Reforma e Adequação dos Sistemas de Pátios e Pistas (substituição de placas de concreto, das juntas metálicas das taxiways e readequação das sinalizações horizontais). Contrato assinado para início das obras.

e) Revitalização do sistema elétrico que atende o sistema de pátios e pistas do aeroporto. Obras já iniciadas.

f) Alargamento das interseções dos sistemas de pátios e pistas 10/28 e 15/33 para operação das aeronaves A340/600 e A380 (Contrato assinado).

g) Aquisição de 360 monitores LCD e processadores para substituição do Sistema de Informação de Vôo atual (executada, aguardando obras complementares para instalação).

h) Abertura de 3 canais de inspeção de passageiros doméstico, visando a diminuição de filas nas entradas das salas de embarque (obra executada).

i) Aumento de 100% de operadores das passarelas telescópicas (finger), visando maior celeridade aos processos de embarque e desembarque.

j) Reforma do sistema de auxílio à Navegação Aérea (ALS), nas cabeceiras das pistas. Término previsto para janeiro de 2009.

k) Elaboração do projeto de reforma do prédio do Teca-exportação, incluindo projeto de nova cobertura, concluído em agosto de 2008.

OBRAS POR INICIAR :

a) Reforma com substituição do piso e revestimentos de diversas áreas do TPS-1 (3º pavimento, mezaninos de desembarque, salas de embarque e saguão). Fase: início em 14 de outubro.

b) Fornecimento e instalação de elevadores nos TPS 1 e TPS 2. Licitação em fase final.

c) Fornecimento e instalação de escadas rolantes nos TPS 1 e 2. Licitação em fase final.

d) Novo sistema de esteiras de bagagens do TPS 2. Prazo previsto de execução da obra: Início em março de 2009, término em agosto de 2010.

e) Instalações elétricas e de ar condicionado do TPS 2. Prazo previsto de execução da obra: Início em março de 2009, término em junho de 2010.

f) Equipamentos eletrônicos e de telemática do TPS 2. Prazo previsto de execução da obra: Início em fevereiro de 2009, término em junho de 2010.

g) Adequação da atual área em operação do TPS-2.Prazo previsto de execução da obra: Início em fevereiro de 2009, término em novembro de 2010.

Vale lembrar os recursos para o Galeão até 2010:

Terminal de Passageiros 1: R$ 221,5 milhões

Terminal de Passageiros 2: R$ 280 milhões

Sistema de Pistas e Pátios: R$ 74,5 milhões

Terminal de Cargas: R$ 24 milhões

TOTAL: R$ 600 milhões

É necessário esclarecer que a empresa é apenas uma administradora de aeroportos. Os mesmo pertencem ao Governo Federal, que é quem decide sobre possíveis novos modelos de gestão para os aeroportos.

Outro tema recorrente são as críticas de que a empresa não estaria preparada para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O planejamento da Infraero para a COPA 2014 está contido no planejamento da empresa ora sendo implementado nos seus principais aeroportos, que prevê a ampliação e adequação das capacidades às estimativas de demanda previstas para os mesmos. Vários projetos e obras (com investimentos incrementados pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC) já estão em andamento nos principais aeroportos brasileiros. A estimativa de investimentos em aeroportos de todo Brasil é de R$ 3,89 bilhões, entre 2007 e 2010. Desse total, R$ 2,89 bilhões serão repassados pela União e R$ 1 bilhão como contrapartida da Infraero. Os aeroportos das prováveis cidades-sede da COPA 2014 já foram ampliados ou estão com planejamento para expansão e adequação de suas capacidades para os próximos anos. Além disso, caso seja necessário, procedimentos operacionais diferenciados podem ser implementados durante a realização dos jogos visando dar maior celeridade, conforto e segurança aos usuários.

Assessoria de Imprensa da Infraero

imprensa@infraero.gov.br

uHu !

Acho que das medidas mais interessantes será a instalação dos LCD's e a reforma do piso do TPS1. Isso certamente vai reduzir em muito a idéia de atraso do Aeroporto.

A primeira mexida no GIG que surtiu efeito sem dúvida é a maior oferta de vôos inernacionais. Antes às 21h o TPS2 era uma verdadeira obra de engenharia desperdiçada, e na quinta consegui ver o que muito esperava ver, um mundo de passageiros (mais de 700) esperando vôos da United, TAP, TAM e Varig (UA para IAD, TAM para CDG/CCS/MIA, TAP para LIS e Varig para EZE)

Basta fazerem o resto que com certeza o GIG vai se tornar uma opção interessante para muita gente, um aeroporto confortável que nunca vai estar completamente lotado, mas que permite ao passageiro relaxar.

:)

Hum, se tudo isso for verdade, a Infra nao esta(va) dormindo no ponto...

Mas...sera' verdade?

E agora, com uma possivel concessao 'a iniciativa privada, como fica?

:uhm:

Só um adendo em relação aos banheiros... no TPS1 já "reformaram" alguns banheiros do 3º piso. A única coisa que há de novo é o teto e a iluminação. De resto permanece intacto e com o mesmo cheiro insuportável que invade o corredor das lojas. No geral, tenho percebido realmente uma preocupação maior da administração local em resolver problemas de imediato. As escadas e esteiras rolantes não completam mais aniversários de inoperância, as goteiras nos dias de chuva já começam a deixar saudades (consequentemente não vemos mais o carnaval de baldes coloridos espalhados pelo aeroporto), tem sempre alguém fazendo algum reparo em alguma área, a equipe de limpeza tá mais atenta em detalhes, etc. Mas ainda há problemas com ar condicionado, apagões, banheiros e, claro, burocracia.

as goteiras nos dias de chuva já começam a deixar saudades (consequentemente não vemos mais o carnaval de baldes coloridos espalhados pelo aeroporto)

O grande teste está chegando, com a época de chuvas. Vamos ver nos dias de grandes temporais de verão, se realmente não precisaremos mais dos famosos baldes. Tomara que não! :thumbsup:

Realmente, o fim daqueles monitores de fundo do famoso azul da "Tela Azul da Morte" parece que saíram da década de 80. Trocá-los por monitores de LCD vai ser muito bom.

Uma das poucas "antiguidades" que pode ser mantida são aqueles placares de vôos. Apesar de precisarem de uma reforminha (novas plaquinhas - de vez em quando a gente vê ali de relance companhias que já deixaram o aeroporto há anos - e alguma limpeza), quem não ama aquele farfalhar quando mudam os vôos? Me lembro de outro dia estar em POA, com aqueles placares eletrônicos... muito mais legal o placar antigo!

Outra antiguidade sem dúvida é o próprio TPS1 com seu colorido design anos 70. Só espero que as obras ajudem a iluminar o aeroporto (trocar o piso escuro do terminal seria uma boa; snme os vidros da sala de embarque são meio beges... não sei se foi sujeira ou minha imaginação, mas poderiam colocar transparentes) e dar-lhe um aspecto renovado sem descaracterizá-lo desse estilo.

Uma das poucas "antiguidades" que pode ser mantida são aqueles placares de vôos. (...) quem não ama aquele farfalhar quando mudam os vôos?
Realmente, o "farfalhar" é mt legal :thumbsup: , até pq, era comum em mts aeroportos do mundo e, inclusive, apareciam em propagandas de cias aéres ou em mts propagandas que se passavam em aeroportos. Mas acho que sua substituição é inevitável pq sua manutenção deve ser bem mais complicada. Ter que inserir cidades e logomarcas de cias, CMP e TPU, por exemplo, não têm suas logomarcas ali, deve ser mais demorado do que num sistema eletrônico, e é aí que entra a questão: seria fundamental um painel que contivesse, diferentemente dos painéis do T2, a logomarca das cias, não só pq é bonito mas tb, pq é uma forma do pax identificar a cia na hora de procurar seu vôo no painel. Outra coisa importante é a letra a ser utilizada, novamente, as letras dos painéis do T2 são mt feias e, dependendo da posição em que vc estiver, o reflexo impede uma boa leitura.
...de vez em quando a gente vê ali de relance companhias que já deixaram o aeroporto há anos...
Mas é justamente esse, o grande barato do "farfalhar"!!! :ohyes: Eu adoro ver ali cias como PAA, APL, SAS, :wub_anim: e outras que só estão ali por serem as principais empresas de bandeira de seus países e que só foram, ou são, utilizadas em fretamentos pq tais cias nunca operaram regularmente no GIG. Quando vem um vôo da MYT, por exemplo, vc sabe que não vai ver ali a logomarca dela. Porém, quando vem um da QFA ou da ELY, suas logomarcas estão lá e aparecem na indicação do vôo.
Outra antiguidade sem dúvida é o próprio TPS1 com seu colorido design anos 70. Só espero que as obras ajudem a iluminar o aeroporto (...) e dar-lhe um aspecto renovado sem descaracterizá-lo desse estilo.
Concordo plenamente, só que tem um detalhe: o colorido, pelo menos, os que caracterizam os setores com suas respectivas cores é da década de 90, vieram com as reformas que fizeram para a ECO-92 aliás, por isso que acho totalmente injusto chamar o visual interno do T1 do GIG de antiquado :thumbsdown_still: . Antes disso, no lugar daquelas estampas, td era verde escuro, sendo os setores identificados por letras.

Outra coisa que acho que nunca comentei: aquelas pilastras pintadas de branco estão podres de horrívies :suicide_anim: , quando eram pretas com a faixa vertical prateada, era bem mais bonito pois combinava com os balcões de check-in que são prateados com uma faixa horizontal preta. Além disso, as placas de informação, que eram mt mais bonitas, foram substituídas pelas msms usadas no T2 :thumbsdown_still: e não combinam em nada com o padrão estético do T1.

o colorido, pelo menos, os que caracterizam os setores com suas respectivas cores é da década de 90, vieram com as reformas que fizeram para a ECO-92 aliás, por isso que acho totalmente injusto chamar o visual interno do T1 do GIG de antiquado :thumbsdown_still: . Antes disso, no lugar daquelas estampas, td era verde escuro, sendo os setores identificados por letras.

Caro Electra,

Minha primeira vez no Galeão ocorreu exatamente no ano que que você nasceu e me recordo do verdão que era aquele terminal então único e também do preto dominante nas colunas. Sempre me diverti lendo aqui no forum sobre o estilo 'anos 70' (sic) dos painéis coloridos, sendo que os mesmo vieram após a reforma de 91/92 conforme você citou. Tinha dúvidas sobre a cor original por isso nunca me atrevi comentar, mas tinha certeza que o colorido tão malfalado NUNCA viera antes de 1990!

Abraços

Pois é, dayniac. Mt coisa mudou na reforma que fizeram pra ECO-92, tirando a perda do terraço :thumbsdown_still: :ranting_1: :angry: :( , td pra melhor. Não sei como ficará depois da próxima reforma :uhm: .

Uma coisa interessante pra se observar esses detalhes são cenas de novelas que se passaram no GIG. Não sou chegado a novelas mas, olhando de relance ou girando os canais, uma vez ou outra aparecem cenas legais nessas reprises que passam de vez em quando e pode-se observar detalhes que não existem mais. Foi numa dessas cenas, há mt tmp atrás, que mostrava uma personagem fugindo do Brasil que vi o verde escuro predominante no T1 do GIG.

Foi numa dessas cenas, há mt tmp atrás, que mostrava uma personagem fugindo do Brasil que vi o verde escuro predominante no T1 do GIG.

Não era a Cláudia Raia ou alguém muito parecida? Eu lembro dessa cena.

Era a Lúcia Veríssimo na novela "O salvador da pátria". Quando vi esta cena, a novela estava sendo reprisada.

Outras cenas que me lembro são de uma discussão entre um casal, Tarcísio Meira e Bruna Lombardi, no estacionamento, acho que a novela era "De corpo e alma". Outra é do Evandro Mesquita com a Maria Zilda Bethlem em que esta entra num taxi e deixa o Evandro Mesquita pra trás na novela "Top Model". De novelas, só me lembro destas. Mas, com certeza, há outras.

Quer ver outra coisa legal?! Ultimamente, no intervalo dos jogos da Globo, tem passado um pequeno programa chamado "Baú do esporte", as vezes passa uma coisa do tipo "Quando a seleção voltou..." e aí mostra o saguão. Mais legal, ainda, são programas que falam sobre a anistia, em 1979! É certo deles mostrarem um anistiado saindo do terminal em meio a multidão tendo ao fundo, a fachada interna do GIG onde tb predominava o verde escuro. Enfim, em qq programa sobre memória, podem aparecer cenas como essas. Atualmente, creio que o programa em que mais aparece este tipo de cena seja o "Arquivo N" da Globo News.

hehehe noveleiros :D

pois bem, tinha no youtube

a MARIA DE FÁTIMA ACCIOLLY chegando no Galeão em 1988 vindo do Sul.

não encontrei o link, uma pena

a cena é ótima, da pra ouvir o speech antigo da Iris e tudo mais, ela pega um taxi 'OPALÃO' que a leva até Copacabana, e claro que ela não paga, da um olé no motorista hehe

novela Vale Tudo!

Huahuahua! Eu assistia a uma novela ou outra. Hoje em dia, é insuportável... Mas, essa cena eu vi no Vale a pena ver de novo, quando estava esperando para assistir à Sessão da Tarde... ai ai... lembranças nostálgicas de infância.

pois bem, tinha no youtube

a MARIA DE FÁTIMA ACCIOLLY chegando no Galeão em 1988 vindo do Sul.

não encontrei o link, uma pena

a cena é ótima, da pra ouvir o speech antigo da Iris e tudo mais, ela pega um taxi 'OPALÃO' que a leva até Copacabana, e claro que ela não paga, da um olé no motorista hehe

novela Vale Tudo!

Acho que é essa:

http://br.youtube.com/watch?v=NB44DEPIH_U

Realmente, o "farfalhar" é mt legal :thumbsup: , ...... Mas é justamente esse, o grande barato do "farfalhar"!!! :ohyes: Eu adoro ver ali cias como PAA, APL, SAS, :wub_anim: e outras que só estão ali por serem as principais empresas de bandeira de seus países e que só foram, ou são, utilizadas em fretamentos pq tais cias nunca operaram regularmente no GIG. Quando vem um vôo da MYT, por exemplo, vc sabe que não vai ver ali a logomarca dela. Porém, quando vem um da QFA ou da ELY, suas logomarcas estão lá e aparecem na indicação do vôo.

Realmente isso é muito nostalgico...

Toda vez que estou no GIG pra assumir ou chegando de um voo.., fico olhando o painel "Farfalhando!!!"..rsrsrsr., e é muito bom ver ali empresas como a ElAl, PanAm.., e.., IraqiAir.., Lembro de um 707 deles.., e de um 747 em Seguida.., era moleque e algumas vezes ia pro RJ.., e via essas maquinas da Iraqi no Galeao.., a maioria pouco antes e no começo da Guerra do Golfo, transportando Funcionarios da Mendes Junior para as obras no Iraque!.

Muito nostalgico mesmo..,m ainda que em GRU.., tenham colocado os paineis eletronicos(3 Telas de LCD de 103" na posiçao Vertical para cada Placar Eletronico antigo..), ainda que esses paineis sejam estiizados..., e façam o Barulho do Farfalhar... nao tem o mesmo charme e nostalgia dos originais.

Caso realmente se acabem..., Resta a Opçao de ir no MoMa(Museum of Modern Art) de NYC, onde tem um exemplar Conservadíssimo.., com a Plaqueta da SOLARI UDINE, e muito mais carregado de Logos do que esses do GIG.., rsrsr., Passei quase 30 minutos la na frente admirando e vendo cidades do mundo inteiro.., com cias dos mais diversos lugares.., Como Llubljana, Moscow (Sheremytyevo), Heraklion, e Empresas como LOT, Aeroflot(Logo Antigo), Braathens-SAFE, Braniff.., e vi passar o da nossa Antiguíssima Varig. porem nao vi nenhum aeroporto brasileiro nos 30 minutos que la passei.., mas nao tem como de remeter a infancia(A Minha.., pois nao sou tao velho!!, rsrsr, quem é mais velho isso remete a Adolescencia.., ou já a Maturidade na carreira..rsrsr)

Quem dera conservassem ao menos UM painel desses em Otimo estado.., na area mais movimentada do aeroporto.., a título de Nostalgia e Conservaçao de Obra de Arte, pois é assim que o mesmo é tratado no MoMa!.

Abraços..!

Rogeriouzz

O speech da Iris Lettieri é algo que eu quero ver perpetuado no Galeão para o resto dos tempos também! Inclusive acho que, se um dia tiver trem-bala entre Rio e SP, ela deveria ser a voz que anunciaria os trens nas estações.

e.., IraqiAir.., Lembro de um 707 deles.., e de um 747 em Seguida.., era moleque e algumas vezes ia pro RJ.., e via essas maquinas da Iraqi no Galeao.., a maioria pouco antes e no começo da Guerra do Golfo, transportando Funcionarios da Mendes Junior para as obras no Iraque!
Só informando, a Iraqi operou no GIG de 1978 a 1990. O Jumbo, que era da versão Combi, vinha quando tinha armamento pra levar daqui pra lá e, detalhe que não sei se tds sabem, :secret: se o avião ficasse mt pesado de armamentos, os pax eram desembarcados e seguiam por outras cias, tipo SWR e DLH, pois os armamentos tinham prioridade.
Caso realmente se acabem..., Resta a Opçao de ir no MoMa(Museum of Modern Art) de NYC, onde tem um exemplar Conservadíssimo.., com a Plaqueta da SOLARI UDINE, e muito mais carregado de Logos do que esses do GIG.., rsrsr., Passei quase 30 minutos la na frente admirando e vendo cidades do mundo inteiro.., com cias dos mais diversos lugares.., Como Llubljana, Moscow (Sheremytyevo), Heraklion, e Empresas como LOT, Aeroflot(Logo Antigo), Braathens-SAFE, Braniff.., e vi passar o da nossa Antiguíssima Varig. porem nao vi nenhum aeroporto brasileiro nos 30 minutos que la passei..,
Impressionante! Nunca ia imaginar uma coisa dessa!
Quem dera conservassem ao menos UM painel desses em Otimo estado.., na area mais movimentada do aeroporto.., a título de Nostalgia e Conservaçao de Obra de Arte, pois é assim que o mesmo é tratado no MoMa!
Apoiadíssimo :rolleyes: :thumbsup: !!!

Gostei mesmo foi da campainha antes dos speechs da Iris Lettieri. Tá...lu...lu...lu !

:)

Em Manaus essa campainha era diferente, mas igualmente interessante.

Como será q era feita ?

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade