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Avião perde o controle ao pousar no Bacacheri


Mineirinho

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10/outubro/2008

 

Um avião de pequeno porte, do modelo Bandeirante, perdeu o controle ao pousar às 18h20 desta sexta-feira (10), no aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Ele vinha de Sorocaba, no interior paulista, e, no momento que encostou na pista, derrapou e foi parar na pista lateral. Estavam a bordo apenas o piloto e o co-piloto e nenhum dos dois ficou ferido. Não foi informado o nome do proprietário do avião, apenas que ele tem capacidade para 14 lugares. A Base Aérea do Bacacheri informou que o caso será investigado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por isso, somente depois será possível avaliar os fatores que contribuíram para o acidente, que normalmente são falhas mecânicas ou humana. Com o incidente, o avião sofreu pequenos danos em uma das hélices e no trem de pouso. Ainda segundo a Base Aérea do Bacacheri, no horário do pouso as condições de tempo eram boas e havia visibilidade da pista. O Cindacta 2 , que fica no aeroporto, informou que só vai se pronunciar sobre o fato na segunda-feira.

 

 

Fonte: Gazeta do Povo

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via Aeroforum:

 

"PT-TAW, ex-CX-VIP".

"O Bandeco que era mesmo recém chegado, e digo recém porque ele tava pousando pela primeira vez no Bacacheri sendo a Weiss como sua proprietária".

 

Ps: a foto nem a fonte são minhas.

band1.jpg

 

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via Aeroforum:

 

"PT-TAW, ex-CX-VIP".

"O Bandeco que era mesmo recém chegado, e digo recém porque ele tava pousando pela primeira vez no Bacacheri sendo a Weiss como sua proprietária".

 

Esse CX-VIP não era da uruguaia VIP? essa aeronave fazia os vôos do Aerparque para Carrasco há uns 4 anos atrás!

 

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Se vinha de sorocoba, chuto que vinha da CONAL. Agora vai voltar pra lá (com sorte...)

 

Uma pena !

 

A Weiss faz a manutenção de seus bandecos no Bacacheri mesmo, pelo menos fazia até o ano passado, pois tinha um em TBO lá.

 

Uma pena mesmo o que aconteceu, todo mundo que vôo na Weiss adora voar lá, inclusive tem piloto lá que não sai por nada.

 

Abraços

 

Matheus

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Se vinha de sorocoba, chuto que vinha da CONAL. Agora vai voltar pra lá (com sorte...)

 

Uma pena !

 

 

Não sei não mas eu o vi esta semana e ele estava no pátio da NHR

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(...)no horário do pouso as condições de tempo eram boas e havia visibilidade da pista.

10/10/2008 SBBI 101940 09009KT 9999 BKN012 BKN020 15/12 Q1020=

10/10/2008 SBBI 102000 09009KT 9999 BKN012 BKN020 15/12 Q1020=

10/10/2008 SBBI 102030 06011KT 9999 BKN008 BKN011 15/12 Q1020=

10/10/2008 SBBI 102100 07008KT 9999 SCT005 OVC007 15/13 Q1020=

10/10/2008 SBBI 102200 07008KT 9999 BKN007 OVC011 14/12 Q1021=

 

Pousei 15 minutos antes do ocorrido e tava bem chatinha a final do VOR36, desde o bloqueio do VOR36 a 6000' cheio de camada com "furos" (visto que estava BKN)...se avistava o Jockey Clube, porém bem em cima da pista estava a camada, nada "grave" porém bem "enjoado".. mas não tem nada de condições de tempo "boas" não! jornal michuruca e sem embasamento pra divulgar isso! Se estivesse "boa" estava visual e não estava, não estava o fim do mundo de ruim, VOR36 tranquilo mas "boa" também não estavam as condições, eu diria que "médias" :cutuca: .

Só depois da investigação para concluir algo, porém vê-se muita garra da tripulação para dominar a máquina.

Pessoal da Weiss muito bacana e logo logo tudo se resolve.

 

Abraços :thumbsup:

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le1

 

acho que as aeronaves sob a égide do RBHA 135, tem de ter sim o CVR......

não sei se o E110 em questão já o tem, mas acho que a partir de janeiro de 2008 já seria obrigatório.

não me lembro da IAC específica, mas até onde eu sabia, é obrigatório o GPWS (TAWS) e o CVR.

posso estar enganado....nao sei....

 

abraço.

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le1

 

acho que as aeronaves sob a égide do RBHA 135, tem de ter sim o CVR......

não sei se o E110 em questão já o tem, mas acho que a partir de janeiro de 2008 já seria obrigatório.

não me lembro da IAC específica, mas até onde eu sabia, é obrigatório o GPWS (TAWS) e o CVR.

posso estar enganado....nao sei....

 

abraço.

 

Pior que vc levantou essa questão, e era minha dúvida justo no RBHA 135 porque creio que algumas coisas mudaram ... meu último ano no Bandeco foi em 92, e até então, o RBHA 135, não exigia a instalação desse equipamento... e dando uma checada rápida agora, verifiquei que o E 110 está incluído no parágrafo " f " do 135.152a, na lista de exceções ... e acaba não sendo aplicáveis devido a data de fabricação ( antes de 11/10/91) e acaba não sendo enquadrado na classificação por assentos ( 10- 19) RBHA 135.152 , pois, se não me falha a memória, o PT SOF por exemplo, é um E 110- P1, sendo o último da linha de produção em série... justo antes desta data.

 

Não enquadraram o Bandeco

 

Já no E 120, é previsto o equipamento estar instalado ...

 

Abraços !

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Se vinha de sorocoba, chuto que vinha da CONAL. Agora vai voltar pra lá (com sorte...)

 

Uma pena !

 

Ele estava em Sorocaba sim.. eu vi ele quando chegou.. veio voando.. mas chegou todo fudido.. foi feito tudo nele.. tudinho pela oficina WAS e nao pela CONAL....

 

Os bandeirantes tem VCR sim.. pelo menos no RBHA 135.. agora. ter eh uma coisa. funcionar eh outra....

 

Uma pena.. ele tava novinho..

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Pior que vc levantou essa questão, e era minha dúvida justo no RBHA 135 porque creio que algumas coisas mudaram ... meu último ano no Bandeco foi em 92, e até então, o RBHA 135, não exigia a instalação desse equipamento... e dando uma checada rápida agora, verifiquei que o E 110 está incluído no parágrafo " f " do 135.152a, na lista de exceções ... e acaba não sendo aplicáveis devido a data de fabricação ( antes de 11/10/91) e acaba não sendo enquadrado na classificação por assentos ( 10- 19) RBHA 135.152 , pois, se não me falha a memória, o PT SOF por exemplo, é um E 110- P1, sendo o último da linha de produção em série... justo antes desta data.

 

Não enquadraram o Bandeco

 

Perfeita explicação! Matou a pau!

Obrigado por compartilhar o conhecimento!

Valeu aí!

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Desculpe-me o erro ... só agora acessei parte do texto no RBHA 135 sobre o CVR ... deve estar instalado ... :thumbsup: Desculpem-me ... mas, o FDR fica dispensado .

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O texto não ficou muito claro... mas no parágrafo "F" do 135.151, aeronaves acima de 10 assentos para paxs, fabricadas após 01/01/2003 .devem possuir tal equipamento ... portanto, entendi que o Bandeco não está enquadrado nesta obrigatoriedade, segundo, o próprio parágrafo deste RBHA 135.

 

Esta questão sempre levantou dúvidas à todos. Quem souber especificamente de algo diferente ... é só postar ... e mais uma vêz, desculpem-me o "equívoco" ...

 

Abraços !

 

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