Jump to content

Avião perde o controle ao pousar no Bacacheri

Mineirinho

Recommended Posts

10/outubro/2008

Um avião de pequeno porte, do modelo Bandeirante, perdeu o controle ao pousar às 18h20 desta sexta-feira (10), no aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Ele vinha de Sorocaba, no interior paulista, e, no momento que encostou na pista, derrapou e foi parar na pista lateral. Estavam a bordo apenas o piloto e o co-piloto e nenhum dos dois ficou ferido. Não foi informado o nome do proprietário do avião, apenas que ele tem capacidade para 14 lugares. A Base Aérea do Bacacheri informou que o caso será investigado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por isso, somente depois será possível avaliar os fatores que contribuíram para o acidente, que normalmente são falhas mecânicas ou humana. Com o incidente, o avião sofreu pequenos danos em uma das hélices e no trem de pouso. Ainda segundo a Base Aérea do Bacacheri, no horário do pouso as condições de tempo eram boas e havia visibilidade da pista. O Cindacta 2 , que fica no aeroporto, informou que só vai se pronunciar sobre o fato na segunda-feira.

Fonte: Gazeta do Povo

via Aeroforum:

"PT-TAW, ex-CX-VIP".

"O Bandeco que era mesmo recém chegado, e digo recém porque ele tava pousando pela primeira vez no Bacacheri sendo a Weiss como sua proprietária".

Ps: a foto nem a fonte são minhas.

band1.jpg

via Aeroforum:

"PT-TAW, ex-CX-VIP".

"O Bandeco que era mesmo recém chegado, e digo recém porque ele tava pousando pela primeira vez no Bacacheri sendo a Weiss como sua proprietária".

Esse CX-VIP não era da uruguaia VIP? essa aeronave fazia os vôos do Aerparque para Carrasco há uns 4 anos atrás!

Se vinha de sorocoba, chuto que vinha da CONAL. Agora vai voltar pra lá (com sorte...)

Uma pena !

A Weiss faz a manutenção de seus bandecos no Bacacheri mesmo, pelo menos fazia até o ano passado, pois tinha um em TBO lá.

Uma pena mesmo o que aconteceu, todo mundo que vôo na Weiss adora voar lá, inclusive tem piloto lá que não sai por nada.

Abraços

Matheus

Se vinha de sorocoba, chuto que vinha da CONAL. Agora vai voltar pra lá (com sorte...)

Uma pena !

Não sei não mas eu o vi esta semana e ele estava no pátio da NHR

(...)no horário do pouso as condições de tempo eram boas e havia visibilidade da pista.

10/10/2008 SBBI 101940 09009KT 9999 BKN012 BKN020 15/12 Q1020=

10/10/2008 SBBI 102000 09009KT 9999 BKN012 BKN020 15/12 Q1020=

10/10/2008 SBBI 102030 06011KT 9999 BKN008 BKN011 15/12 Q1020=

10/10/2008 SBBI 102100 07008KT 9999 SCT005 OVC007 15/13 Q1020=

10/10/2008 SBBI 102200 07008KT 9999 BKN007 OVC011 14/12 Q1021=

Pousei 15 minutos antes do ocorrido e tava bem chatinha a final do VOR36, desde o bloqueio do VOR36 a 6000' cheio de camada com "furos" (visto que estava BKN)...se avistava o Jockey Clube, porém bem em cima da pista estava a camada, nada "grave" porém bem "enjoado".. mas não tem nada de condições de tempo "boas" não! jornal michuruca e sem embasamento pra divulgar isso! Se estivesse "boa" estava visual e não estava, não estava o fim do mundo de ruim, VOR36 tranquilo mas "boa" também não estavam as condições, eu diria que "médias" :cutuca: .

Só depois da investigação para concluir algo, porém vê-se muita garra da tripulação para dominar a máquina.

Pessoal da Weiss muito bacana e logo logo tudo se resolve.

Abraços :thumbsup:

le1

acho que as aeronaves sob a égide do RBHA 135, tem de ter sim o CVR......

não sei se o E110 em questão já o tem, mas acho que a partir de janeiro de 2008 já seria obrigatório.

não me lembro da IAC específica, mas até onde eu sabia, é obrigatório o GPWS (TAWS) e o CVR.

posso estar enganado....nao sei....

abraço.

le1

acho que as aeronaves sob a égide do RBHA 135, tem de ter sim o CVR......

não sei se o E110 em questão já o tem, mas acho que a partir de janeiro de 2008 já seria obrigatório.

não me lembro da IAC específica, mas até onde eu sabia, é obrigatório o GPWS (TAWS) e o CVR.

posso estar enganado....nao sei....

abraço.

Pior que vc levantou essa questão, e era minha dúvida justo no RBHA 135 porque creio que algumas coisas mudaram ... meu último ano no Bandeco foi em 92, e até então, o RBHA 135, não exigia a instalação desse equipamento... e dando uma checada rápida agora, verifiquei que o E 110 está incluído no parágrafo " f " do 135.152a, na lista de exceções ... e acaba não sendo aplicáveis devido a data de fabricação ( antes de 11/10/91) e acaba não sendo enquadrado na classificação por assentos ( 10- 19) RBHA 135.152 , pois, se não me falha a memória, o PT SOF por exemplo, é um E 110- P1, sendo o último da linha de produção em série... justo antes desta data.

Não enquadraram o Bandeco

Já no E 120, é previsto o equipamento estar instalado ...

Abraços !

Uma pena !

Ele estava em Sorocaba sim.. eu vi ele quando chegou.. veio voando.. mas chegou todo fudido.. foi feito tudo nele.. tudinho pela oficina WAS e nao pela CONAL....

Os bandeirantes tem VCR sim.. pelo menos no RBHA 135.. agora. ter eh uma coisa. funcionar eh outra....

Uma pena.. ele tava novinho..

Pior que vc levantou essa questão, e era minha dúvida justo no RBHA 135 porque creio que algumas coisas mudaram ... meu último ano no Bandeco foi em 92, e até então, o RBHA 135, não exigia a instalação desse equipamento... e dando uma checada rápida agora, verifiquei que o E 110 está incluído no parágrafo " f " do 135.152a, na lista de exceções ... e acaba não sendo aplicáveis devido a data de fabricação ( antes de 11/10/91) e acaba não sendo enquadrado na classificação por assentos ( 10- 19) RBHA 135.152 , pois, se não me falha a memória, o PT SOF por exemplo, é um E 110- P1, sendo o último da linha de produção em série... justo antes desta data.

Não enquadraram o Bandeco

Perfeita explicação! Matou a pau!

Obrigado por compartilhar o conhecimento!

Valeu aí!

Desculpe-me o erro ... só agora acessei parte do texto no RBHA 135 sobre o CVR ... deve estar instalado ... :thumbsup: Desculpem-me ... mas, o FDR fica dispensado .

O texto não ficou muito claro... mas no parágrafo "F" do 135.151, aeronaves acima de 10 assentos para paxs, fabricadas após 01/01/2003 .devem possuir tal equipamento ... portanto, entendi que o Bandeco não está enquadrado nesta obrigatoriedade, segundo, o próprio parágrafo deste RBHA 135.

Esta questão sempre levantou dúvidas à todos. Quem souber especificamente de algo diferente ... é só postar ... e mais uma vêz, desculpem-me o "equívoco" ...

Abraços !

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade