Jump to content

"A Varig está devendo até para restaurantes"


LipeGIG

Recommended Posts

O ESTADO DE S.PAULO - 26.07.2006

'A Varig está devendo até para restaurantes'

Para o diretor geral da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), punir a Varig não vai resolver os problemas da empresa

Isabel Sobral

 

O diretor-geral da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, disse ontem ao Estado que a agência reguladora nem chegou a cogitar punir a Varig por causa da suspensão de vôos nos últimos dias. Segundo ele, isso não ajudaria a resolver os transtornos nos aeroportos.

 

Por que a Anac não aplicou algum tipo de punição à Varig?

 

A velha Varig tem débitos até com restaurantes. De que adianta punir quem nem tem condições operacionais? Por isso, a saída que vemos é fazer a empresa voar com regularidade, mesmo num período de emergência.

 

Então a Anac avalia que, a partir de hoje, com o anúncio da malha de vôos, acabaram os problemas?

 

Não diria isso, porque a emergência continua. Os transtornos não acabaram, mas pelo menos agora a gente imagina que a direção da Varig saiba responder como é que pretende resolver os problemas.

 

A Varig cumpriu as exigências da Anac?

 

O que exigimos é que haja regularidade e previsibilidade, dentro das condições que ela têm de operar, com suas sete aviões e possivelmente mais dois que estão sendo negociados. Assim o usuário saberá que não tem vôo hoje para tal destino, mas tem amanhã. A Anac poderá ajudar nos lugares onde a Varig não operar e exigir que pague hospedagem e alimentação.

 

A Varig pode perder rotas por ter suspendido os vôos?

 

Ainda não, porque há um regime de recuperação judicial. O edital do leilão diz que a nova empresa tem 30 dias para montar a sua malha aérea a partir de ontem (segunda-feira), quando fez o depósito de R$ 75 milhões.

 

A Anac não foi muito condescendente com a Varig?

 

Nem um pouco. A Anac agiu no sentido de ajudar a Justiça do Rio a encontrar uma solução para a empresa. No entanto, estamos olhando também o futuro do mercado de aviação no Brasil, a concorrência, os preços que têm que caber no bolso do brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade