Jump to content

Gol finaliza a integração tecnológica da Varig este ano


Carlos Augusto

Recommended Posts

Fonte: Gazeta Mercantil, 23/10/2008 (Caderno C; pág.6)

 

 

Reportagem: Carlos Eduardo Valim

 

Até o início do próximo ano, a Gol Linhas Aéreas terá finalizado o processo de integração tecnológica com a Varig. Após o anúncio em março de 2007, a área de tecnologia iniciou projeto de padronização da infra-estrutura de informática, mas com a aprovação da fusão entre a Gol Transportes Aéreos e VRG Linhas Aéreas no último setembro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa entrou numa nova fase de integração.

 

Agora, com a decisão este ano de que não haverá a divisão de vôos domésticos para a Gol e internacionais para a Varig - plano inicial da compradora -, haverá a integração dos sistemas que as duas operavam. Os próprios executivos da empresa começam a tratar não como se existissem duas marcas, mas sim como vôos "azuis" e "laranjas", em referência às respectivas cores da Varig e Gol.

 

Esse novo discurso se replica na decisão de adquirir e instalar duas suítes de sistemas para a modernização e a unificação dos programas que existiam nas duas companhias. A primeira delas contempla sistemas operacionais, como de planejamento, tripulação, otimização e gestão de incidentes. Há também uma suíte de manutenção, engenharia e suprimentos. Os dois contratos foram vencidos pela Lufthansa Systems, empresa de tecnologia do grupo aéreo alemão. Segundo o vice-presidente de planejamento e TI da Gol, Wilson Maciel Ramos, até o fim novembro haverá sistemas novos em funcionamento e a implementação deve ser concluída até abril de 2009.

 

O primeiro projeto de integração começou já no ano passado. A Varig possuía quatro data centers próprios, com cerca de 100 servidores e um mainframe (grande servidor), operado pela IBM e que rodava o programa de reservas. "Eles ficaram muitos anos sem investimento. Os sistemas eram processados em um ambiente inseguro", afirmou.

 

A Gol, como uma empresa surgida neste século, já nasceu com infra-estrutura mais moderna e aplicando tendências que se massificaram mais recentemente. Desde 2003, terceiriza praticamente todas suas máquinas com a empresa de serviços Tivit, do Grupo Votorantim, que fica responsável por todo o gerenciamento. O objetivo foi então levar os servidores da Varig para o ambiente da terceirizadora e realizar um projeto que consolidou todos os sistemas que estavam operando em 100 equipamentos para apenas 3, com o uso do software de virtualização da americana VMWare. "Conseguimos redução de gastos anuais de R$ 6 milhões", disse Ramos. Agora também a cerca de uma centena de servidores da Gol passará por projeto similar, para permitir mais economia em gestão e manutenção.

 

Mas a prioridade da organização para 2009 será trabalhar em projetos para aprimorar o atendimento aos clientes e, com isso, buscar ganhar participação de mercado, contou. Para suportar o objetivo principal, a área de TI atuará na direção de ter sistemas que ajudem a atrair dois perfis opostos de passageiros: o viajante de oportunidades, que pesquisa e escolhe o vôo de acordo com o preço, e os passageiros de negócios, normalmente financiados por suas empresas.

 

Para o segundo perfil, haverá investimentos em sala VIP e em dar mais atratividade ao programa de milhagens Smiles, criado pela Varig, quando foi o primeiro do Brasil, que se estenderá para vôos de toda a empresa. Já, para o passageiro que viaja quando pode, haverá melhorias os programa VoeFácil, que financia os pagamentos das viagens e tem mais de 1 milhão de associados, e na criação de mais promoções para evitar ociosidade nos assentos. "A pior receita é zero. Vamos investir na administração bem feita dos assentos para definir preços das tarifas", afirmou. Um sistema é responsável por ajudar nessa decisão, ao criar estatísticas a partir do histórico de cada vôo, projetar a melhor distribuição de assentos e buscar a maior receita.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade