Jump to content

Salvador sediará cúpula da América Latina, México e Caribe em Dezembro


Diego Airways

Recommended Posts

Salvador sediará C-ú-p-u-l-a da América Latina e Caribe

 

 

 

A primeira C-ú-p-u-l-a da América Latina, México e Caribe, um dos maiores eventos políticos realizados no continente, acontecerá em Salvador, Bahia, em 16 e 17 de Dezembro deste ano, reunindo 33 chefes de Estado, que terão a oportunidade de discutir integração, com foco no desenvolvimento, aprofundar e potencializar interesses comuns, além de tornar eficazes as relações multilaterais dessas regiões.

 

Um grupo de trabalho formado por representantes das esferas estadual e federal, se reuniu para tratar as estratégias de organização do evento. O chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, ressaltou a relevância da C-ú-p-u-l-a para o Brasil, “porque é importante manter a continuidade de integração hemisférica, e para a Bahia, por sediar um evento dessa magnitude, recebendo 33 líderes da América do Sul, América Central e México”.

 

Schmidt enfatizou ainda o papel pró-ativo de cooperação que a Bahia tem desempenhado entre países do Mercosul, a exemplo do intercâmbio com a província de Tucumã, na Argentina, apontada na última reunião do Mercado Comum, como modelo a ser seguido pelos países membros. Para ele, este fato pode ter credenciado a Bahia para ser sede da C-ú-p-u-l-a.

 

O embaixador do Brasil Uruguai, Ruy Pereira, aposta que a C-ú-p-u-l-a vai gerar desdobramentos positivos para o estado, uma vez que os holofotes vão estar voltados para a capital baiana. “O fato vai suscitar na mídia nacional e internacional, curiosidades sobre o estado, sob o ponto de vista de interesse para decisões de natureza econômica e comercial. Em conseqüência, haverá oferta de emprego e oportunidades de trabalho para os baianos e soteropolitanos, disse o embaixador.

 

 

- Fonte - Agecom

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(Título lê-se C-ú-p-u-l-a)

 

Ao pessoal informado, o que vocês ficarem sabendo, passa pra gente hein!! :ohyes: :ohyes:

 

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

C-úpula vai discutir cooperação anticrise

 

 

 

Pela primeira vez os 33 países da América Latina e do Caribe vão se reunir, sem serem convocados por terceiros, para discutir assuntos ligados à integração, à cooperação e ao desenvolvimento na região. Na reunião de c-úpula, em Salvador, na Bahia, entre 16 e 17 de dezembro, os presidentes deverão avaliar o impacto das crises financeira, alimentar, energética e de mudança do clima, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

 

Amorim, outros chanceleres e altos funcionários dos países da região têm feito reuniões preparatórias para o encontro dos presidentes, que ganhou a sigla CALC (C-úpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento). Segundo Amorim, uma maior integração pode ajudar os países a enfrentar a crise financeira. Ele citou exemplos de como a cooperação entre os países é capaz de mitigar os efeitos da crise.

 

Citou a diversificação da estrutura de comércio do Brasil que, segundo ele, até poucos anos, tinha cerca de 25% de suas exportações para os Estados Unidos. "Hoje, 26% de nossas exportações vão para América Latina e Caribe", comparou. Ele também mencionou o fato de Brasil e Argentina estarem começando a "abolir" o dólar nas transações comerciais bilaterais. "Esse é um exemplo de como o comércio com a Argentina irá se tornar menos vulnerável", afirmou.

 

Amorim também avaliou que, se houver bom senso, a crise financeira deveria acelerar um acordo na rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), o que seria um sinal positivo para a economia mundial.

 

 

- Fonte - Valor Econômico

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Segundo o governo da Bahia, os 33 chefes de Estado convidados pelo presidente Lula para o encontro em Salvador que, na verdade, parece que será no complexo Costa do Sauípe, virão de:

 

 

01- Antígua e Barbuda

02- Antilhas Holandesas

03- Argentina

04- Aruba

05- Bahamas

06- Barbados

07- Belize

08- Bolívia

09- Chile

10- Colômbia

11- Costa Rica

12- Cuba

13- Dominica

14- Equador

15- El Salvador

16- Granada

17- Guadalupe

18- Guatemala

19- Haiti

20- Honduras

21- Jamaica

22- México

23- Nicarágua

24- Panamá

25- Paraguai

26- Peru

27- Porto Rico

28- República Dominicana

39- Santa Lúcia

30- São Cristóvão e Neves

31- São Vicente e Granadinas

32- Uruguai

33- Venezuela

 

Vários chefes de estado já se pronunciaram sobre a CALC como Cristina Kirchner (Argentina), Christopher Sinckler (Barbados), Evo Morales (Bolívia), Michelle Bachelet (Chile), Álvaro Uribe (Colômbia), Raúl Castro (Cuba), Antonio Saca (El Salvador), Rafael Correa (Equador), Felipe Calderón (México), Martín Torrijos (Panamá), Fernando Lugo (Paraguai), Alan García (Peru), Patrick Manning (Trinidad e Tobago), Tabaré Vázquez (Uruguai), Hugo Chávez (Venezuela).

 

 

Haverá, nessa semana, a XVIII C-úpula Ibero-Americana que estará acontecendo em El Salvador, onde o presidente Lula ratificará a todos os presidentes presentes o encontro de Dezembro em Salvador - Bahia na CALC (C-úpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento).

 

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Costa do Sauípe? ooo lugarzinho bom! queria ter sido convidado pra essa c-úpula =(

 

EDIT: por que diabos esse fórum censura ##### se ##### não tem acento??

 

ou melhor, por que sensura c-ú se c-u não tem acento?

Link to comment
Share on other sites

Imaginem quantos aviões pousando em SSA.

 

Imaginem o complexo viário 2 de julho que ainda não estará pronto.

 

Imaginem as comitivas indo pra Sauipe pela estrada do côco.

 

Imaginem o tráfego de helicópteros.

 

Imaginem esse povo todo querendo visitar o Pelourinho, e outros lugares pitorescos de Salvador, como Nordeste de Amaralina, Cidade Baixa, Paripe, Ribeira, Suburbio Ferroviário, Engenho Velho da Federação, Calabar, Alto das Pompas, e na hora de ir embora, querer dar uma passadinha em Mussurunga e São Cristóvão?

 

 

Vai ser o ó do borogodó!

Link to comment
Share on other sites

Imaginem quantos aviões pousando em SSA.

 

Imaginem o complexo viário 2 de julho que ainda não estará pronto.

 

Imaginem as comitivas indo pra Sauipe pela estrada do côco.

 

Imaginem o tráfego de helicópteros.

 

Imaginem esse povo todo querendo visitar o Pelourinho, e outros lugares pitorescos de Salvador, como Nordeste de Amaralina, Cidade Baixa, Paripe, Ribeira, Subúrbio Ferroviário, Engenho Velho da Federação, Calabar, Alto das Pompas, e na hora de ir embora, querer dar uma passadinha em Mussurunga e São Cristóvão?

 

 

Vai ser o ó do borogodó!

 

 

hahahahahahahaha só queria saber o que os presidentes iriam fazer em Paripe, Ribeira, Subúrbio Ferroviário, Engenho Velho da Federação, Calabar, Alto das Pompas, Mussurunga e São Cristóvão....

 

Eles vão ficar em Costa do Sauípe, muitos devem seguir de helicóptero aeroporto-Costa do Sauípe! Não tem condição de 33 presidentes juntos quererem ficar passeando pelo centro de Salvador, acho que em nenhum lugar do mundo, só se pararem a cidade por completo! Um ou outro até vai, dar uma volta de Itapuã ao Farol da Barra é muito bonito!

 

É justamente por isso que a CALC será longe do centro da cidade, pra evitar essa confusão dentro de Salvador, sendo em um local turístico de luxo a 76 km do aeroporto! Agora a região de Sauípe realmente vai ficar intransitável!

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade