Jump to content

Pinto diz que permanência no comando da TAP "depende do accionista"


Stratocruiser

Recommended Posts

Fernando Pinto diz que permanência no comando da TAP "depende do accionista"

03h17m

 

São Paulo, Brasil, 28 Out (Lusa) - O presidente da TAP, Fernando Pinto, disse segunda-feira à agência Lusa que a sua permanência à frente da transportadora aérea portuguesa, cujo contrato vence no fim deste ano, depende da vontade do accionista.

 

"Da minha parte sim [desejo continuar], mas obviamente isso depende do accionista, ou seja, do Governo português", afirmou o executivo à margem de uma homenagem que recebeu, em São Paulo.

 

Fernando Pinto realçou que a discussão de uma eventual permanência na TAP será um "processo que decorre até Maio", altura em que se realiza a assembleia-geral de votação da transportadora portuguesa.

 

O presidente da TAP recebeu o título de Personalidade do Ano de 2008 da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, num jantar que contou com a presença de Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

 

Mário Lino elogiou o trabalho de Fernando Pinto à frente da TAP, enaltecendo as "qualidades pessoais" do executivo, que qualificou como "expoente máximo da gestão aeronáutica mundial".

 

"Trata-se de um justo reconhecimento que me enche de orgulho na medida em que a TAP, como sabem, é uma das principais empresas tuteladas pelo meu ministério", disse o ministro.

 

Mário Lino realçou que Fernando Pinto assumiu a presidência da transportadora portuguesa, depois de deixar o comando da companhia brasileira Varig, em 2000.

 

"Cargo no qual permanece, com enorme mérito, até aos dias de hoje, e espero que ultrapasse os dias de hoje", disse o ministro.

 

Fernando Pinto considerou a homenagem da Câmara de Comércio como um "reconhecimento do trabalho que tem sido feito pela TAP no Brasil, numa iniciativa que começou há oito anos".

 

Actualmente, a TAP é a maior companhia europeia em operação no Brasil, com 66 voos semanais entre oito capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal), Lisboa e Porto.

 

Em declarações à agência Lusa, Fernando Pinto negou que a transportadora portuguesa esteja em processo de negociação com a TAM, companhia aérea líder do mercado brasileiro, para uma possível fusão.

 

"Nunca conversámos sobre troca de acções", realçou o executivo, salientando que as duas companhias realizaram apenas um "trabalho de aproximação comercial" para a recente entrada da TAM na Star Alliance.

 

Antes da entrada da TAM na Star Alliance, um consórcio que reúne diversas empresas aéreas, a TAM e TAP assinaram um acordo operacional de partilha de voos, em Setembro de 2007.

 

Fernando Pinto avançou que a TAP transportará 1,2 milhões de passageiros nas rotas entre Portugal e o Brasil este ano, um aumento de 17 por cento em relação a 2007.

 

"É um recorde absoluto dentro da Europa", afirmou, ao salientar que o Brasil será responsável por 28 por cento das receitas da transportadora portuguesa, em 2008.

 

MAN.

 

Lusa/Fim

 

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.a...tent_id=1034922

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade