Jump to content

MPF investiga se TAM e Gol fizeram conluio no mercado

Regis

Recommended Posts

Linhas aéreas

MPF investiga se TAM e Gol fizeram conluio no mercado

O Ministério Público Federal em Caxias do Sul apura a possível prática de ato anticoncorrencial praticado pelas empresas aéreas TAM e Gol. A informação é do procurador da República no município, Fabiano de Moraes, que instaurou um Inquérito Civil Público para levantar informações sobre o assunto.

Ele explica que, a partir do dia 23 de março deste ano, a TAM suspendeu o vôo que fazia diariamente entre Caxias do Sul e São Paulo. Até então a cidade era atendida tanto pela TAM quanto pela Gol. Ao instaurar Procedimento Administrativo, o procurador observou que nas cidades de Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP), todas atendidas pelas duas empresas, ocorreu fato semelhante. Em algumas cidades ficou operando apenas a TAM e em outras somente a Gol.

“É estranho que isso tenha ocorrido na mesma data. Ao nosso ver, esses fatos apresentam indícios de que houve um conluio entre as duas empresas aéreas para dividir o mercado”, relata Fabiano de Moraes. Diante dessa situação, o procurador da República resolveu instaurar o inquérito civil público.

Moraes pede que as empresas aéreas apresentem as datas de início e término das operações, informando o destino e horário dos vôos a partir do ano de 2006. Apresentem também o número de assentos diariamente disponíveis no período, a taxa de ocupação real das aeronaves e o relatório completo de preço das passagens, para apurar se houve prejuízo aos consumidores com a conduta.

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 29 de outubro de 2008.

http://www.conjur.com.br/static/text/71250,1

"É estranho que isso tenha ocorrido na mesma data."

Acho que ele esqueceu os prazos da ANAC para a apresentação das novas malhas, e que na mesma data a ONE e se eu não me engano a PTN também mudou algumas rotas...

Alias esse assunto já foi bastante discutido aqui neste fórum, não me recordo em qual tópico.

(...) para apurar se houve prejuízo aos consumidores com a conduta.

(...)

tipo... é realmente necessário investigar algo pra se chegar a esta conclusão...?? :suicide_anim:

Mas me respondam uma coisa, qual o provlema em fazer isso, o MPF quer que as duas fiquem operando nas mesmas cidades com ocupação baixa?

Libera logo o mercao e pronto, quem decide as coisas é a demanda.

Também achei muito estranho, embora muito bom pras 2 cias citadas.

Aqui em CWB, ambas voavam pra MGF, com lotação média, agora, apenas a GOL opera lá, e com lotação média de 120 pax por vôo. Ganha a cia, perdem os pax, que não tem mais opção. Ou voa de GOL, ou de GOL, ou vai de ônibus.

Ocorreu o contrário em outras cidades, com a GOL saindo e deixando a TAM operar sozinha...

Estranho, muito estranho..

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade