PR-GGG Posted October 30, 2008 Share Posted October 30, 2008 22/outubro/2008 | Por Invi$taMais | Categoria: Resultados de empresas | Surpreendida pela forte queda no preço do petróleo e conseqüente perda com operações de hedge de combustível, a norte-americana United Airlines reportou um prejuízo líquido de US$ 779 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que corresponde a perdas de US$ 6,13 por ação. O resultado se compara com o lucro líquido de US$ 334 milhões, ou US$ 2,21 por ação, contabilizado no mesmo período do ano passado. Porém, se excluídas as perdas com os contratos de hedge e outros itens, o prejuízo foi de US$ 252 milhões, ou US$ 1,99 por ação, abaixo da média das estimativas de analistas, que apontavam perdas de US$ 2,48 por papel. Já a receita operacional da empresa ficou praticamente estável, alcançando US$ 5,565 bilhões no terceiro trimestre deste ano. Em igual período de 2007, o indicador havia registrado um total de US$ 5,527 bilhões. Porém, é importante ressaltar que os resultados foram impactados pela desaceleração da demanda na Ásia, onde a companhia possui sua rede internacional mais forte. As ações da companhia aérea fecharam o último pregão de Wall Street com alta de 8,92%, ampliando a valorização no after-hours, quando subiram mais 2,5%. Perdas com hedge de combustível A maior pressão sobre os resultados foi exercida pela trajetória surpreendente do preço do combustível de aviação, acompanhando o movimento do barril de petróleo. Após bater recordes no final do segundo trimestre e início de julho, o combustível registrou queda de aproximadamente 30% até o final do terceiro quarto. Dessa forma, a United Airlines reportou baixas contábeis de US$ 519 milhões no valor das suas operações de hedge de combustível. Contudo, apesar de ter pressionado os resultados, a queda no preço do petróleo não é vista como algo negativo. “Enquanto o fraco ambiente econômico atual desafia nossa indústria com a redução da demanda, o mesmo ambiente econômico causou um declínio significativo no preço do petróleo a partir dos picos sem precedentes que testemunhamos no início deste ano, sugerindo custos significativamente mais baixos para a indústria e margens operacionais melhores”, afirmou a presidente e CEO do grupo, Glenn Tilton. Para fazer frente à crise, a United Airlines anunciou cortes em rotas não rentáveis, mudanças no plano de vôo e redução no quadro de funcionários, com a demissão de sete mil empregados. FONTE: InfoMoney Link to comment Share on other sites More sharing options...
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