Jump to content

Controladores com problemas de saúde trabalham, denuncia sindicato


Tabbex

Recommended Posts

Controladores com problemas de saúde trabalham, denuncia sindicato

Aviação

 

Qui, 30 de Outubro de 2008 11:43

 

Documentos confidenciais do Centro de Medicina Aeroespacial, obtidos com exclusividade pelo repórter Paulo Garretano, da TV Brasil, mostram que, mesmo com diagnósticos oficiais de doenças cardíacas e psiquiátricas graves, controladores de vôo seguem nas escalas normais de serviço, sem conseguir licenças médicas. A denúncia é do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo.

 

Segundo o sindicato, mesmo depois de dois graves acidentes aéreos no ano passado o setor ainda trabalha com número reduzido de controladores de vôo. O presidente da instituição, Jorge Botelho, disse que faltam pelo menos 600 profissionais nas torres dos aeroportos brasileiros. Nas salas de controle, de acordo com ele, os profissionais trabalham sob pressão, "sem folgas e mesmo sem condições de serem liberados quando com doenças graves".

 

O controlador de vôo Humberto Gomes, morreu no último dia 18, vítima de um infarto fulminante, durante seu horário de trabalho, na torre de controle do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, segundo o sindicato dos controladores. Gomes estava há três anos em tratamento médico e atuava na condição de "apto com restrições". Um dos documentos obtidos pela reportagem da TV Brasil, em papel timbrado da Aeronáutica, relata que o controlador fazia uso do medicamento "Clonazepam", usado em doaneças como síndrome do pânico, depressão e transtorno bipolar.

 

A Aeronáutica negou à TV Brasil que restrinja o direito dos controladores de terem folgas ou licenças. Informou que respeita decisões e recomendações dos médicos, que têm competência para avaliar as condições de trabalho dos militares e controladores de vôo.

 

Agência Brasil

fonte> http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias...-sindicato.html

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade