Jump to content

Varig negocia pagamento de parte das rescisões trabalhistas


LipeGIG

Recommended Posts

Folha de São Paulo - 27.07.2006.

Varig negocia pagamento de parte das rescisões trabalhistas

DA SUCURSAL DO RIO

 

A lista dos funcionários que ficarão na nova Varig já foi concluída pela administração da empresa. A Varig tenta agora negociar com os novos donos da companhia o pagamento de parte das rescisões trabalhistas. A nova Varig deve contratar cerca de 1.700 funcionários.

 

Atualmente, a companhia tem cerca de 10 mil empregados. O fechamento de um acordo coletivo com os sindicatos que representam os funcionários é uma das condições para a eficácia da aprovação das alterações no plano de recuperação judicial da Varig. Pelo plano, os funcionários terão direito a debêntures (títulos de dívida) emitidos pela VarigLog, nova dona da Varig, no valor de R$ 50 milhões e conversíveis em ações.

 

As rescisões deverão ser pagas com créditos que a empresa tem de cobrança indevida de ICMS. Os funcionários foram informados de cortes de benefícios. O plano de saúde será cobrado com boleto bancário. O vale-refeição e o cartão de supermercado serão suspensos.

 

Uma das indefinições é quem deve pagar os salários referentes aos dias desde o leilão da Varig. Segundo o advogado do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Álvaro Quintão, "para os sindicatos, o entendimento é que a VarigLog é responsável".

 

Protesto

Ontem, funcionários da Varig em Guarulhos protestaram das 15h30 às 18h -sem decolagens previstas- pedindo a definição sobre quando serão pagos os salários em atraso e quem será contratado pela nova Varig. Segundo o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, a empresa prometeu responder até amanhã. Senão, os funcionários ameaçam parar serviços. A Anac confirmou que, além de Guarulhos, houve paralisações em Congonhas, em Curitiba e Porto Alegre. (JL)

 

Com ERNANE GUIMARÃES NETO , colaboração para a Folha

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade