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TAM é a companhia brasileira mais pontual em outubro


*Fênix*

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TAM é a companhia brasileira mais pontual em outubro

 

Qua, 05 de Novembro de 2008

 

A companhia TAM Linhas Aéreas fechou o mês de outubro com 90% dos vôos operando dentro do horário programado, ou seja, com atrasos inferiores a 30 minutos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Isso coloca a empresa como a mais pontual entre as companhias aéreas brasileiras avaliadas.

 

A TAM destacou-se entre as demais empresas, já que a média do mercado chegou a 87,5% em outubro, uma queda de dois pontos no índice de pontualidade se comparado com setembro passado (89,5%). A companhia também teve o menor índice de cancelamentos no mês, com 2,2% das operações previstas, com o percentual do mercado atingindo 3,2%.

 

A TAM também tem a maior média mensal no período de janeiro a outubro - pontualidade de 85,8%. Ainda no mesmo período, o percentual de cancelamentos também foi o mais baixo entre as companhias, com média de 1,8%, enquanto a média do mercado ficou em 2,7%.

 

"O fato de sermos novamente a companhia mais pontual do Brasil mostra o compromisso de nossos funcionários com os clientes", afirma o comandante David Barioni Neto, presidente da TAM.

 

Fonte: Jornal de Turismo

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Eu não sei quem controla essas estatísticas, mas, ou eu sou azarado ou há manipulação de dados uma vez que, em 90%das vezes, meus vôos atrasam.

 

Na gol então, nem se fala. É a pior disparada.

 

fechou o mês de outubro com 90% dos vôos operando dentro do horário programado, ou seja, com atrasos inferiores a 30 minutos

 

:thumbsup:

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Eu não sei quem controla essas estatísticas, mas, ou eu sou azarado ou há manipulação de dados uma vez que, em 90%das vezes, meus vôos atrasam.

 

Na gol então, nem se fala. É a pior disparada.

 

 

 

 

Veja que o vôo é considerado "atrasado" quando o horário de virada do motor é mais de 30 minutos após o hoário previsto na Hotran. Muitas vezes o vôo fecha porta no horário, aciona no horário mas atrasa no taxi até o ponto de espera, ou tem atrasos razoáveis em rota. Eu tenho estatísticas de todo os vôos que eu faço. No mês passado eu voei 64 etapas e destas 64, em 15 delas eu acionei os motores após o horário previsto, o que dá uma média de 76% de acionamentos no horário previsto. Dos 15 vôos com atraso (note que são atrasos superiores 1 minuto, muito menos do que a estatística da anac) 6 se deveram a tráfego aéreo. Eu já estava totalmente pronto para acionar, aguardando autorizaçao do ATC para poder acionar. Dos outros 9 atrasos, 5 se deveram a chegada tardia da aeronave e 3 foram causados por embarque lento/ manutenção não programada / erro de aceite de pax.

 

Cabe ainda dizer que como estamos voando com um cost index muito baixo, se o ATC colaborar e dermos uma aceleradinha, dá para recuperar boa parte do atraso. Das 64 etapas que fiz mês passado, apenas 6 resultaram em pouso da aeronave após o horário previsto de pouso.

 

Hoje mesmo foi o típico caso de como um aeroporto mal projetado, juntamente com um ATC pouco disposto a colaborar podem fazer um vôo que tinha tudo para estar no horário atrasar. Decolei no horário de VCP para CNF e pousei 8 minutos adiantado. Fechamos a porta 5 minutos antes do horário previsto de acionamento em CNF, mas éramos o número 4 na fila de acionamento. Como o pátio de CNF não permite operações de push e taxi simultâneas como por exemplo , o pátio de CGH, tivemos que esperar as outras 3 aeronaves iniciarem o push e taxi, uma de cada vez, até sermos autorizados. Perdemos nesta brincadeira 18 minutos. Mesmo assim pousamos com apenas 7 minutos de atraso em SSA. Decolamos no horário de SSA e pousamos no horário em REC. Acionamos no horário em REC mas estava havendo uma manobra militar na região nordeste, o que nos obrigou a voar uma rota no mínimo diferente entre REC e FOR. Em vez da rota comum REC-MSS-FLZ , nós decolamos, voamos com proa de JPS, depois proa de NAT e no meio do caminho finalmente o controle nos autorizou proa direta de FLZ.Isso aumentou nosso trip time em 10 minutos. Éramos o numero 4 na aproximação em FOR e isso fez com que perdêssemos mais 5 minutos em relação ao horário estimado de pouso, Mesmo assim conseguimos que no final o vôo pousasse com um atraso de apenas 5 minutos em relação ao previsto na hotran. Então vc ve que no geral, até que os vôos estao razoavelmente dentro do horário sim...

 

 

 

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Nada como esclarecimentos de um comandante.

 

Valeu!

 

Abraços e bons vôos.

 

Veja que o vôo é considerado "atrasado" quando o horário de virada do motor é mais de 30 minutos após o hoário previsto na Hotran. Muitas vezes o vôo fecha porta no horário, aciona no horário mas atrasa no taxi até o ponto de espera, ou tem atrasos razoáveis em rota. Eu tenho estatísticas de todo os vôos que eu faço. No mês passado eu voei 64 etapas e destas 64, em 15 delas eu acionei os motores após o horário previsto, o que dá uma média de 76% de acionamentos no horário previsto. Dos 15 vôos com atraso (note que são atrasos superiores 1 minuto, muito menos do que a estatística da anac) 6 se deveram a tráfego aéreo. Eu já estava totalmente pronto para acionar, aguardando autorizaçao do ATC para poder acionar. Dos outros 9 atrasos, 5 se deveram a chegada tardia da aeronave e 3 foram causados por embarque lento/ manutenção não programada / erro de aceite de pax.

 

Cabe ainda dizer que como estamos voando com um cost index muito baixo, se o ATC colaborar e dermos uma aceleradinha, dá para recuperar boa parte do atraso. Das 64 etapas que fiz mês passado, apenas 6 resultaram em pouso da aeronave após o horário previsto de pouso.

 

Hoje mesmo foi o típico caso de como um aeroporto mal projetado, juntamente com um ATC pouco disposto a colaborar podem fazer um vôo que tinha tudo para estar no horário atrasar. Decolei no horário de VCP para CNF e pousei 8 minutos adiantado. Fechamos a porta 5 minutos antes do horário previsto de acionamento em CNF, mas éramos o número 4 na fila de acionamento. Como o pátio de CNF não permite operações de push e taxi simultâneas como por exemplo , o pátio de CGH, tivemos que esperar as outras 3 aeronaves iniciarem o push e taxi, uma de cada vez, até sermos autorizados. Perdemos nesta brincadeira 18 minutos. Mesmo assim pousamos com apenas 7 minutos de atraso em SSA. Decolamos no horário de SSA e pousamos no horário em REC. Acionamos no horário em REC mas estava havendo uma manobra militar na região nordeste, o que nos obrigou a voar uma rota no mínimo diferente entre REC e FOR. Em vez da rota comum REC-MSS-FLZ , nós decolamos, voamos com proa de JPS, depois proa de NAT e no meio do caminho finalmente o controle nos autorizou proa direta de FLZ.Isso aumentou nosso trip time em 10 minutos. Éramos o numero 4 na aproximação em FOR e isso fez com que perdêssemos mais 5 minutos em relação ao horário estimado de pouso, Mesmo assim conseguimos que no final o vôo pousasse com um atraso de apenas 5 minutos em relação ao previsto na hotran. Então vc ve que no geral, até que os vôos estao razoavelmente dentro do horário sim...

 

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