Jump to content

Crise da Varig abre espaço para aéreas do Nordeste


-GustavoK-

Recommended Posts

Fonte: Investnews

 

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou duas companhias aéreas a operarem vôos com destino a Fernando de Noronha, depois que a Varig decidiu suspender a ligação diária com o arquipélago distante 500km do Recife.

 

A redução de rotas operadas pela Varig abre espaço para outras aéreas atuarem no Nordeste.

 

A Total Linhas Aéreas iniciou vôos diários entre Recife e a ilha. A homologação da Anac vale por somente 30 dias.

 

Os novos vôos terão embarque às 11h15 e 14h30 do Recife. Em Noronha, a decolagem é às 13h45 e 17h sempre de segunda a sexta-feira.

 

A Anac também autorizou a Trip, que faz vôos regulares entre a ilha e as cidades de Recife, Natal e Fortaleza, a disponibilizar vôos extras durante os finais de semana. A solução tem por objetivo reduzir o impacto resultante do cancelamento dos vôos da Varig para o arquipélago.

 

Na próxima segunda-feira, o administrador de Fernando de Noronha, Edrise Aires, e o secretário de Turismo de Pernambuco, Laedson Bezerra, irão a Brasília com o objetivo de propor mais soluções para o transporte aéreo da capital pernambucana com destino ao arquipélago.

 

"A Anac tomou uma medida emergencial, mas precisamos de outras decisões definitivas para os turistas que freqüentam a ilha. Devo ir à Brasília na próxima semana conversar com o presidente da Anac", disse o secretário.

 

Na opinião de Aires, a chegada dos novos vôos da Total demonstra o interesse do governo e da Anac em resolver a questão da malha aérea no arquipélago. "Em princípio, a ação tomada compensa a ausência da Varig e normaliza os vôos, garantindo a tranqüilidade do turista que está na ilha ou quer ir para lá. Porém, precisamos buscar soluções definitivas. Aliás, a Anac poderá inclusive realizar uma licitação em breve para escolher qual companhia aérea ficará responsável pela linha. A TAM e a GOL anteriormente demonstraram interesse em se candidatar a operar o trecho", informa.

 

Segundo o administrador da ilha, foram autorizados dois vôos para suprir a demanda deixada pela Varig. "São dois vôos, mas em um avião com capacidade menor de passageiros".

 

A Total Linhas Aéreas vai operar o trecho com um de seus aviões franco-italianos de última geração. Trata-se de um ATR 42-500 com capacidade para 47 passageiros. O trecho Recife-Noronha está orçado em R$ 343, valor abaixo do praticado pela companhia concorrente que é de R$ 494.

 

Embora pouco conhecida no Nordeste, a Total Linhas Aéreas opera desde 1988. A empresa dispõe de uma frota de 14 aeronaves e opera vôos regionais e internacionais com atuação também em trechos ligando o Brasil a outros destinos na América do Sul e Caribe.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade