Jump to content

Piloto fica cego em pleno vôo e consegue aterrissar


Kleber

Recommended Posts

Piloto fica cego em pleno vôo e consegue aterrissar

 

Um piloto britânico que perdeu a visão em pleno vôo, a mais de 4 mil m de altitude, conseguiu aterrissar seu avião com orientação de outra aeronave, da Força Aérea britânica (RAF, na sigla em inglês).

 

O incidente ocorreu na sexta-feira da semana passada. Jim O'Neill partiu do aeroporto de Prestwick, na Escócia, para Chochester, na Inglaterra. O piloto de 65 anos voava com um avião Cessna, quando sofreu um derrame e perdeu a visão. O'Neill tem 18 anos de experiência com aviões.

 

Ele passou um alerta de socorro para a base da RAF em Linton-on-Ouse. Um avião partiu da base de RAF para ajudar O'Neill a aterrissar, com instruções passadas por rádio.

 

"No começo, pensamos que ele tinha sido cegado pela luz do sol, porque ele tinha dificuldades para ler os instrumentos e fez um alerta de segurança", disse o comandante de operações da RAF em Linton-on-Ouse, Andy Hynd.

 

Esforço

Hynd conta que O'Neill não conseguiu ver a pista e que a RAF despachou um avião para ajudá-lo.

 

O comandante Paul Gerrard, que trabalha como instrutor de vôo, seguiu O'Neill com um Tucano T1 a uma distância de 50 metros.

 

"Ele usou sua voz para guiar O'Neill, orientando para esquerda e para direita, para que ele baixasse seu avião e para que iniciasse os procedimentos de aterrissagem", contou Hynd.

 

"A uma distância muito pequena, ele ainda não conseguia ver a pista, e foi apenas no último minuto que ele conseguiu", acrescentou. "Ele aterrissou a partir da metade da pista e parou a aeronave no fim dela."

 

Hynd contou que a RAF está acostumada a orientar aviões que estão perdidos e sem rumo, mas nunca com pilotos sofrendo de cegueira.

 

"Foi um esforço fantástico de equipe de todos os envolvidos e estamos orgulhosos que conseguimos trazê-lo de forma segura ao solo."

 

O'Neill foi analisado por médicos da RAF antes de ser transferido para o Queen's Hospital, em Romford, onde está internado em estado grave.

 

Fonte: BBC Brasil/Terra

Link to comment
Share on other sites

Nos anos 80 ouvi pelo VHF um caso bem parecido com este com um C172 em aproximação para o Bacacheri-SBBI.

Havia um itliano instrutor da EPA-Escola Paranaense de Aviação, Luigi, voando com o valente Tubarão Uno, PT-DPT, que entrou na fonia e foi orientando o piloto do Cessna 172 na aproximação e o pouso bem sucedidio.

O problema foi que o piloto do Cessna derrubou os óculos que se quebraram e ele não conseguiu mais encontrar.

Com as instruções do italiano Luigi tudo terminou bem, parqa alegria de todos envolvidos e eu também, na torcida .

 

Link to comment
Share on other sites

Matéria original:

Mr O'Neill was checked over by RAF medics before being transferred to Queen's Hospital in Romford, Essex.

 

Matéria traduzida:

O'Neill foi analisado por médicos da RAF antes de ser transferido para o Queen's Hospital, em Romford, onde está internado em estado grave.

 

Aumenta mas não inventa...

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade