Jump to content

Piloto faz manobra arriscada no Tom Jobim

Andrea®

Recommended Posts

Rio - Na noite deste domingo, um avião da empresa TAM fez uma operação de risco, quando tentava aterrissar na pista de pouso do aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador. Ninguém se feriu, mas o susto foi grande entre os passageiros.

A assessoria da aeronáutica informou que os controladores de vôo pediram ao piloto que aguardasse alguns minutos antes de aterrissar, pois a aeronave ainda não estava estabilizada dentro dos parâmetros internacionais.

O avião já estava quase tocando a pista. O piloto teve que fazer uma manobra e arremeteu o avião em nova decolagem. A brusca operação causou tumulto entre os 70 passageiros da aeronave.

O piloto alegou que teve autorização para pouso e depois os controladores teriam dado uma outra orientação, obrigando o profissional a fazer a manobra de emergência. Ele optou em continuar o vôo até o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

O avião que vinha da cidade de Porto Alegre faria uma conexão no Rio, antes de seguir viagem. Alguns passageiros que ficariam no Tom Jobim ou fariam outras conexões, tiveram que embarcar de Cofins para o Rio ou São Paulo.

O aeroporto Internacional Tom Jobim está funcionando normalmente, para pouso e decolagem, na manhã desta segunda-feira.

Fonte: O Dia online

Na boa não aguento mais ler esse tipo de matéria. :suicide_anim: :suicide_anim:

Ao meu ver arremeter é um tipo de manobra que sempre houve, mas a impressa não dava tanta importância

Bjs

Andrea

O problema não está em apenas arremeter.

parece que autorizaram a aeronave a pousar, porém antes do toque, revogaram a autorização e solicitaram arremetida. O porque disso a aeronautica não informou.

é normal arremeter, mas não nestas condições (no Brasil).

Ah então foi isso .. deve ser o 3418 .. surgiu do vácuo ontem aqui em CNF. Só que eu não entendi nada dessa reportagem .. o tempo estava ruim no GIG?

Abraço

De novo escandalo por causa de arremetida...nao ia nem postar,mas fico p da vida com isso...Vai escrever sobre a crise financeira que hj da mais ibope! :suicide_anim: :thumbsdown_still: :thumbsdown_still: :thumbsdown_still: :suicide_anim:

Ah então foi isso .. deve ser o 3418 .. surgiu do vácuo ontem aqui em CNF. Só que eu não entendi nada dessa reportagem?

Abraço

Não foi só você. Tudo bem que cansamos de apregoar uma busca por informações técnicas para deixar o texto o mais claro e preciso possível, mas nesse caso faltou mesmo um maior cuidado com a redação, está tudo fragmentado.

Um abraço.

afinal... por que não pousou no Rio? o tempo estava ruim?

E bem provavel que houvesse uma aeronave na taxiway (mais prox da pista,temos 2 paralelas)paralela a pista 15 ,a taxiway mais proximo ao patio esta em obras.E qd ha alguma aeronave nessa taxiway a torre nao permite o pouso na RWY 15. Eu acho que o controlador da torre nao autorizou o pouso do Tam...ele devia estar esperando o trafego da taxiway livra pra liberar o o pouso,como nao foi possivel mandou arremeter ! Me parece que tentou esperar ate o ultimo segundo ,mas nao deu.

Rio - Na noite deste domingo, um avião da empresa TAM fez uma operação de risco, quando tentava aterrissar na pista de pouso do aeroporto Tom

O piloto alegou que teve autorização para pouso e depois os controladores teriam dado uma outra orientação, obrigando o profissional a fazer a manobra de emergência. Ele optou em continuar o vôo até o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Ps: Arremetida hj virou "manobra de emergencia" :#####: :rtfm: :puke: :eba: :ahhh: :omfg: :omg: :mad: :cry: :bsod:

E bem provavel que houvesse uma aeronave na taxiway (mais prox da pista,temos 2 paralelas)paralela a pista 15 ,a taxiway mais proximo ao patio esta em obras.E qd ha alguma aeronave nessa taxiway a torre nao permite o pouso na RWY 15. Eu acho que o controlador da torre nao autorizou o pouso do Tam...ele devia estar esperando o trafego da taxiway livra pra liberar o o pouso,como nao foi possivel mandou arremeter !

então... a arremetida eu entendi (até onde possível com a sinformações disponíveis)

o que não entendi é porque depois da arremetida ele foi direto para Confins...

ficou "de mal" com o controlador e não quis mais brincar de pousar no Rio?? rsrsrs :P

então... a arremetida eu entendi (até onde possível com a sinformações disponíveis)

o que não entendi é porque depois da arremetida ele foi direto para Confins...

ficou "de mal" com o controlador e não quis mais brincar de pousar no Rio?? rsrsrs :P

devia estar sem espera(combustivel extra),ai em caso de arremetida ....e direto pro alternado,mesmo que o tempo esteja bom etc... ,qe no caso devia ser CNF

devia estar sem espera(combustivel extra),ai em caso de arremetida ....e direto pro alternado,mesmo que o tempo esteja bom etc... ,qe no caso devia ser CNF

Fora que a Tam tem aquele anuncio aos passageiros de "pouso autorizado"...que nem sempre esta!

Eu fiz conexão em Confins domingo a noite e vi esse vôo chegar e a confusão que estava lá, ninguém sabia pq ele tinha ido pra BH e não ter pousado no GIG... Eu achei super estranho mas enfim... heheheh

abraço

ta bom, omykron, eu sei!

então pq aqui ninguém chama Guarulhos de Gov. Franco Montoro!

e outros insistem em Cumbica!

po, ta até nas siglas, GIG=Galeão / GRU=Guarulhos!

eu sei, sou chato!

Porque o nome do aeroporto é

Aeroporto Internacional do Galeão - Antonio Carlos Jobim

fik dik

ta bom, omykron, eu sei!

então pq aqui ninguém chama Guarulhos de Gov. Franco Montoro!

e outros insistem em Cumbica!

po, ta até nas siglas, GIG=Galeão / GRU=Guarulhos!

eu sei, sou chato!

Estão os dois errados! O nome correto é Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim

Pessoal boa noite, como a minha vida é ouvir o meu rádio, estava escutando na hora em que o TAM solicitou o alternado ao ACC-Curitiba, segundo ele, o controlador do APP-RJ fez ele esperar tanto que na hora que tava na aproximação o controlador soliicitou abandonar a aproximação, e entao o comandante indagou por que o tanto de vetoração que ele impôs a ele, segundo o Piloto da TAM, o controlador fez tudo errado, com isso ele viu que ainda ia fazer outras esperas e decidiiu alternar Confins, isso foi a conversa do Piloto com o ACC-Curitiba, dizendo ainda, que vai relatar tudo isso no solo, que era um absurdo o que o controlador do APP-RJ tava fazendo. É isso, meu relato do que eu ouvi ao vivo e a cores direto do meu ICOM IC-2200, OBS: fiz uma limpeza no meu pc, e a gravação não está mais disponível, por favor não me xinguem. ABraços.

Falou Welter!

Ocasionalmente ouço algumas dessas.

Deve ser coisa de "estagiário" e os velhos deixam eles por conta, fica o esquerdinha monitorando sem atravessar as instruções do CTA em serviço no scope. Azar das aeronaves que caem na sequência ... e se ouve cada uma ! É tráfego que vai subindo e fica esquecido, é tráfego que deveria descer e o cara não manda e salve-se quem puder ... os anjos-da-guarda estão fazendo hora-extra nos céus do brasil.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade