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Questão do SDU será posta em consulta pública


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Aeroporto Santos Dumont pode voltar a ter mais vôos em 2009

 

Publicada em 10/11/2008 às 23h35m

O Globo

 

RIO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) colocará em consulta pública, na próxima semana, a revogação da regra que só permite que o Aeroporto Santos Dumont tenha vôos da ponte aérea Rio-São Paulo e rotas regionais em aviões com menos de 50 assentos. As restrições estão na portaria 187, de 8 de março de 2005, do antigo Departamento de Aviação Civil (DAC). Segundo o diretor da Anac Alexandre Gomes de Barros, a consulta pública vai durar 30 dias, mostra reportagem do Globo, nesta terça-feira.

 

Para chegar à consulta pública, a Anac pesquisou os dados de tráfego no aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), de 2003 a 2007. Os vôos do Santos Dumont foram transferidos para lá em 2004, com o objetivo de alavancar o movimento no aeroporto, mas, segundo Barros, isso não aconteceu.

 

- De 2003 a 2008 o tráfego total no mercado doméstico, considerando Santos Dumont e Galeão, cresceu 9,1% ao ano. No país, o aumento foi de 11%. A transferência não alavancou o tráfego no Rio, que perdeu atratividade para passageiros de negócios em rotas para Brasília, Vitória e Minas Gerais. O Santos Dumont tem como atrair estes passageiros - disse Barros.

 

O presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, não quis comentar sobre a consulta pública.

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Não cabe comentário .. é igual dizer que o tráfego em BH estagnou depois da transferência. Tem gente que bate o pé nisso até hoje.

 

Abraço

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Semana que vem vai ser aprovada e vai sair no Diário Oficial, com isso a AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS, vai enfim poder colocar suas passagens no site para venda.

 

O que comprova a farsa da ANAC .. se vai ser aprovado semana que vem pra que consulta pública de 30 dias? Por sinal já prometeram essa consulta outras vezes, até mesmo pra PLU.

 

 

Abraço

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Ele está medindo através do tráfego nacional. Se, no entanto, ele medir olhando para cada aeroporto individualmente, verá que o crescimento no Sudeste foi menor que no resto do país.

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- De 2003 a 2008 o tráfego total no mercado doméstico, considerando Santos Dumont e Galeão, cresceu 9,1% ao ano. No país, o aumento foi de 11%. A transferência não alavancou o tráfego no Rio, que perdeu atratividade para passageiros de negócios em rotas para Brasília, Vitória e Minas Gerais. O Santos Dumont tem como atrair estes passageiros - disse Barros.

 

Ele comeu cocô? Rasga dinheiro? Que comparação mais esdrúxula é essa? Compare entre aeroportos do Sudeste, compare com o crescimento da economia, mas esse comentário foi simplesmente ridículo!

 

"Perder atratividade em rotas de negócios", como? Quer dizer que por causa da transferência de rotas, o Rio perdeu negócios para BSB, VIX e BH (que curiosamente TAMBÉM passou pelo processo de transferência?)? Ele realmente pensou antes de falar isso?

 

Ou será que ele quis dizer que o tráfego conectivo executivo que se esvaiu? Para BSB seria compreensível, mas VIX e BH? De novo, BH passou por essa transferência!

 

Concordo com o Coiote, parece que o cara enlouqueceu! Que coisa mais non-sense!

 

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Ele comeu cocô? Rasga dinheiro? Que comparação mais esdrúxula é essa? Compare entre aeroportos do Sudeste, compare com o crescimento da economia, mas esse comentário foi simplesmente ridículo!

 

"Perder atratividade em rotas de negócios", como? Quer dizer que por causa da transferência de rotas, o Rio perdeu negócios para BSB, VIX e BH (que curiosamente TAMBÉM passou pelo processo de transferência?)? Ele realmente pensou antes de falar isso?

 

Ou será que ele quis dizer que o tráfego conectivo executivo que se esvaiu? Para BSB seria compreensível, mas VIX e BH? De novo, BH passou por essa transferência!

 

Concordo com o Coiote, parece que o cara enlouqueceu! Que coisa mais non-sense!

 

 

Uma pena que ele na conseguiu ilustrar o OBVIO!

GIG nao vai pra frente nao por falta investimento ou qualquer outra baboseira.

Nem sendo um MEGA aeroporto com espaço para ser um otimo HUB aquilo decola.

Investir lá é salgar carne podre.

O Rio precisa ter de volta voos pontuais em SDU para capitais e um trafego alternativo passando por GIG vindo do SUL para o Nordeste e saidas para exterior e Norte do Brasil.

A descentralizacao dos aeroportos é a unica solucao para o problema de trafego aereo, jogando em CNF e BSB um pouco do trafego de SP.

Se levassem a serio a questao das diferenciacoes de tarifas por aeroportos saturados a coisa comecava a decolar.

Nao vamos sonhar que TUDO vai ficar lotado ou super atraente, tirando SP que tem uma demanda de voos grandes os demais aeroportos devem ser alinhados para serem pequenos Hubs de distribuição, nada de centros gigantescos que vao acabar ociosos e parados por falta de passageiros.

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Só pode estar de sacanagem.

Seria menos mal se liberassem só BSB, BHZ e VIX.

Dose vai ser se liberarem vôos para todos os cantos do país.

SDU-MAO, imagina só.

 

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Só pode estar de sacanagem.

Seria menos mal se liberassem só BSB, BHZ e VIX.

Dose vai ser se liberarem vôos para todos os cantos do país.

SDU-MAO, imagina só.

 

 

A ideia nunca foi essa Morteo, apenas para capitais BSB, PLU, CGH e talves CWB.

 

O problema é que muitas vezes este voos acabam sendo bastante disputados e rendem muito para as aereas ai o que antes eram 3 voos por dia, viram 5, 7 ai ja viu....

 

Se fizerem algo serio como em PLU antes do radicalismo de mandar TUDO para CNF a coisa ia ser otima, la tinham 3 voos para CGH, 2 para GIG e 2 para BSB e o aeroporto continuava um ermo, dava para jogar futebol na pista.

 

se deixarem 5 voos para cada capital BSB, PLU e CWB nao vai matar ninguem e vai atender ao interesse do trafego executivo desafogando um pouco GIG.

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A ideia nunca foi essa Morteo, apenas para capitais BSB, PLU, CGH e talves CWB.

 

O problema é que muitas vezes este voos acabam sendo bastante disputados e rendem muito para as aereas ai o que antes eram 3 voos por dia, viram 5, 7 ai ja viu....

 

Se fizerem algo serio como em PLU antes do radicalismo de mandar TUDO para CNF a coisa ia ser otima, la tinham 3 voos para CGH, 2 para GIG e 2 para BSB e o aeroporto continuava um ermo, dava para jogar futebol na pista.

 

se deixarem 5 voos para cada capital BSB, PLU e CWB nao vai matar ninguem e vai atender ao interesse do trafego executivo desafogando um pouco GIG.

 

Falcao, o problema é que você da a mão as companhias fora o braço querem o resto do corpo inteiro.

Vamos esperar para ver no que da.

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Falcao, o problema é que você da a mão as companhias fora o braço querem o resto do corpo inteiro.

Vamos esperar para ver no que da.

 

 

O engraçado é que em PLU isso funcionou por quase 3 anos sem nenhum problema, e so acabou pq tiraram a força os poucos voos de la.

 

Acho muito simplista esta posicao de alguns que defendem GIG e CNF dizendo que cria o efeito manada.

 

Queviu sabe que é totalmente viavel e compativel a coexistencia de 2 aeroportos nestes moldes, o que se ve cada vez mais aqui no forum é o radicalismo reginoal com medo de perder a importancia de grande aeroportos.

 

isso ja foi demonstrado que nao tem relacao unica e significante com a questao de conexoes e sim com o fluxo natural de pax que cada cidade gera.

 

Bem verdade que queiram uns nao, SDU vai acabar cedendo pela magoa que o governo tem do Duopolio nos tempos de crise e ai vai ser colocado a prova essas afirmacoes infundadas, baseadas em dados passados de cenarios bem distintos do que hoje vive a aviacao brasileira.

 

 

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Não adianta dizer alguns conceitos básicos. Sempre vão buzinar com "precisa de vôos pontuais". Precisa, mas:

 

 

* NUNCA vai ficar em vôos pontuais. Vai acabar que nem 2000-2004. É só olhar o desastre que era o SDU e PLU. Era péssimo para BH e RJ.

* O Santos-Dumont vai estar saturado em 2015 só operando SDU-CGH.

 

Para mim, são dois motivos FORTÍSSIMOS para ver que transferir vôos para SDU é LOUCURA.

 

 

Acho extremamente engraçado que a maioria do pessoal que defende isso nem mora no Rio ou BH. Acho que, na condição de serem nossos aeroportos locais, experimentamos na pele a m*rda que foi abrir SDU para mais vôos. É absolutamente ridículo.

 

Aí usam o exemplo de CGH, como se Congonhas fosse um exemplo de organização. Hoje é bem melhor que foi há dois anos atrás, mas não é o que aconteceria com SDU. Porque não pegam Congonhas como era até o acidente da TAM? Pois é. Guardando as devidas proporções, usar SDU vai ficar tão "prático" quanto era usar CGH com 18 milhões de pax ao ano.

 

São Paulo ainda tem o problema de Guarulhos, mas o Rio? GIG fica a 15 km do centro da cidade e tem muita capacidade ainda vazia.

 

 

E, para completar, SDU nem sempre é prático. Moro na Barra, um centro comercial em franca ascensão, que supera o próprio centro da cidade em lançamentos comerciais, e acessar SDU é um INFERNO na maioria das vezes.

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E, para completar, SDU nem sempre é prático. Moro na Barra, um centro comercial em franca ascensão, que supera o próprio centro da cidade em lançamentos comerciais, e acessar SDU é um INFERNO na maioria das vezes.

 

Isso sem contar com outras áreas da cidade e do estado, em que o GIG é muito mais perto ou mais fácil de se chegar, como por exemplo, a baixada fluminense, a zona oeste, o subúrbio, a zona norte, a região serrana etc...

Agora só falta falarem que essas regiões não geram tráfego... :cutuca:

 

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Isso sem contar com outras áreas da cidade e do estado, em que o GIG é muito mais perto ou mais fácil de se chegar, como por exemplo, a baixada fluminense, a zona oeste, o subúrbio, a zona norte, a região serrana etc...

Agora só falta falarem que essas regiões não geram tráfego... :cutuca:

 

De carro, essas regiões são facilmente acessíveis. Mas o transporte público dessas regiões é praticamente inexistente. A acessibilidade é muito ruim.

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O engraçado é que em PLU isso funcionou por quase 3 anos sem nenhum problema, e so acabou pq tiraram a força os poucos voos de la.

 

Acho muito simplista esta posicao de alguns que defendem GIG e CNF dizendo que cria o efeito manada.

 

Ninguém tirou os vôos a força de PLU. Hoje a maioria da população de BH prefere Confins do que Pampulha, então por favor não vem com essa.

Não cria efeito manada? Por favor né, ja aconteceu uma vez e tem tudo para acontecer de novo. E por que será que da última vez transferiram os vôos do SDU para o GIG? Foi foi por causa da vontade de alavancar o trafego no Rio, como esse senhor tentou justificar. Os vôos foram transferidos porque o SDU estava cada vez mais impraticavel, tanto para o trafego como para os passageiros. Uma hora M explode e não vai ser diferente no futuro se arregassarem mais uma vez o SDU.

 

 

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Perguntar não ofende... por que 2003/2007 e não 2004/2007 ?

 

O engraçado é que em PLU isso funcionou por quase 3 anos sem nenhum problema, e so acabou pq tiraram a força os poucos voos de la.

 

Acho muito simplista esta posicao de alguns que defendem GIG e CNF dizendo que cria o efeito manada.

 

Queviu sabe que é totalmente viavel e compativel a coexistencia de 2 aeroportos nestes moldes, o que se ve cada vez mais aqui no forum é o radicalismo reginoal com medo de perder a importancia de grande aeroportos.

 

isso ja foi demonstrado que nao tem relacao unica e significante com a questao de conexoes e sim com o fluxo natural de pax que cada cidade gera.

 

Bem verdade que queiram uns nao, SDU vai acabar cedendo pela magoa que o governo tem do Duopolio nos tempos de crise e ai vai ser colocado a prova essas afirmacoes infundadas, baseadas em dados passados de cenarios bem distintos do que hoje vive a aviacao brasileira.

 

PLU ? Me perdoe mas fazer fila na calçada se confundindo com fila de táxi ? Aquilo não serve para aeroporto convencional, só regional mesmo.

 

A posição não é simplista, é realista, e por que tem que ser justamente o GIG a descentralizar tráfego quando existem aeroportos maiores e em condições

bem piores, com gente em pé em salas de piso inferior esperando vôo ?!?

 

SDU ?!? Cai chuva o aeroporto fecha...

 

Nevoeiro o aeroporto fecha por 3 horas....

 

SDU TAMBÉM não serve como aeroporto de categoria nacional com aquela pista minúscula. Tem que limitar MESMO até por segurança.

 

Agora, o que é incrivel é dar preferência ao aeroporto regional em detrimento ao aeroporto de grande porte... só no Brasil mesmo.

 

 

 

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De carro, essas regiões são facilmente acessíveis. Mas o transporte público dessas regiões é praticamente inexistente. A acessibilidade é muito ruim.

 

 

De uma ou outra forma, o Galeão é sempre mais acessível. Fica na boca da Linha Vermelha. Muito melhor que o SDU, que até no seu acesso é engarrafado - hoje. Imagina com um movimento duplicado.

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Ninguém tirou os vôos a força de PLU. Hoje a maioria da população de BH prefere Confins do que Pampulha, então por favor não vem com essa.

Não cria efeito manada? Por favor né, ja aconteceu uma vez e tem tudo para acontecer de novo. E por que será que da última vez transferiram os vôos do SDU para o GIG? Foi foi por causa da vontade de alavancar o trafego no Rio, como esse senhor tentou justificar. Os vôos foram transferidos porque o SDU estava cada vez mais impraticavel, tanto para o trafego como para os passageiros. Uma hora M explode e não vai ser diferente no futuro se arregassarem mais uma vez o SDU.

 

Morteo,

 

O que mais noto é gente de São Paulo defendendo a abertura do SDU.

 

Devem estar procurando um jeito de chegar a Vitória e Brasilia e certamente São Paulo não deve estar tendo a devida atenção.

 

Eu queria entender o tanto que pessoas que jamais vão usar o aeroporto criticam tanto a situação SDU/GIG e PLU/CNF sendo que os habitantes locais em sua maioria entendem as vantagens de usar os grandes aeroportos.

 

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Vamos por um pouco de pimenta nessa discussão. Vejam só o que a própria Infraero fala:

 

"Desde agosto de 2004, com a transferência dos vôos do Santos-Dumont, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro voltou a ser o principal portal do Brasil. Segundo dados da Embratur, cerca de 40% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil escolhem o Rio como porta de entrada e, conseqüentemente, o aeroporto do Galeão.

 

Além de fazer a ligação de todo o Brasil por vôos domésticos, o Galeão está ligado a mais de 18 países. Tem capacidade para atender a até 15 milhões de usuários por ano em dois terminais de passageiros.

 

Localizado a apenas 20 quilômetros do centro do Rio, o aeroporto internacional é servido por várias vias de acesso rápido, como a Linha Vermelha, a Linha Amarela e a Avenida Brasil, atendendo, assim, tanto os moradores da Zona Sul quanto os da Zona Norte e Oeste da cidade.

 

O sistema de transporte urbano oferece linha especial de ônibus, interligando os dois aeroportos, e serviços de ônibus e táxis aos usuários provenientes de vários pontos da cidade.

 

O complexo aeroportuário conta, também, com a maior pista de pouso do Brasil, com 4.240 metros de extensão, bem como com um dos maiores, mais modernos e bem equipados Terminais de Logística de Carga do Continente."

 

 

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Perguntar não ofende... por que 2003/2007 e não 2004/2007 ?

 

 

 

PLU ? Me perdoe mas fazer fila na calçada se confundindo com fila de táxi ? Aquilo não serve para aeroporto convencional, só regional mesmo.

 

A posição não é simplista, é realista, e por que tem que ser justamente o GIG a descentralizar tráfego quando existem aeroportos maiores e em condições

bem piores, com gente em pé em salas de piso inferior esperando vôo ?!?

 

SDU ?!? Cai chuva o aeroporto fecha...

 

Nevoeiro o aeroporto fecha por 3 horas....

 

SDU TAMBÉM não serve como aeroporto de categoria nacional com aquela pista minúscula. Tem que limitar MESMO até por segurança.

 

Agora, o que é incrivel é dar preferência ao aeroporto regional em detrimento ao aeroporto de grande porte... só no Brasil mesmo.

 

(Os pilotos e ou profissionais me corrijam se estiver errado)

O 737-300 enfrenta consideráveis restrições em temperaturas muitos altas e dias com tempo fechado e chuvoso no Santos Dumont.

 

Morteo,

 

O que mais noto é gente de São Paulo defendendo a abertura do SDU.

 

Devem estar procurando um jeito de chegar a Vitória e Brasilia e certamente São Paulo não deve estar tendo a devida atenção.

 

Eu queria entender o tanto que pessoas que jamais vão usar o aeroporto criticam tanto a situação SDU/GIG e PLU/CNF sendo que os habitantes locais em sua maioria entendem as vantagens de usar os grandes aeroportos.

 

É um mistério Lipe.

Uma coisa é certa, a ANAC vai aprender por bem ou mal que está comentendo um grave erro.

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Vamos por um pouco de pimenta nessa discussão. Vejam só o que a própria Infraero fala:

 

"Desde agosto de 2004, com a transferência dos vôos do Santos-Dumont, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro voltou a ser o principal portal do Brasil. Segundo dados da Embratur, cerca de 40% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil escolhem o Rio como porta de entrada e, conseqüentemente, o aeroporto do Galeão.

 

Além de fazer a ligação de todo o Brasil por vôos domésticos, o Galeão está ligado a mais de 18 países. Tem capacidade para atender a até 15 milhões de usuários por ano em dois terminais de passageiros.

 

Localizado a apenas 20 quilômetros do centro do Rio, o aeroporto internacional é servido por várias vias de acesso rápido, como a Linha Vermelha, a Linha Amarela e a Avenida Brasil, atendendo, assim, tanto os moradores da Zona Sul quanto os da Zona Norte e Oeste da cidade.

 

O sistema de transporte urbano oferece linha especial de ônibus, interligando os dois aeroportos, e serviços de ônibus e táxis aos usuários provenientes de vários pontos da cidade.

 

O complexo aeroportuário conta, também, com a maior pista de pouso do Brasil, com 4.240 metros de extensão, bem como com um dos maiores, mais modernos e bem equipados Terminais de Logística de Carga do Continente."

Agora eu deixo aqui a pergunta que quem souber responder ganha o tópico e talvez a internets:

 

A "nova" diretoria da ANAC foi incubida de conversar mais com a INFRAERO e DECEA. Alguém saberia explicar o porque disso agora?

mas assim, não vale dizer que é por conta dos amigos do presidente ou porque aqui é brasil. tem de responder mesmo.

 

fica a questão.

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Como já mencionado, o problema é o hábito brasileiro de as exceções virarem regra. Creio eu também que esta medida, caso concretize-se e não tenha restrições, pode sobrecarregar outros aeroportos além do SDU. Quem me garante por exemplo que uma boa quantidade de pax nao opte por fazer um MAO-SDU ou FOR-SDU com conexao em BSB, sobrecarregando este?

 

Essa ANAC tá conseguindo ser pior do que nos tempos do Zuanazzi. A Solange é a tragédia viva na forma de adminstrar uma agência reguladora.

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Essa ANAC tá conseguindo ser pior do que nos tempos do Zuanazzi. A Solange é a tragédia viva na forma de adminstrar uma agência reguladora.

 

Começo a achar o mesmo. É incrível como uma das agências reguladoras de um setor tão vital para o país, como eles próprios adoram dizer, é controlado por pessoas tão despreparadas!

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Parece que já está td combinado.

Quem me garante por exemplo que uma boa quantidade de pax nao opte por fazer um MAO-SDU ou FOR-SDU com conexao em BSB, sobrecarregando este?
Fred, isso é o que acontecia e o que vai voltar acontecer. E não é uma boa quantidade, é uma grande maioria.
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