Jump to content

Engenheiros da Infraero conhecem novas tecnologias para pistas


*Fênix*

Recommended Posts

Engenheiros da Infraero conhecem novas tecnologias para pistas

 

Qua, 12 de Novembro de 2008

 

A Infraero promoveu um ciclo de palestras sobre técnicas de pavimentação de alta performance em pistas de pouso e decolagem, na última terça-feir, no auditório da sede, em Brasília (DF). Novas tecnologias em revestimentos e pavimentos foram apresentadas com o objetivo de buscar inovações e soluções para aplicação nos aeroportos.

 

As técnicas apresentadas já são utilizadas em pavimentos de pistas de pouso e decolagem de aeroportos civis e militares na Europa. Elas têm a função de produzir coeficiente de atrito de alta performance que gerem significativa melhoria na macro textura dos pavimentos. "Estamos aqui para trocar tecnologias e buscar suporte técnico", declarou o diretor de Engenharia da empresa, Mario Jorge Moreira.

 

O engenheiro da Infraero, Marcello Roberto Pestana, apresentou o revestimento superficial Antiskid, que possui coeficiente de atrito (cerca de 0,80 cm) maior do que o estabelecido pelas normas (0,70). Utilizado no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, entre outros, o Antiskid aumenta a segurança de pouso, reduz o risco de aquaplanagem e dá estabilidade à aeronave em caso de ventos cruzados.

 

Outra técnica foi apresentada pela professora-doutora da USP, Liédi Bernucci - o SMA (Stone Matrix Asphalt). Uma massa asfáltica de alta resistência, que atende aos parâmetros exigidos de macro e micro texturas. O revestimento asfáltico do autódromo de Interlagos, em São Paulo, adota a tecnologia SMA. Interlagos é considerado pelos pilotos de Fórmula 1 um dos melhores autódromos do mundo.

 

Fonte: Jornal de Turismo

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade