Jump to content

Funcionários da Varig ameaçam parar hoje


LipeGIG

Recommended Posts

O Globo - 28.07.2006

Funcionários da Varig ameaçam parar hoje

Sabrina Valle

Do Globo Online

 

RIO e BRASÍLIA. Centenas de funcionários de atendimento terrestre da Varig — 200 a 300 somente em Guarulhos (SP) — podem parar de trabalhar na tarde de hoje. Os trabalhadores, que estão há quatro meses sem receber salários, já fizeram paralisações quarta-feira em Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre e Curitiba. Eles prometeram uma trégua de 48 horas para que a Nova Varig dê uma posição sobre o pagamento e sobre o número de demissões.

 

— Houve paralisações quase espontâneas. Na tarde desta sexta-feira os funcionários se reúnem novamente. Caso haja decisão pela paralisação, ela virá de forma mais forte e organizada — disse o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke.

 

A VarigLog, que comprou as operações da Varig num leilão no dia 20, pede que os funcionários continuem trabalhando, mesmo sem garantias de que receberão por isso. A Fentac estima que 1.800 funcionários possam ser mantidos. Mas o número depende da quantidade de aeronaves que continuarão em funcionamento.

 

Até poucos meses atrás, a Varig tinha cerca de dez mil funcionários, mas o número vem caindo com a saída espontânea de trabalhadores. Para quitar os meses de salários atrasados, a empresa precisaria de R$ 106,2 milhões. O custo para a demissão de todos os funcionários seria de R$ 253 milhões, incluindo décimo terceiro salário proporcional, férias vencidas e proporcionais e multas, já que as dispensas seriam sem justa causa. A empresa enviou aos sindicatos do setor uma proposta do modelo de demissões, mas não informou como e quando os pagamentos seriam feitos.

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, no segundo dia de vigência da malha emergencial, o cumprimento dos vôos permaneceu “estável”. Os passageiros com vôos cancelados vêm sendo colocados em vôos extras da Varig ou em aviões das concorrentes. Segundo a Anac, ontem houve redução no número de reclamações nos aeroportos.

 

COLABOROU Martha Beck

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade