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Adiada entrega da ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz


lylyanna

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Adiada entrega da ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz

 

A entrega da ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, prevista para julho de 2010, foi adiada para 2012, conforme informou a Infraero em e-mail ao Diário Catarinense nesta quinta-feira. A estatal atribuiu o adiamento a entraves com licitações paralisadas desde o semestre passado. A Infraero mantinha o prazo anterior até pouco tempo e não fez nenhuma comunicação oficial sobre a mudança. A informação foi recebida após questionamento sobre se previsão de entrega estava mantida mesmo com o atraso nas licitações, no que a assessoria da estatal respondeu: "não, está estimada a entrega da obra para início de 2012". A Infraero não especifica, no entanto, que motivos levaram a demora na remarcação das licitações. A única indicação é de que os editais estavam sendo adequados a questionamentos de empresas. Há pelo menos três anos, o aeroporto da Capital opera além de sua capacidade. Em 2007, o limite de 980 mil passageiros foi superado em 100%. Neste ano, a projeção é que 2,2 milhões de passageiros passem pelo terminal. Juntamente com o prazo para 2012, as concorrências paralisadas receberam nova previsão de lançamento. O edital para projetos de pistas de rolamento, pátio de aeronaves e outras obras foi marcado para o final deste mês. A concorrência havia sido lançada em 28 de abril, quando não recebeu proposta de nenhuma empresa. A outra licitação paralisada, correspondente a edificações, tem previsão para ser publicada até dezembro. Esse edital ainda não havia sido lançado, mas teve aviso publicado em 23 de maio com previsão para sair em 1º de julho. Mais tarde, foi adiado para o dia 15 daquele mês e acabou postergado sem data definida. Pego de surpresa pela alteração no prazo de entrega do aeroporto, que não foi comunicada pela Infraero, o governado em exercício, Leonel Pavan, classificou como preocupante o atraso na entrega das obras e afirmou que o governador Luiz Henrique da Silveira deve agendar contato para tratar do assunto com o presidente Lula assim que voltar de viagem ao exterior. Também em viagem, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, afirmou que na próxima semana deve reunir o trade turístico para traçar um plano de ação em parceria com o governo estadual. De acordo com ele, o aeroporto tem papel fundamental no planejamento para o turismo no Estado, o qual inclui a atração de vôos charters da Europa. Atualmente o terminal da Capital é líder no país no recebimento desse tipo de vôo.

 

 

Fonte: Diário Catarinense
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Outro aeroporto solenemente negligenciado pela Infraero. Imagino que esse seja um dos aeroportos "deficitários" administrados pela Infraero

 

Alguém tem alguma dúvida que nas mãos da iniciativa privada esse aeroporto já teria sido modernizado e estaria gerando lucro para os seus administradores, impostos para o governo e conforto para os seus usuários?

 

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Outro aeroporto solenemente negligenciado pela Infraero. Imagino que esse seja um dos aeroportos "deficitários" administrados pela Infraero

 

Alguém tem alguma dúvida que nas mãos da iniciativa privada esse aeroporto já teria sido modernizado e estaria gerando lucro para os seus administradores, impostos para o governo e conforto para os seus usuários?

 

Se agente pensar no aeroporto de forma isolada, é muito provavel que ele de lucro sim.

Se vc entao melhorar a eficiencia, o lucro é elevado.

Agora se pensarmos que além do aeroporto ter que manter seus custos, ele também tem que manter a "estrutura" infrazeriana (administraçao em BSB, engenharia em GRU, etc) certamente o balanço vai para o vermelho!

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